Autor: Fabíola Bevervanço Zdepski
Orientador: Jociane Rigoni Viante
Orientador: Jociane Rigoni Viante
Ano: 2001
Resumo: O turismo rural vem se apresentando como alternativa para municípios que possuem potencial para desenvolver esta atividade. Buscou-se demostrar as cidades de analisar o espaço rural antes do planejamento de marketing turístico, pois, muitos municípios, muitas vezes, pela falta de visão da dimensão do turismo rural e de planejamento, acabam por desenvolver uma noção muito restrita da atividade,achando que o município só terá condições de desenvolver o turismo rural a partir do momento em que se abram pousadas na zona rural de seus municípios, deixando de valorizar seu próprio entorno e o potencial de forma ordenada e sustentável, sugere-se a aplicação do planejamento estratégico de marketing, com suas ferramentas e diretrizes para se criar condições favoráveis ao desenvolvimento local, destacando-se a necessidade da intervenção do poder público no planejamento, bem como do estabelecimento de parecerias no sentido de buscar solucionar entraves institucionais na implantação do turismo em municípios com vocação para o turismo rural. Para a criação de uma imagem positiva, uma prática comum é a análise ambiental, que permitem uma visão geral do mercado, identificando oportunidades ou ameaças a serem consideradas no planejamento. Onde é possível encontrar parâmetros para o estudo e a segmentação de mercado, para conhecer o comportamento do consumidor e suas motivações na escolha por um determinado destino, auxiliando na elaboração do composto de marketing, que se constituem dos quatro P´S: produto, preço, promoção e praça.
Palavras-chave: planejamento estratégico, marketing, desenvolvimento, municípios, turismo rural.
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