quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Proposta de um plano de marketing para o S.G. Palace Hotel (Taubaté – São Paulo)

Autor: Kelly Cristina Arabori

Orientador: Rúbia Gisele Tramontin Mascarenhas

Ano: 2006

Resumo: O turismo é uma atividade ampla que envolve a subjetividade humana, meios de transporte, atrativos e infra-estrutura. O trabalho em questão, procurou estudar os meios de hospedagem, e a importância da segmentação que visa facilitar seu gerenciamento. A segmentação do mercado hoteleiro surgiu quando os meios de hospitalidade se diferenciaram na forma de oferecer serviços e na infra-estrutura. Com essa ferramenta, foi possível classificar o produto em variadas categorias, formas de administração e público alvo; também facilitou as empresas quanto da formulação de um plano de marketing adequado, pois, a partir dessa análise, ficou mais fácil atingir os objetivos e o público alvo por ela pretendida. O trabalho apresenta duas ferramentas de marketing, os 8P’s (produto, pessoas, pacotes, programações, praça, parceria, preço, promoção) e o método comparativo, que juntamente com o círculo contínuo de marketing, auxiliam na formulação de estratégias para que a empresa se destaque da concorrência. Foi com o uso desses métodos que o plano de marketing do hotel familiar S.G. Palace, localizado na cidade de Taubaté, foi embasado na tentativa de aproveitar as oportunidades do mercado e tentar neutralizar as desvantagens. Com as mudanças propostas no plano de marketing do S.G. Palace Hotel, pretende-se, divulgar e reforçar a marca do mesmo, perante a demanda, aumentando a taxa e lucro da empresa, e principalmente, visar excelência no atendimento.

Palavras-chave: hospitalidade, segmentação, marketing, 8 p’s, concorrência

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