quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

A Produção Artesanal na Colônia Witmarsum e a sua atratividade para o Turismo Étnico – Cultural na Região dos Campos Gerais

Autor: Elisa Carla Barletta

Orientador: Graziela Scalise Horodyski

Ano: 2008

Resumo: A chegada de diferentes grupos de imigrantes, em épocas distintas, ao estado do Paraná causou modificações no cenário espacial e cultural deste. O referencial de cada grupo étnico presente entre outras coisas, na alimentação, na forma de manifestações de suas respectivas culturas, entre elas o artesanato, tem propiciado às cidades que receberam estes imigrantes, na região dos Campos Gerais aonde encontra-se grande parte destes, utilizarem estes recursos culturais em seus apelos turísticos. Em Palmeira, a colônia Witmarsum composta por imigrantes de origem alemã, que tem como características a religião Menonita, vem se destacando no cenário turístico regional, apresentando potencial para o fortalecimento da atividade turística baseada em seu patrimônio cultural e também pela oferta de produtos alimentícios, técnicas artísticas aplicados a objetos antigos (Bauermalarei), trabalhos em madeira, palha e colagens e também gêneros alimentícios como compotas, conservas, bolachas e embutidos, elaborados por artesãos da comunidade além de auxiliar a manutenção da tradição também ajuda a compor uma imagem turística para o local. Neste sentido, o presente trabalho de conclusão de curso, teve por objetivo analisar o artesanato desta colônia de imigrantes, verificando a potencialidade deste elemento – o artesanato – sendo este um atrativo que pode estimular o crescimento do Turismo no local. Como metodologia, foram realizadas pesquisas bibliográficas e entrevistas buscando traçar o perfil do artesanato desenvolvido no local para compreender como o mesmo pode contribuir para a composição de uma imagem que represente a comunidade. Como resultado foi possível comprovar, por intermédio da metodologia utilizada, que os produtos artesanais complementem a oferta de bens culturais apreciados pelos visitantes, havendo para tanto, a necessidade do planejamento para que os efeitos gerados pela atividade não comprometa a produção destes. A criação e a vinculação de uma imagem com base nos produtos artesanais identificados se mostram favorável aos turistas e a comunidade.

Palavras-chave: Witmarsum, produtos artesanais, turismo, imagem local

Nenhum comentário:

Postar um comentário