domingo, 28 de agosto de 2011

A abordagem turística nos veículos de comunicação

Autor: Luciane Rosas

Orientador: Luiz Fernando de Souza

Ano: 2005

Resumo: O presente trabalho de pesquisa tem como tema o turismo e a comunicação. Nele tentou-se demostrar a ligação dessas duas áreas do conhecimento e a importância que cada uma delas exerce sobre a outra. Quando se aborda a comunicação neste trabalho está se referindo ao processo de comunicação de massa, que é aquele realizado de maneira indireta e quase sempre à distância. O trabalho teve como objetivo fazer uma análise de alguns dos meios de comunicação utilizados pela atividade turística, como revistas, jornais, internet e folders, para divulgarem e informarem sobre seus destinos e suas ações. Também tentou-se demonstrar a diferença na utilização desses meios e as vantagens e desvantagens de cada veículo comunicativo. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e documental, o levantamento de artigos de jornais, revistas, questionários e posteriormente análise qualitativa e quantitativa dos dados coletados. Na pesquisa realizada como o caderno de turismo do Jornal da Manhã pode-se perceber a má utilização desse veículo para a divulgação da atividade. Já nas revistas especializadas de turismo o esforço é maior por parte de seus agentes. No caso dos folders percebeu-se a necessidade de um estudo mais aprofundado sobre o assunto para se comprovar sua real utilização, e como que o processo comunicativo desse veículo pode ser desenvolvido. A internet, meio que a cada dia ganha mais espaço está tendo amplamente utilizado pela atividade turística.

Palavras-chave: turismo, desenvolvimento e comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário