sexta-feira, 17 de junho de 2011

Livro mostra geoturismo na Região Metropolitana de Curitiba

A Mineropar lançou o livro “Geoturismo no Karst – Almirante Tamandaré, Campo Magro, Colombo”, de autoria do geólogo da instituição, Gil F. Pierkarz. Trata-se da segunda publicação da série Roteiros Turísticos do Paraná. O primeiro livro lançado foi “Geoturismo em Curitiba”, de autoria de Pierkarz e dos geólogos Eduardo Salamuni e Antonio Liccardo. 
Piekarz aproveitou os circuitos rurais dos três municípios da Região Metropolitana de Curitiba que abrangem a região do Aquífero Karst onde há cavernas e outros atrativos turísticos geológicos. O livro mostra 22 pontos geoturísticos como as planícies kársticas existentes nos três municípios, afloramentos de rochas, a Trilha do Ouro de Campo Magro, o Parque Anibal Khoury em Almirante Tamandaré e o Parque da Uva e a caverna Bacaetava em Colombo. 
A publicação aborda também o problema das ocupações no Karst. A região do aquífero, além das belezas naturais, tem sérios problemas de ocupações devido aos riscos geológicos. 
“Além da função de agregar valor aos circuitos turísticos já existentes nos três municípios, o livro também tem valor cultural para a sociedade entender e valorizar o meio em que vive; e também valor educativo para que as pessoas que moram ou vão conhecer estes lugares entendam a região, o Aquífero Karst, os riscos, os cuidados que devem ser tomados e o que pode e o que não pode ser feito em relação às ocupações na área do Karst”, explica Piekarz.
FONTE: MINEROPAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário