segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Potencial Turístico da Fazenda Bom Retiro em Teixeira Soares

Autor: Priscila Serenato

Orientador: Cláudio Jorge Guimarães

Ano: 2006

Resumo: Da interação entre ser humano, tempo e espaço diversos produtos surgiram, como a cultura de um povo, descobertas, invenções entre outros. O advento da industrialização contribuiu para a definição de uma dicotomia, meio urbano e meio rural, sendo este último o foco deste trabalho. O meio rural vem sofrendo, cada vez mais, com a negligencia e falta de investimentos para o pequeno e médio produtor. Uma alternativa para auxiliar/melhorar este quadro tem sido o Turismo. Empreender o turismo como uma nova atividade na propriedade rural exige planejamento e uma equipe multidisciplinar, que trabalhe com a interdisciplinaridade, sempre envolvendo a comunidade local e seus interesses. A erva-mate nativa é uma das peculiaridades do sul do Brasil, inclusive do município de Teixeira Soares, no estado do Paraná. O ciclo econômico deste produto influenciou a vida paranaense em vários aspectos, conseqüentemente, deixou memórias, histórias e patrimônios, materiais e imateriais. Estes patrimônios têm o potencial de se tornarem recursos para o turismo. Para tanto é necessário planejamento.

Este trabalho tem como objetivos:

- Evidenciar o potencial turístico da Fazenda Bom Retiro, em Teixeira Soares;

- Conhecer a importância do Ciclo da Erva-mate na conjuntura histórica do Paraná;

- Propor a revitalização de uma unidade produtiva de erva-mate tradicional, com fins turísticos enquanto fonte alternativa de renda.

O trabalho apresenta um apanhado do histórico do mate no decorrer do tempo, em regiões distintas para uma melhor compreensão do estudo. As fontes orais foram utilizadas como importante ferramenta para a coleta de dados no local escolhido para a pesquisa. Pesquisas em livros e na internet serviram como embasamento teórico e histórico. Foi verificado que existe potencial para o desenvolvimento de atividade turística na propriedade da Família Marchinski, enquanto detentora de um patrimônio material importante para a memória do município de Teixeira Soares e, porque não, do estado do Paraná.

Palavras-chave: erva-mate, turismo, planejamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário