Autor: Gustavo Vieira Perretto
Orientador: Paulo Roberto Baptista Stachowiak
Ano: 2003
Resumo: Esta monografia objetivou coletar dados para que fosse possível analisar o referencial teórico que compõe a segmentação de mercado, bem como para comparar a aplicação deste referencial com a prática desenvolvida nas agências de viagens. Entende-se a segmentação como sendo uma das alternativas que as empresas têm e terão para tornarem-se mais competitivas perante a crescente concorrência no setor de viagens. A tendência desta prática justifica-se pela própria necessidade de especialização, uma vez que desta maneira as expectativas geradas por um público consumidor cada vez mais informado e exigente, podem ser supridas com maiores chances de sucesso. A apresentação deste material está estruturada em quatro capítulos. No primeiro capítulo deu-se maior destaque à escolha da cidade de Curitiba para o desenvolvimento do projeto, além de ter sido mostrada um pouco de história e evolução das agências de viagens e dos profissionais que nelas atuam, os agentes de viagens. O segundo capítulo foi destinado à explicações sobre os mercados turísticos e especialmente sobre a segmentação de mercado, bem como as razões que determinam sua aplicação prática. No terceiro capítulo foi enfatizada a exemplificação de segmentos de mercado na área do turismo que devem ser de áreas promissoras e em expansão. O quarto capítulo possibilita o leitor verificar o resultado da aplicação de entrevistas em três agências de viagens especializadas em determinados segmentos de mercado. Destaca-se a comparação entre a teoria mostrada nos capítulos anteriores e a prática desenvolvida por aquelas agências. Do início ao fim da monografia pôde ser comprovado o uso de importantes referenciais teóricos, requisito indispensável a tal pesquisa acadêmica.
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