Autor: Nathália de Pádua Thiago Ferreira
Orientador: Paulo Roberto Baptista Stachowiak
Ano: 2006
Resumo: O transporte aéreo desempenha um importante papel, pois se constitui em um elo de desenvolvimento e integração nacional. Este setor vem passando por profundas mudanças desde o processo de desregulamentação do transporte ocorrido primeiramente nos Estados Unidos. No Brasil, este processo vem ocorrendo de forma lenta e gradual, denominado de flexibilização. Este sistema significou para a aviação civil, uma intervenção governamental menos rígida, possibilitando uma maior liberdade principalmente para entrada de outras companhias no mercado. Neste contexto, entram no mercado empresas concebidas com as características operacionais de modelo de baixo custo e baixa tarifa, conhecidas internacionalmente como low cost, low fare, que começam a competir diretamente com as empresas de moldes tradicionais. Diante disto, o presente trabalho buscou uma análise para identificar os critérios utilizados por usuários destes dois modelos de empresas aéreas, para a escolha da companhia aérea além de traçar suas motivações e preferências. Para tal, foram aplicados 80 questionários entre usuários destas duas empresas, no Aeroporto Internacional Afonso Pena, na cidade de Curitiba. A pesquisa demonstrou principalmente, que os clientes não são mais tão fiéis à companhia aérea e escolhem a que lhe oferece maior custo/benefício, que pode estar relacionado principalmente na equação freqüência-distância-tempo-custo.
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