Pesq/Ext.



PROJETOS DE PESQUISA E EXTENSÃO DO DEPARTAMENTO

Atualmente, o curso conta com 3 projetos de pesquisa e 3 projetos de extensão. 

PROJETOS DE PESQUISA

1-Turismo Regional: Planejamento, Organização e Desenvolvimento. - Rubia Gisele Tramontin Mascarenhas.

Os estudos a serem desenvolvidos contribuirão para o planejamento turístico regional, buscando o intercâmbio permanente entre as atividades desenvolvidas por órgãos de fomento á pesquisa, instituições públicas e privadas e comunidade em geral. Tais estudos  objetivam contribuir para o desenvolvimento socioeconômico cultural das comunidades regionais onde o grupo está inserido, bem como na organização das atividades turísticas, sejam estas diretas ou indiretamente vinculadas à área, buscando também a realimentação do processo ensino, aprendizagem, teoria, prática.

2- Turismo em Áreas Naturais e interpretação Ambiental - Jasmine Cardozo Moreira (coordenadora) 

A interpretação ambiental é considerada uma parte da Educação Ambiental, sendo o termo usado para descrever as atividades de uma comunicação realizada para a melhor compreensão do ambiente natural em parques, museus, centros de interpretação da natureza, entre outros. Serve para facilitar o conhecimento e a apreciação da natureza, ou seja, traduz a linguagem técnica, para os termos e ideias do público em geral, objetivando a conservação dos recursos naturais, e procura aumentar a satisfação do visitante. Para a realização da Interpretação Ambiental existem os meios interpretativos. Entre eles estão as trilhas guiadas, excursões e roteiros especializados representações teatrais, jogos, atividades lúdicas (meios personalizados) e a sinalização adequada, painéis interpretativos,website, publicações e audiovisuais (meios não personalizados). Entretanto, foi verificado que a região dos Campos Gerais carece de meios interpretativos, tanto em Unidades de Conservação, como em outras áreas naturais onde são realizadas atividades turísticas. Desta forma, esta linha de pesquisa se destina a utilizar aspectos do Patrimônio Natural dos Campos Gerais como base para a criação de meios interpretativos a serem utilizados em atividades educativas e de turismo realizadas em áreas naturais, (como o ecoturismo, turismo de aventura, geoturismo, turismo rural, entre outros.)

3- Pesquisa e Competitividade para a Ordenação Territorial do Turismo - Luiz Fernando de Souza

Pretende desenvolver ferramentas metodológicas que possibilitem a ordenação territorial do território turísticos, buscando a competitividade dos mesmos. Por meio de utilização de estudos teóricos metodológicos, buscar-se-á a interface da teoria com a prática através a validação das metodologias e processos estudos diretamente em empresas turísticas, bem como junto ao setor público. Desta maneira tem-se por objetivo alcançar uma tabulação de dados tanto quantitativo como qualitativo para serem utilizados na prática da atividade turística local e regional, visando um desenvolvimento do turismo sustentável, por meio do intercâmbio da universidade e comunidade local e regional, auxiliando a prática da aprendizagem para o acadêmico refletindo em um possível auxiliando ao planejamento turístico local e regional. 

PROJETO DE EXTENSÃO

Pesquisa e Competitividade para a Ordenação Territorial do Turismo

* Rubia Gisele Tramontin Mascarenhas
* Carlos Alberto Maio
* Larissa Mongruel Martins de Lara 
* Luiz Fernando de Souza
* Márcia Maria Dropa
* Paulo Roberto Batipsta Stachowiak
* Valéria de Meira Albach 


NETUR – a qualificação do turismo para o desenvolvimento turístico dos Campos Gerais do Paraná

O projeto de extensão proposto visa a utilização do NETUR- Núcleo de Estudos Turísticos para a implantação de um sistema de prestação de serviços ligados a qualificação profissional e a sensibilização da comunidade visando o desenvolvimento turístico regional, promovendo a inter-relação do Departamento de Turismo da UEPG com a comunidade dos Campos Gerais do Paraná, setores público e privado e organizações de terceiro setor.
Sendo o objetivo geral desse projeto a contribuição do Departamento de Turismo da UEPG com o desenvolvimento turístico regional de forma sustentável, por meio da qualificação profissional e da sensibilização da comunidade local, os objetivos específicos são apresentados na forma de ações que serão concretizadas por docentes e discentes do referido departamento:

  • Palestras de Sensibilização Turística: de acordo com as suas necessidades e o interesse do NETUR, empresários, agentes municipais ligados ao turismo, dentre outros, poderão solicitar palestras, que poderão ser ministrados por acadêmicos do curso e/ou docentes em Ponta Grossa e outros municípios;
  • Cursos/Oficinas temáticas: conforme a solicitação por parte dos interessados, o NETUR poderá ofertar cursos de curta ou longa duração, relacionados com serviços turísticos, tais como hotelaria, gastronomia, eventos, projetos turísticos, etc, bem como cursos complementares para a formação dos prestadores de serviços turísticos, como idiomas, atendimento ao público, dentre outros.

  • Acervo de turismo para a comunidade: organização de um banco de informações turísticas e materiais relacionados ao turismo, tais como TCC - trabalho de conclusão de curso, relatórios institucionais e materiais promocionais, dentre outros, serão organizados e dispostos para a consulta no local, fornecendo subsídios para o planejamento público e privado e ações de comunicação e marketing.
    • Participantes do Projeto:   
      • Coordenadora - Prof. Graziela Horodisky e Rubia Tramontin Mascarenhas
      • Acadêmicos: em breve