terça-feira, 2 de agosto de 2011

Turismo e Educação: uma proposta metodológica para a construção do conhecimento

Autor: Erick Pusch Wilke

Orientador: Carlos Alberto Maio

Ano: 2003

Resumo: Neste estudo, analisa-se a inserção de atividades relacionadas ao turismo no Ensino Fundamental, precisamente, em uma turma de 5ª série da Escola Estadual Monteiro Lobato, no bairro Jardim Carvalho em Ponta Grossa, Paraná. Inicialmente faz-se uma reflexão teórica sobre a transmissão do conhecimento pelo homem, a educação realizada em uma instituição organizada e aquela realizada no lar do aluno, bem como a abordagem de alguns conceitos e autores. A seqüência é feita com reflexões e análises das relações do Turismo como um instrumento para a educação formal, seja essa em sala de aula ou fora dela, realizada através do estímulo à percepção individual das relações do homem com seu ambiente social e cultural. Finalmente, a apresentação da experiência na escola, da metodologia utilizada, constituída de uma seqüência cronológica de atividades relacionadas ao turismo trabalhadas com os alunos uma vez por semana, e a exposição dos resultados alcançados, demonstrados pelas considerações dos próprios alunos.

Palavras-chave: Não constam

Nenhum comentário:

Postar um comentário