Autor: Isabela de Fátima Fogaça
Orientador: Carlos Alberto Maio
Ano: 2002
Resumo :Este trabalho é fruto de um projeto chamado “Lapa meu espaço de vida” que foi realizado na cidade da Lapa –PR. Foi aplicada a dois grupos distintos e a partir do resultado dos mesmos levantou-se temas pertinentes a serem discutidos e, então se fez um diálogo com a teoria intercalando os depoimentos e as declarações obtidas com o questionário de verificação. A Lapa é uma cidade que surgiu a partir de um ciclo econômico chamado tropeirismo e por isso sua configuração física se diferencia da maioria das cidades paranaenses, salvo algumas cidades da região dos Campos Gerais que também surgiram no mesmo contexto histórico. Possui um centro histórico composto por edificações dos séculos XVIII e XIX e hoje recebe turistas de todas as partes do Brasil porém a população ainda não sente os benefícios da atividade.
Portanto, a partir da observação desses fatores a projeto “Lapa meu espaço de vida” teve como seus alguns objetivos analisar o turismo como instrumento de educação proporcionando a re-leitura deste espaço e sua conseqüente valorização e também influência que essa construção histórica exerce na vida atual da comunidade.
Nas respostas obtidas com os questionários pôde-se perceber que a comunidade lapeana não visualiza influências da construção história cultural do município em sua vida atual e que a partir da atividade turística e o conseqüente maior conhecimento da história , costumes e tradições do município essas influências começam ser percebidas, fator observado no depoimento de um dos grupos verificados que já está em contato com a atividade e que está se qualificando para a mesma.
Palavras-chave: espaço de vida, turismo, valorização
Nenhum comentário:
Postar um comentário