sábado, 10 de dezembro de 2011

A utilização de estádios de futebol pelo Turismo: o estudo de caso da Arena da Baixada, Curitiba (PR)

Autor: Ângela Krüger Fürstenberger

Orientador: Márcia Maria Dropa

Ano: 2008

Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo relacionar um tema tão presente na cultura brasileira, que é o futebol, com a atividade turística, através das visitas aos estádios fora dos horários de jogo. A comercialização do esporte resulta na modernização destes estádios. Com um roteiro de visitas programado e uma estrutura para receber o visitante, os estádios podem se tornar uma oferta complementar do produto turístico que é a cidade, aumentando o tempo de permanência dos turistas. Exemplos de visitas guiadas, museus e estruturas para os visitantes nos estádios já são comuns na Europa. Esta é uma pesquisa exploratória buscando identificar as relações existentes entre seus elementos componentes, caracterizada por um estudo de caso das visitas realizadas na Arena do Clube Atlético Paranaense – Curitiba (PR). A escolha do local se justifica pelo trabalho realizado nas visitas e pela manutenção de um Posto de Informações Turísticas. Como métodos para obtenção das informações foram utilizados a pesquisa bibliográfica e a coleta de dados no objeto de estudo escolhido. Para a coleta dos dados foram utilizadas as técnicas de entrevista aberta e aplicação de questionários. A análise dos dados coletados permitiu observar que as visitas atraem visitantes de outras cidades e estados, não só torcedores do clube, interessados em conhecer a estrutura do estádio e que, estando na cidade de Curitiba por outros motivos, procuram-no como uma opção de passeio, assim como aos outros atrativos turísticos da cidade.

Palavras-chave: futebol, turismo urbano, Arena do Clube Atlético Paranaense

Nenhum comentário:

Postar um comentário