sexta-feira, 24 de junho de 2011

UEPG constitui comissão da coleta seletiva solidária

por Marilia Woiciechowski


Os grupos PET (Programa de Educação Tutorial) vão atuar como porta-vozes dos alunos na comissão da coleta seletiva solidária da UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa), programa que visa realizar a gestão adequada dos resíduos passíveis de reciclagem da instituição, segundo Sandro Xavier de Campos, coordenador do PET-Licenciatura em Química. Ele explica que o material coletado será disponibilizado para associações de catadores de recicláveis de Ponta Grossa. A comissão de coleta seletiva solidária da UEPG foi formada para atender à notificação recebida, em novembro de 2010, da Procuradoria Estadual do Trabalho, para se cumprir o Decreto 4167 de 2009, que exige que os órgãos públicos estaduais tenham uma comissão desta natureza em seu âmbito.
 
Para a coleta seletiva solidária, Sandro de Campos observa que primeiro a comissão vai fazer o diagnóstico do lixo gerado, na UEPG. Em seguida, promove a instalação de coletores seletivos em vários espaços da instituição. Ao mesmo tempo se preocupa em iniciar ampla campanha de educação ambiental. “Temos que sensibilizar a comunidade universitária, para que possamos ter ação solidária de qualidade e até sermos modelo para a sociedade”. O professor Sandro assinala que, nessas campanhas, o que se quer é contar com a colaboração de todos com uma mudança radical e fiscalizadora no que se refere à coleta seletiva solidária.
 
Também esclarece que a comissão tem uma gestão democrática e que toda contribuição será bem vinda. “É aberta a participação para que todos se integrem a esse momento histórico de compromisso ambiental, solidário e social”, diz Sandro, acrescentando “seremos ativistas dinâmicos e responsáveis com os compromissos assumidos com a coleta”. Isso porque, segundo ele, torna-se necessário colocar em prática tudo o que se discute na teoria nas salas de aula. “O que se propõe é deixar de lado o comodismo do em casa de ferreiro o espeto é de pau. A coleta é uma oportunidade para uma ação solidária que contribua, efetivamente, com as associações de catadores de recicláveis - para que tenham cada vez mais sua função reconhecida na sociedade”.
 
Para Sandro de Campos, a ação se traduz como um momento histórico para a UEPG, na questão da separação e da destinação adequada do lixo reciclável. Ele ressalta que a coleta seletiva solidária será viabilizada através de uma parceria com a Prefeitura de Ponta Grossa que já possuiu associações de catadores de recicláveis credenciadas e regularizadas e com a logística e a organização de coleta no município. Quanto à coleta do lixo eletrônico – e-lixo, o professor Sandro esclarece que a comissão deverá ter pontos específicos para esses materiais que serão encaminhados para as empresas no processo de logística reversa que está previsto na Lei 12.305, sobre a política nacional de resíduos sólidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário