sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Estudo de opinião sobre a campanha “Brasil vire fã”

Autor: Vagner Luiz

Orientador: Graziela Scalise Horodyski

Ano: 2007

Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo verificar qual a opinião do trade turístico internacional a respeito da campanha intitulada ”Brasil. Vire Fã!”, promovida pela EMBRATUR – Instituto Brasileiro de Turismo. O conceito “Vire Fã!”, foi criado para essa campanha a partir de alguns indicadores do Plano Aquarela que apontam que 86%dos turistas que visitam o Brasil expressam o desejo de voltar e que 99%indicariam o Brasil como destino turístico. Os países pesquisados foram aqueles que participaram da Segunda fase da campanha: Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai, Perú, Uruguai, França, Inglaterra e Itália. A opção da pesquisa apenas pela Segunda fase da campanha levou em consideração o tempo recente de veiculação da mesma, ou seja, a inclusão da pesquisa de países que participaram da primeira fase não traria resultados significativos, visto que já se passava quase um ano da veiculação da primeira peça publicitária nos países, ou seja, os profissionais talvez não lembrariam da campanha. Com metodologia para a realização deste trabalho, utilizou-se a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental, a entrevista e aplicação de questionários. Os questionários foram aplicados por e-mail, com o apoio operacional dos Escritórios Brasileiros de turismo(EBT´s) e Comitês “Descubra o Brasil”. A seleção das empresas participantes (agentes e operadores) levou em consideração apenas as que estavam cadastradas no banco de dados do Ministério do Turismo, operacionalizado pela Embratur, o TBI Trade Business Intelligence. Os resultados alcançados demonstram a necessidade de análise de conteúdo da campanha, principalmente no que tange a mensagem que a mesma pretende transmitir ao público, devendo está ser mais clara e objetiva.

Palavras-chave: embratur, publicidade, turismo

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