Autor: Aline Cezar Schwab
Orientador: Cláudio Jorge Guimarães
Ano: 2008
Resumo: O presente trabalho tem por objetivos demonstrar a contribuição do SESC (Serviço Social do Comércio) na inserção e desenvolvimento das atividades de Turismo Social no Brasil, de modo a endossar o caráter social presente nas atividades de Turismo realizadas na entidade e analisar a realidade da atividade na Unidade SESC Ponta Grossa. Para tanto, foi utilizado como metodologia, a pesquisa bibliográfica em publicações da área de Turismo, o Modelo da Atividade Turismo Social, Módulo de Programação: Turismo Emissivo, publicado pelo Departamento Nacional do SESC no ano de 2007, e distribuído à todas as Unidades Executivas da entidade, com o objetivo de padronizar as ações de Planejamento, Execução e Divulgação da atividade de Turismo Social, além da análise de dados referentes à comercialização de excursões na Unidade SESC Ponta Grossa no período de Janeiro a Dezembro do ano de 2007. Os resultados obtidos por intermédio da pesquisa e análise dos dados demonstram que as atividades de Turismo Social realizadas no SESC Ponta Grossa não enquadram-se no Modelo proposto pela entidade, devido a apresentar uma série de irregularidade em relação ao Modelo, que acabam por fazer com que a comercialização de excursões na Unidade apresente-se significativamente inferior à demanda potencial constatada, e fazendo ser necessários investimentos imediatos na atividade de Turismo Social, primordialmente nas áreas de Recursos Humanos e Planejamento, de modo a possibilitar a adequação das atividades de Turismo realizadas na Unidade ao Modelo de Planejamento da atividade proposto pelo SESC.
Palavras-chave: turismo social, planejamento, SESC, Ponta Grossa
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