Autor: Erick Pusch Wilke
Orientador: Carlos Alberto Maio
Ano: 2003
Resumo: Neste estudo, analisa-se a inserção de atividades relacionadas ao turismo no Ensino Fundamental, precisamente, em uma turma de 5ª série da Escola Estadual Monteiro Lobato, no bairro Jardim Carvalho em Ponta Grossa, Paraná. Inicialmente faz-se uma reflexão teórica sobre a transmissão do conhecimento pelo homem, a educação realizada em uma instituição organizada e aquela realizada no lar do aluno, bem como a abordagem de alguns conceitos e autores. A seqüência é feita com reflexões e análises das relações do Turismo como um instrumento para a educação formal, seja essa em sala de aula ou fora dela, realizada através do estímulo à percepção individual das relações do homem com seu ambiente social e cultural. Finalmente, a apresentação da experiência na escola, da metodologia utilizada, constituída de uma seqüência cronológica de atividades relacionadas ao turismo trabalhadas com os alunos uma vez por semana, e a exposição dos resultados alcançados, demonstrados pelas considerações dos próprios alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário