domingo, 12 de junho de 2011

Simpósio sobre faxinais na UEPG !!!

Com espaço aberto para apresentações de trabalhos, o evento discute o tema faxinais com a presença de pesquisadores destacados na área, no Brasil e no exterior


por Marilia Woiciechowski

Até 30 de junho encontram-se abertas as inscrições de trabalhos para apresentação no programa do “1º Simpósio de Pesquisadores de Faxinais: Estado da Arte e Perspectivas” que ocorre, nos dias 14 e 15 de julho de 2011, com organização dos programas de mestrado em Gestão do Território; e em Geografia da UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa), em pareceria com a RE-SOA - Rede Internacional: diálogos de saberes e práticas socioambientais. A organização formal do evento está a cargo da UEPG e da Unicentro (Universidade do Centro Oeste), através de seus programas de pós-graduação em Geografia. A primeira edição do simpósio visa reunir pesquisadores de diversas áreas, que investigam a temática dos faxinais. O que se quer é sistematizar a produção científica da última década e apontar caminhos para pesquisas futuras, segundo Cicilian Luiza Löwen Sahr, que integra a comissão organizadora do evento, em companhia dos professores Nicolas Floriani e Edson Struminski.
Como enfatiza a organização do simpósio, busca-se abranger em seus objetivos o universo das instituições de ensino e de pesquisa do Paraná e de outros estados, além de instituições nacionais e estrangeiras. Ainda há a preocupação em trazer para o evento a participação das autoras Manyu Chang e Magdalena Nerone, que registram obras consideradas clássicas envolvendo a ‘temática’ faxinais. Para os organizadores do simpósio, a presença das pesquisadoras no evento representa uma forma de homenagem ao trabalho que desenvolvem na área. Na busca da articulação internacional, foram convidados os professores Francisco Ther Rios, Nelson Vergara e Enrique Aliste. São pesquisadores chilenos que se ocupam de temáticas semelhantes, no Chile. A professora doutora Cicilian Sahr considera a participação dos pesquisadores como importante contribuição para as discussões sobre aspectos metodológicos para pesquisas em comunidades tradicionais.
Também foram convidados a se integrar no evento pesquisadores da Unicentro (Universidade do Centro Oeste), da UFPR (Universidade Federal do Paraná) e da UEPG, para desenvolverem estudo a priori sobre o estado da arte da pesquisa de faxinais em suas respectivas instituições. Esses estudos buscam subsidiar as discussões em torno da produção científica da última década. Nos espaços coletivos, o simpósio vai discutir os temas destacados nos trabalhos inscritos (a ficha de inscrição está disponível no endereçohttp://eventos.uepg.br/faxinais/inscricoes.php).
O blog http://faxinais.wordpress.com/ é uma ferramenta que visa reunir a produção científica sobre os faxinais. A ficha de inscrição do evento, detalhada, busca também alimentar esse banco de dados. Solicita-se, portanto, o preenchimento cuidadoso da mesma. O público-alvo do simpósio são pesquisadores da iniciação científica, especialização, mestrado, doutorado e de outros espaços de contribuição em estudos de faxinais. A organização do evento registra que os trabalhos inscritos no simpósio serão publicados nos anais (CD) e os que forem classificados por uma comissão editorial irão compor volume especial “Dossier temático: faxinais”, na Revista Terr@ Plural.
 Temas do Evento
14 de junho – Abertura com o tema “Reavaliando os clássicos de faxinais: Y. Chang e M. Nerone (Manyu Chang e Magdalena Nerone – 9h às 12h); e as mesa redondas “Aspectos metodológicos para pesquisas em comunidades tradicionais: contribuições para os estudos de faxinais” (Francisco Ther Rios e Nelson Vergara, do Centro de Estúdios del Desarrollo Local y Regional – Universidad Los Lagos – Chile; e Enrique Aliste – mestre em Geografia, da Universidad de Chile; com coordenação do professor doutor Nicolas Floriani (UEPG, RE-SOA), das 13h30 às 15h40; e “A pesquisa contemporânea em faxinais: estado da arte” (Cicilian Löwen Sahr, UEPG; Edivaldo Lopez Thomaz, Unicentro; Osvaldo Heller da Silva, UFPR; e Edson Strumunski, das 15h45 às 17h45. O debate do primeiro dia do simpósio ocorre das 17h30 às 18h.
 
15 de junho – Apresentação de trabalhos (espaços coletivos 1, das 9h às 12), espaços coletivos 2 (das 13h30 às 16h) e plenária geral, das 16h30 às 18h.
 
Normas para Trabalhos
 
Para o envio dos trabalhos pelo e-mail: portalfaxinais@gmail.com, recomenda-se o uso de processadores de texto compatíveis com Linux ou Windows. Os trabalhos devem ser marginados à esquerda e digitados em espaço 1,5 cm, em fonte Arial, tamanho 12, e que não tenham marcações. Logo após o título, deve aparecer o nome do autor e, na linha seguinte, o nome da instituição a que pertence o e-mail. Os trabalhos deverão ter de 15 a 30 laudas, em papel A4, incluindo as referências bibliográficas, notas e tabelas. Devem vir acompanhadas de resumos e abstract (no máximo 10 linhas) e palavras-chave (no máximo 5), em português ou inglês. O título também deve estar traduzido para o inglês.
No formato do texto, exige-se aspas duplas para citações com até três linhas; as citações com mais de três linhas devem ser destacadas com recuo quatro centímetros da margem esquerda, com fonte do tipo Arial 11 e sem aspas; aspas simples para palavras com emprego não convencional e para indicar citação no interior do texto de até três linhas; e as notas explicativas devem ser de pé de página, numeradas, pede-se que sejam usadas só quando absolutamente necessárias. As citações deverão ter chamadas no corpo do texto pelo(s) sobrenome(s) do(s) autor (es), ano de publicação e também, para citações diretas, o número da página.
Para menção do autor no contexto da frase, só a inicial deve ser em letra maiúscula, e quando a menção é feita entre parênteses, todas as letras devem ser maiúsculas. Para exemplificar: Segundo afirma Corrêa (1997, p. 152), “o espaço, enquanto objetivação geográfica do estudo da cidade, apresenta várias facetas que permitem que seja estudado de modo multivariado”; ou “O espaço, enquanto objetivação geográfica do estuda da cidade, apresenta várias facetas que permitem que seja estudado de modo multifacetado” (CORRÊA, 1997, p. 152). No final do texto deve ser apresentada, em ordem alfabética, a lista de referências bibliográficas completa.
Outras informações sobre as normas exigidas para apresentação de trabalhos podem ser obtidas no endereçohttp://eventos.uepg.br/faxinais/trabalhos.php. Para mais detalhes acerca da programação do simpósio, os interessados têm à sua disposição o e-mail: portalfaxinais@gmail.com, e o Blog: http//faxinais.wordpress.com/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário