sexta-feira, 4 de maio de 2012

Professores da UEPG ministram minicurso em Tibagi

Os professores Gilson Burigo Guimarães e Antonio Liccardo, do Departamento de Geociências (Degeo) da UEPG -(Universidade Estadual de Ponta Grossa), ministram o minicurso Patrimônio Geológico e Geoturismo em Tibagi, na próxima segunda-feira (7), das 13h30 às 17h30, com transmissão via internet. A promoção do minicurso ocorre através da parceria com o Degeo e a Prefeitura de Tibagi. Gilson Guimarães e Antonio Liccardo assinalam que essa temática vem sendo discutida de maneira crescente nos últimos anos e será apresentada como importante elemento no curso de capacitação de condutores de turismo da região. A iniciativa registra a presença de alunos da UEPG em atividades de extensão universitária.

Destacam que a promoção do minicurso tem particular importância para a região tendo em vista a instalação do primeiro Núcleo de Geoturismo no Brasil. O que deve ocorrer nos próximos meses, contribuindo para a consolidação do segmento de turismo em Tibagi. Isso porque o município já recebe turismo de natureza e turismo científico. O professor Gilson considera como exemplo nacional a preocupação que Tibagi apresenta com a conservação e valorização de seu patrimônio geológico. O protocolo de intenções sobre a instalação do Núcleo de Geoturismo em Tibagi teve solenidade de assinatura, em 24 de abril, na sede da Ecoparaná - serviço social autônomo vinculado à Secretaria de Estado do Turismo.

O protocolo reúne a participação da Ecoparaná, das Secretarias Estaduais de Cultura e Turismo, do Instituto Ambiental do Paraná, Prefeitura de Tibagi, SEBRAE e UEPG. Rafael Andreguetto, superintendente da Ecoparaná diz que “a assinatura do protocolo vai contribuir para o desenvolvimento do geoturismo em Tibagi”. As apresentações do minicurso encontram-se disponíveis em pdf no link http://www.geoturismobrasil.com/aulasN.html, e durante as transmissões poderão ser acessadas em http://www.tibagi.pr.gov.br. As perguntas e sugestões poderão ser enviadas por e-mail: sematur@tibagi.pr.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário