Autor: Danielle Cristina Carneiro
Orientador: Cláudio Jorge Guimarães
Ano: 2008
Resumo: O turismo em seu segmento de eventos mostra-se como uma das vertentes da atividade turística que engloba o desenvolvimento e execução de feiras, congressos, festivais entre outros. Movendo, desta forma, comunidade receptora, turistas e infraestrutura, o segmento necessita, tanto quanto qualquer outra atividade, de planejamento. Planejar no sentido de delimitar ações futuras, decidir estratégias e garantir que as ações pré-determinadas sejam efetivamente cumpridas. O marketing, neste contexto, mostra-se como uma ferramenta útil no processo de planejamento. No sentido de divulgação, ele se apresenta como uma estratégia de captação de demanda, atraindo desta forma um maior público. A partir da metodologia utilizada neste trabalho, que em sua base teórica inclui autores que discutem turismo, planejamento, marketing e estratégias de divulgação, a monografia visa ainda a análise empírica, análise esta que se deu a partir do Festival de Curitiba e de um questionário de caráter investigativo a ele relacionado. Realizado anualmente na cidade de Curitiba, Paraná, o Festival de Curitiba é uma mostra cultural que se encontra na 17ª edição. Com um público, ao longo dos anos, estimado em 1,2 milhões de pessoas, entre turistas e moradores, o evento movimenta a cidade culturalmente e economicamente. Entender como a divulgação e a promoção do Festival atuam no sentido de atrair mais pessoas, perceber como o público encara as estratégias de marketing, além de analisar como o Festival pode ser considerado como um evento turístico tornam-se, portanto, objetivos de estudo do presente trabalho. Como resultado posterior, a partir das análises teóricas e práticas, pode-se concluir que o Festival é um exemplo no que tange o planejamento, divulgações e estratégias de marketing.
Nenhum comentário:
Postar um comentário