sábado, 26 de maio de 2012

Museus Interativos, Educação e Turismo: Uma relação possível


Autor: Lauren Prestes Lima
Orientador: Cláudio Jorge Guimarães
Ano: 2011
Resumo: Este trabalho tem como objetivo observar os Museus Interativos como um potencial turístico. Para tanto apresenta conceituações gerais de museus, análise das Políticas Públicas relacionadas aos museus brasileiros e a relação destes com o Turismo Cultural. Também se analisou o que se entende por interatividade e a sua relação com a função educativa do museu e a economia de experiência que esta pode gerar. Para finalizar, caracterizou-se o museu interativo e tomou-se como exemplo o Museu Catavento Cultural Educacional para fazer indicações do potencial turístico desses museus. Para se atingir o objetivo proposto analisou-se o referencial bibliográfico sobre a temática, fez-se uma entrevista com a Diretora do Museu Campos Gerais, e presenciou-se uma palestra sobre museus interativos. Por esta pesquisa, foi possível observar que os museus interativos são potenciais turísticos pelo fato de poderem utilizar sua função educacional como atrativo. O que garante isso é a diversidade de recursos utilizados como softwares, jogos, salas 3D, exposições que trabalham com os sentidos e programações direcionadas. Além disso, outro fator que fortalece essa visão é a Política Nacional de Museus que foi criada para apoiar o turismo em museus.
Palavras-chave: Museus Interativos, Educação, Turismo.

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