quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Administração Hoteleira: um estudo de caso sobre a implantação de rede hoteleira na cidade de Ponta Grossa – Paraná

Autor: Simone Bauer

Orientador: Rúbia Gisele Tramontin Mascarenhas

Co-Orientador: Larissa Mongruel Martins

Ano: 2008

Resumo: Como um dos componentes indispensáveis do turismo a hotelaria, mais especificamente os hotéis, necessitam de uma boa administração para que possam atingir metas e satisfazer os clientes. A administração hoteleira focada em redes, ou seja, o sistema franchising foi o motivo que levou a realização deste estudo. O qual procurou através de pesquisas bibliográficas, sites relacionados e pesquisa in loco, em um dos hotéis de Ponta Grossa que optou pelo sistema franchising, observar determinado tipo de administração, bem como avaliar quais as vantagens e desvantagens que o sistema apresenta. Obtiveram-se como principais resultados que os motivos relacionados as vantagens, principalmente as ligadas ao know-how que o franchising oferece, além da parte da divulgação maior por um custo reduzido. Levando a considerar que a administração através do sistema franchising é uma boa opção para permanecer competitivo no mercado.

Palavras-chave: hotelaria, administração, franchising.

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