quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Marketing turístico ambiental

Autor: Márcia Regina de Barros Vanin

Orientador: Paulo Roberto Baptista Stachowiak

Ano: 2007

Resumo: O turismo, como qualquer setor da economia, gera impactos positivos e negativo, constituindo-se como uma atividade paradoxal. Como movimenta grandes fluxos de pessoas entre as destinações turísticas, seus impactos positivos e negativos são significativos. Muito vem se falando em desenvolvimento sustentável em vista aos graves problemas ambientais que vêm sendo registrados ano após ano. Termos como conscientização e educação ambiental, enter outros passa a configurar o momento em que o homem percebe a necessidade urgente de mudar seus hábitos consumistas . Na atividade turística, constroem-se novas terminologias como turismo sustentável, verde, etc. Diante de tal contexto há necessidade imediata de se tomar ações em prol da natureza e uma delas seria a conscientização por meio da comunicação e informação.

Tendo o marketing como ferramenta de difusão notou-se sua potencialidade como mediador de informações a respeito do meio ambiente e sua preservação do turismo. Assim elaborou-se a proposta do trabalho: Marketing Turístico Ambiental. O desenvolvimento do tema se deu por meio de uma pesquisa qualitativa realizada em dois momentos: o primeiro um levantamento teórico, o segundo uma pesquisa de campo realizada em algumas agências de viagens e turismo da cidade de Ponta Grossa, a fim de comprovar a sua aplicação prática. Após o levantamento dos dados deu-se início a elaboração do trabalho escrito. Embora o Marketing Turístico Ambiental possa ser aplicado em todas as empresas do mercado turístico, optou-se por limitar a pesquisa às agências de turismo, por estas representarem um nicho de marcado cuja a atuação é mais ampla.

Palavras-chave: turismo, problemas ambientais, desenvolvimento sustentável, conscientização , marketing turístico ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário