Autor: Francinara de Mario
Orientador: Paulo Roberto Baptista Stachowiak
Ano: 2004
Resumo: A necessidade de um canal de distribuição, acessor e organizador, entre o produto turístico e o cliente, motivou o nascimento das agências de viagens. A era da comunicação deu base a essa gênese e, por outro lado, hoje é a principal causa das múltiplas mudanças pelas quais está passando esse setor da atividade turística. Essas mudanças têm várias razões, como o corte na comissão das passagens aéreas, desregulamentação do transporte aéreo, desenvolvimento dos GDS’s, e a popularização da Internet. Mesmo constatando que a rede mundial deve ser encarada mais como aliada do que como concorrente, alguns agentes ainda temem perder seus clientes para ela. Em virtude disso, há necessidade de uma revisão no papel do agente de viagens, buscando um novo perfil: o do agente-consultor, um profissional preparado para orientar e adequar o produto ao gosto do cliente. Considera-se que há uma crescente necessidade de maior qualificação do agente de viagens, e que os anseios de um cliente cada vez mais exigente, terá seu espaço cada vez mais garantido no mercado.
É isso aí, menininha.
ResponderExcluir