segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Produto turístico do Iguassu: Um estudo de caso

Autor: Ana Claudia Marques Machado

Orientador: Luiz Fernando de Souza

Ano: 2003

Resumo: O tema abordado no presente trabalho tem na tríplice fronteira apresentada pelas cidades de Foz do Iguaçu, Puerto Iguazú e Ciudad del Este seu objetivo de estudo. Formando um importante complexo turístico de receptivo nacional e internacional , a região está sendo trabalhada pelos operadores locais do turismo como um pólo integrado por apresentar características compartilhadas tanto geograficamente quanto na maneira como está sendo vendido o produto local. Assim o produto ofertado na região trinacional é chamado de Região do Iguassu, identificando a oferta dos três países. A região do Iguassu observou na década de 1990, o ápice e declínio do fenômeno que tornou-se o comércio de mercadorias de todo tipo realizado em Ciudad del Este, gerando implicações sócio-econômicas para toda a região. Por não caracterizar-se em uma atividade ordenada, interrompeu o crescimento da atividade turística planejada e que produz resultados à longo prazo, para induzir toda uma adequação da oferta e mercado visando atender às necessidades emergenciais de uma atividade volúvel ao câmbio externo e a fiscalização da receita federal. Atualmente a região busca alternativas de crescimento face à desaceleração do comércio praticado em Ciudad del Este, sendo o turismo de lazer e compras a alternativa mais viável e na qual mais investimentos estão sendo feitos.

Palavras-chave: Não constam

Nenhum comentário:

Postar um comentário