quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Ministério da Educação autoriza Mestrado em História para a UEPG

A Universidade Estadual de Ponta Grossa oferta, a partir de 2012, novo Programa de Pós Graduação (PPGH). Trata-se do Curso de Mestrado em História, aprovado recentemente pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Ministério da Educação (MEC). De acordo com o chefe do Departamento de História, professor Cláudio Denipoti, dentro de uma ação estratégica, a UEPG busca ampliar seu sistema de pós-graduação com vistas a atingir a meta de se tornar referência regional. A grade curricular cumpre o objetivo de dar suporte teórico e metodológico aos alunos, para formar e qualificar profissionais da história com formação sólida para a produção de conhecimento e pesquisas voltadas para a área de História, Cultura e Identidades. “Para que a criação desse Mestrado em História fosse possível foram contratados através de concurso público, em 2010, seis docentes com doutorado conforme a política de qualificação docente já sedimentada na instituição” frisa.

Além disso, com recursos próprios, a UEPG criou o programa de complementação das verbas da CAPES para financiamento dos cursos de pós-graduação. O novo Mestrado em História, da UEPG, é lançado para a comunidade com área de concentração voltada para ‘História, Cultura e Identidades’, seguindo com as duas linhas de pesquisa Científico/Tecnológicas ‘Instituições e sujeitos: saberes e práticas’ e ‘Discursos, representações: produção de sentidos’. Segundo a coordenadora do Mestrado em História, professora Rosangela Sosiack Zulian, este curso Stricto Sensu irá trabalhar com diversos laboratórios dentro da instituição. “Entre esses espaços se encontram o Centro de Documentação e Pesquisa em História e o Laboratório de recursos audiovisuais em Ciências Humanas, além do próprio Laboratório de Informática e da biblioteca com aproximadamente 200.000 volumes, correspondentes a aproximadamente 48.000 títulos.

De acordo com o projeto, a partir de 2012, o curso começa a ser aplicado no Campus da UEPG, em Uvaranas, (Avenida Carlos Cavalcanti, 4748), local onde uma comissão composta por professores da instituição realizará a seleção anual dos candidatos. As disciplinas serão distribuídas com 12 créditos dentro do Núcleo Comum, composto pelas obrigatórias do mestrado, ou seja, Teoria da História (quatro créditos) e Métodos e Técnicas de Pesquisa Histórica (idem). “Essas disciplinas serão obrigatórias para todos os alunos”, revela Rosângela. Além dessas, haverá as disciplinas obrigatórias para os alunos das linhas de pesquisa ‘Instituições e sujeitos: saberes e práticas’ e ‘Discursos, representações: produção de sentidos’. Cada disciplina contará quatro créditos, além de outros oito em disciplinas do Núcleo Específico, composto por matérias optativas (os Tópicos Especiais Temáticos ofertados pelo PPGH-UEPG, todos com quatro créditos) ou eletivas (disciplinas ofertadas por outros programas de pós-graduação stricto-sensu afins ao tema ou objeto de pesquisa do mestrando).

Para solicitar a matrícula em quaisquer destas disciplinas, o mestrando deverá ter a anuência de seu orientador. O aluno, quando estiver matriculado, deverá obter, ainda, quatro créditos referentes ao estágio de docência no ensino superior, a ser realizado em disciplina ministrada pelo orientador em curso de graduação ou em disciplina do ensino superior por ele indicada, nas quais o mestrando assuma atividades docentes sob supervisão.

Segundo o reitor João Carlos Gomes a criação de mais esse Programa de Pós-Graduação representa outra vitória para a UEPG, envolvendo seus servidores (técnicos e professores) em projetos e programas de cunho sócio-educacional. “Este Mestrado é, igualmente, uma conquista vitoriosa para toda a comunidade regional, a qual passa a contar com mais uma opção em termos de qualificação acadêmica, não só de forma quantitativa, mas qualitativamente, em função do alto nível do seu corpo docente e da bem montada estrutura logística”, ressaltou. A partir dos primeiros meses do ano que vem a coordenação passará a estabelecer o calendário para a abertura das inscrições, matrícula e seleção dos candidatos.

Os interessados deverão ficar atentos para o edital que deverá ser publicada em data oportuna na página portal@uepg.br. Outras informações poderão ser obtidas, após o recesso acadêmico, na Secretaria dos Mestrados, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP), fone 3220-3150, ou no Departamento de História, fone 3220-3794.

Nenhum comentário:

Postar um comentário