segunda-feira, 20 de junho de 2011

Docente da cidade do Porto-Portugal profere palestra na UEPG

por Carlos Alberto Mayer

O Mestrado em Gestão do Território, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) realiza nesta terça-feira (21/06), às 19h, no Auditório CIPP (Campus Uvaranas), a palestra com o tema “Formações Superficiais e Movimentos de Vertente” proferida pela professora Laura Maria Pinheiro Machado Soares, da Universidade do Porto, Portugal. A presença da professora portuguesa em Ponta Grossa é fruto do convênio firmado pelo Reitor João Carlos Gomes com as autoridades universitárias da Universidade do Porto em 2010, dentro do projeto de internacionalização da UEPG.
A palestrante está no Brasil para uma série de visitas, principalmente para conhecer os aspectos geológicos da Serra do Mar, nas regiões do Rio de Janeiro e São Paulo, a fim de identificar áreas com risco iminente de desmoronamento, permanecendo em Ponta Grossa nesta terça e quarta-feiras, quando retorna a São Paulo. Laura Maria também conhecerá a estrutura do Curso de Mestrado em Gestão do Território para, na sequência, ser uma interlocutora da UEPG, na instituição onde trabalha, em Portugal. Os participantes receberão certificados com 3 horas.
Laura Maria Pinheiro Machado Soares é professora do Departamento de Geografia, da Faculdade de Letras, da Universidade do Porto (FLUP), pertencendo à Comissão Executiva daquela instituição. Disseminou seus projetos junto a Comissão Científica do 1º Ciclo em Geografia da FLUP. Realiza seu trabalho, igualmente, na Comissão Científica do Mestrado em Sistemas de Informação Geográfica e Ordenamento do Território. É Vice-Presidente da Associação Portuguesa de Geomorfólogos (APGeom). Concluiu seu doutorado em Geografia Física pela Universidade do Porto, em 2008. As principais áreas de atuação da professora Laura são nas áreas de Geografia Física, Geomorfologia, Formações superficiais, Riscos Naturais, Geoarqueologia.
Atualmente a palestrante desenvolve diversos projetos, entre eles, em "Catástrofes hidrológicas e geomorfológicas em Portugal: desenvolvimento de uma base de dados do Sistema de Informação Geográfica (SIG) para apoio à decisão no ordenamento do território e no planejamento de emergência"; Em parceria com o Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Univ. de Lisboa (Instituição coordenadora), o Centro de Geofísica da Universidade de Lisboa e o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.
Financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, com duração de três anos, 2010-2013; e "Desenvolvimento de instrumentos para a avaliação de movimentos de terreno e gestão sustentável do espaço SUDOE (movimentos de terreno considerados: deslizamentos, expansão/retração de solos argilosos, subsidência em terrenos cársicos e evaporíticos e subsidência de minas)". Informações com mais detalhes podem ser obtidas pessoalmente junto a Coordenação do Curso de Mestrado em Gestão do Território, na Avenida Carlos Cavalcanti, 4748, Campus Uvaranas CEP 84030-000, Ponta Grossa – Paraná, pelo fone (42) 3220-3155, pelo e-mail mestrgeografia@uepg.br ou através do site http://www.uepg.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário