terça-feira, 6 de setembro de 2011

Análise dos parâmetros de escolha da hotelaria pelo mercado de agências de viagens. Proposta de uma maior inserção da classificação hoteleira

Autor: Diego Paulo Santi

Orientador:

Ano: 2005

Resumo: O setor hoteleiro nacional está em uma fase de transição, abandonando definitivamente a característica de insipiente tornando-se, devido a grande gama de hotéis existentes, um setor competitivo e voltado para a qualidade. Porém, os hotéis se deparam em dificuldades por amparos legais de comprovar qualidade na apresentação aos clientes e ao mercado de agências de viagens, os quais são considerados principais vendedores de seus produtos de hospedagem. A partir dessa dificuldade, o presente estudo teve por objetivo analisar junto ao mercado de viagens quais são os parâmetros de escolha de hotelaria a ser ofertada aos seus clientes e verificar qual a importância da nova matriz de classificação hoteleira junto a este mesmo mercado. Trata-se de uma pesquisa descritiva, exploratória, de abordagem dialética. Foram sujeitos dessa pesquisa agências de viagens e operadoras de turismo. Entre os resultados da pesquisa destacam-se a existência de excessivos fatores em que o mercado de agências de viagens se baseiam e utilizam para a escolha das hospedagens, os quais nenhum são oficialmente abalizados para determinar a categoria do hotel e também expôs a importância, ressaltada pelos agentes e operadores de uma classificação hoteleira mais vigente. Infere-se da pesquisa a necessidade de uma maior inserção da Nova Classificação do Mercado Turístico Nacional, no sentido de proporcionar aos hotéis de uma certificação de seu padrão de qualidade e oferecer as agências de viagens, uma credibilidade avalizada dos serviços de hospedagem ofertados. A maior adesão da classificação hoteleira proporcionará aos agentes e operadores de turismo facilidades na venda de hospedagem, porém estes precisam oferecer vantagens aos hotéis que aderirem à classificação, para viabilizar benefícios desse sistema no mercado turístico nacional.

Palavras-chave: hotelaria, mercado de agências de viagens, nova matriz de classificação hoteleira.

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