quinta-feira, 2 de junho de 2011

Projeto de acadêmicos estimula ‘carona’ no Campus

por Neomil Macedo


A superlotação do transporte público e a saturação do trânsito na Avenida Carlos Cavalcanti são objetos de estudos do projeto de pesquisa “Caronas no Campus UEPG”, desenvolvido por acadêmicos da disciplina de Gerenciamento de Projetos, do quinto ano do Curso de Engenharia Civil, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Sob orientação do professor Carlos Luciano Sant’Ana Vargas, os alunos desenvolveram um sistema para estimular o hábito da carona, entre os integrantes da comunidade universitária (professores, agentes universitários e acadêmicos). Estima-se que cerca de 15 mil pessoas circulem, diariamente pelo Campus Universitário de Uvaranas, cuja principal via de acesso é a Avenida Carlos Cavalcanti.
Para levantar a opinião da comunidade universitária sobre o assunto, os acadêmicos fizeram uma consulta via internet, em sistema desenvolvido em parceria com o Centro de Processamento de Dados (CPD). Um total de 3.499 pessoas participou da pesquisa. Entre professores e acadêmicos, apenas 10% se mostraram favoráveis a apenas ‘dar carona’; 35% concordam em ‘dar e receber carona’; outros 19%, em apenas ‘pegar carona’; e outros 35% são contra a ‘dar e pegar carona’. No meio dos agentes universitários, 24% concordam em ‘dar carona’; 8% em ‘pegar carona’; 33% ‘dar e pegar carona’; e 35% são ‘contra a carona’.
Diante desses dados, os acadêmicos Camilla de Oliveira, Diego Augusto Fioravante, Flávia Roberta Pessoa do Lago Marochi, Karoline Nascimento, Sara Helena Bobeck e Thiago Furquim de Almeida, sentiram a necessidade de se estimular o hábito da carona na comunidade universitária. Segundo eles, com isso haverá a redução no número excessivo de pessoas no transporte público, em horários de pico, principalmente na linha do Campus da UEPG, alem da diminuição do número de veículos na Avenida Carlos Cavalcanti. Os estudantes apontam também para os benefícios ao meio ambiente, preservando a natureza da emissão de gases poluentes.
Conforme o professor Luciano Vargas, para a implementação do projeto será elaborado um cadastro dos interessados em aderir ao projeto “Caronas no Campus”. Haverá uma divisão por cores dos principais pontos da cidade; adesivo para os carros, carteirinha e identificação (placa) para ‘caroneiros’, também por cores. Nas duas saídas do Campus de Uvaranas, haverá ‘pontos de carona’, construídos em estrutura pré-fabricada e cobertos. Para segurança dos usuários, esses locais serão monitorados por câmeras do circuito interno da UEPG.
O projeto também prevê a realização de campanha publicitária, com divulgação através de cartazes e ‘flyers’, em todos os blocos do Campus de Uvaranas. Nos pontos de carona, serão afixados cartazes explicativos, sobre o funcionamento do sistema. O projeto ainda terá um site, no qual as pessoas poderão se interar das ‘caronas’ cadastradas para determinado período. Para a acadêmica Karoline Nascimento, o projeto se mostra viável. “As pessoas poderão contribuir com a preservação do meio ambiente, mostrar solidariedade e auxiliar os colegas que dependem do transporte público”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário