quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Professora da UEPG integra Academia Internacional de Turismo

por Marilia Woiciechowski


A significativa produção científica no exterior garantiu a presença da professora doutora Jasmine Moreira, chefe do Departamento de Turismo da UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa), entre os 18 pesquisadores que integram a Academia Internacional para o Estudo do Turismo no Brasil (Abratur). Da Academia criada, em 2011, participam pesquisadores do Japão, Reino Unido e Brasil. A Abratur traz o compromisso de congregar os pesquisadores internacionais, residentes no Brasil e no exterior, que desenvolvem pesquisas sobre turismo brasileiro.
Os objetivos da Abratur envolvem, ainda, o estímulo e a promoção de oportunidades internacionais de colaboração conjunta em projetos de pesquisa que tratam do turismo no Brasil, disponbilizar recursos (links, podcasts, publicações e outros) que propiciem a colaboração ou internacionalização dos pesquisadores e acadêmicos e especialistas em turismo no Brasil, e divulgar eventos acadêmicos internacionais. Também permite a pesquisadores emergentes a oportunidade de se integraram com pesquisadores de reconhecida participação na comunidade acadêmica internacional.
Jasmine Moreira destaca a importância da criação da Academia e das oportunidades que se abrem para pesquisares do turismo no Brasil ampliarem sua contribuição na área. “A criação da academia traduz, em seus objetivos, a motivação para que seus membros trabalhem em projetos de pesquisa no Brasil e também no exterior, publicando seus resultados em livros, revistas científicas, enfim, em espaços de divulgação do trabalho realizado por experts em turismo brasileiro”. A professora Jasmine ressalta que a Abratur tem o propósito de avançar a internacionalização e a pesquisa do turismo no Brasil. Para tanto, a Academia tem por premissa a integração e cooperação entre pesquisadores.
Dados da Pesquisadora
Bacharel em Turismo pela Universidade Federal do Paraná (1996), Jasmine Moreira é mestre em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí (2002) e doutora em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008). Integra o corpo docente do curso de Turismo e do mestrado em Geografia, área de concentração em Gestão do Território da UEPG. Na pesquisa, atua nas áreas de geoturismo, geoparques, turismo de aventura, ecoturismo e interpretação ambiental.
É avaliadora da Revista Brasileira de Ecoturismo, Revista Nordestina de Ecoturismo e da Revista Geografia & Pesquisa. Também participa da equipe de avaliadores da Geoheritage, principal periódico em nível Mundial sobre geoturismo, geodiversidade e geoconservação. Recebeu a única menção honrosa da área de Geografia, no Prêmio Capes de Teses 2010. Desenvolve pesquisa com nomes destacados do turismo da Espanha e Austrália.
A Abratur, atualmente, está sediada na School of Tourism and Hospitality Management, da Southern Cross Universty (Austrália). Mais informações sobre a Academia Internacional para o Estudo de Turismo no Brasil (Abratur) podem ser obtidas no endereço www.abratur.org, e-mail: contato@abratur.org e pelo telefone: + 64 7 5589-3060.

Nenhum comentário:

Postar um comentário