sábado, 17 de dezembro de 2011

Benchmarking como ferramenta de desenvolvimento do turismo nacional

Autor: Suellen Fernanda Pavanelo da Silva


Orientador: Paulo Roberto Baptista Stachowiak

Ano: 2008

Resumo: A verificação dos resultados obtidos em função da aplicação do processo de benchmarking em turismo no trade turístico brasileiro, por meio dos programas “Excelência em Turismo: aprendendo com as melhores experiências internacionais” e o “Vivências Brasil: aprendendo com o turismo nacional” constitui este trabalho. O projeto de benchmarking é fruto de uma parceria entre o Ministério do Turismo, EMBRATUR – Instituto Brasileiro de Turismo, BRAZTOA (Brazilian Tour Operators Associations) – Associação Brasileira das Operadoras de Turismo e IMB – Instituto Marca Brasil, visando o incentivo à diversificação e a qualificação da oferta turística brasileira, baseada na observação de práticas de excelência no mercado nacional e internacional. A comprovação de resultados se deu pelo contato, via telefone, com as instituições executoras e pela aplicação de questionários, via e-mail, aos empresários participantes das viagens de 2005 e 2006. Os resultados obtidos podem ser considerados satisfatórios, tendo em vista que a maioria das empresas realizaram alguma implementação e já obtiveram retorno em seus empreendimentos, decorrente da viagem, favorecendo os objetivos propostos no projeto. Cabendo ressaltar, apenas, a necessidade de continuidade e cobrança por parte do setor público para que haja a otimização de resultados.

Palavras-chave: benchmarking, turismo, qualidade

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