Autor: Cinthia Fernanda Marques da Silva
Orientador: Luiz Fernando de Souza
Ano: 2006
Resumo: O Universo do turismo atual tem sido visto como uma importante e promissora fonte de investimentos, auxiliando assim no desenvolvimento de diversos municípios e países. Entretanto as necessidades humanas e os desejos que levam ao consumo de produtos turísticos são muitas e variam de pessoa para pessoa, o que cria uma demanda diversificada tornando o produto turístico distinto. Torna-se necessário um minucioso estudo de marketing, para que a busca de diferenciais, crie uma clientela identificada com o seu produto. Esse conhecimento por parte dos empreendedores poderá ter um direcionamento melhor de seus recursos financeiros, adequando o produto, e a prestação de serviços ao mercado visado, proporcionando uma infra-estrutura capaz de atrair tais consumidores. Inseridos nessa segmentação encontra-se o turismo GLS, que vem ganhando espaço por ser um grande nicho do mercado do turismo. A idéia dessa segmentação surgiu de uma iniciativa de Kevin Mossier e Jack Sroka, profissionais de turismo da América do Norte. Segundo ANGELI in ANSARAH (200, p. 184 e 185) “... perceberam que muitos de seus clientes, principalmente do sexo masculino, buscavam equipamento de turismo e de lazer voltados aos heterossexuais. Resolveram, então, fundar em 1992, em Minneapolis, Estados Unidos, a primeira agência voltada ao atendimento exclusivo de turistas homossexuais – a RSVP Travel Productions”. O perfil dos turistas homossexuais, inclusive dos brasileiros, pode ser definido como: indivíduos solteiros, sem filhos, e que pertencem às classes média e alta. Como a maior parte deles não tem família para criar nem escola de filho para pagar, suas despesas mensais fixas são mais baixas que a soa heterossexuais. Isso aumenta significativamente seu poder de compra, o que os torna consumidores em potencial. Os GLS procuram destinos com vida noturna agitada e são fiéis aos eventos direcionados a este setor. Eventos estes como o Miss Gay em Juiz de Fora – MG podem aumentar significativamente a demanda de um destino e ser uma alternativa para os problemas da sazonalidade. Estima-se que 10 por cento da população ocidental é formada por homossexuais, só no Brasil são 18 milhões de consumidores potenciais do turismo GLS. Além disso, o Brasil pode ser considerado um dos países com maior potencial turístico GLS, pois aqui a homossexualidade não é crime desde a Inquisição, o que ainda não é realidade em muitos países vizinhos do nosso como a Guiana. Portanto este trabalho objetiva estudar o segmento GLS e suas possibilidades em âmbito nacional e internacional.
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