quarta-feira, 20 de julho de 2011

Universidades Holandesas ofertam bolsas de estudo



Opções são para programas de MBA e mestrado. Interessados precisam ficar atentos aos prazos.


por Carlos Alberto Mayer


Dentro do seu programa de internacionalização a Universidade Estadual de Ponta Grossa, através do Escritório de Assuntos Internacionais (EAI), vem possibilitando o acesso de seus acadêmicos aos mais diversos cursos em instituições de outros países. Segundo o chefe do EAI, professor Carlos Roberto Berger, mesmo que não exista um convênio formal com a instituição desejada, o Escritório tenta viabilizar o aluno no curso internacional desejado. “O Escritório de Assuntos Internacional existe exatamente para mostrar os caminhos que o estudante deve trilhar para alcançar seus objetivos, independente de convênios firmados”, comenta. Para Berger, se determinado aluno da UEPG desenvolve um projeto que não existe em universidades internacionais conveniadas, mas tem em outras não conveniadas, o EAI dá sua contribuição para inseri-lo no contexto almejado. 
Diante disso, a Holanda vem se tornando um destino de estudos cada vez mais atraente pelo seu elevado padrão acadêmico e pela variedade de cursos oferecidos para quem tem fluência no idioma Inglês. São mais de 1500 opções de programas de ensino superior, totalmente desenvolvidos para estudantes internacionais. Existem opções para graduação, mestrado, doutorado, além de cursos de curta duração e especializações em todas as áreas. Carlos Roberto Berger diz que esta é uma boa opção, pois o país das bicicletas possui 11 das 14 universidades pesquisadas inseridas entre as 200 melhores do mundo pelo respeitado ranking da Revista Times. De acordo com Remon Daniel Boef, diretor da Nuffic Neso Brazil, escritório holandês que representa o ensino superior em nosso país, o governo holandês assegura a qualidade das instituições através de um sistema nacional de acreditação, ofertando aulas interativas, baseadas no sistema Problem Based Learning (Aprendizagem baseada na resolução de problemas), explica.
O chefe do EAI acrescenta que o Interesse da Holanda pelo Brasil é crescente. “Prova disso é que muitas universidades desenvolveram programas de bolsas voltados especialmente para estudantes brasileiros”. Berger, por meio do Escritório da UEPG já manteve encontros com diretores da Nuffic Neso Brazil, no sentido de buscar caminhos para firmar acordos de cooperação. Para conhecer as opções, basta acessar www.nesobrazil.org/bolsas e verificar as opções existentes na sua área de estudo. Os critérios para concessão variam de acordo com a universidade e o curso escolhido, mas a excelência acadêmica e domínio do idioma inglês (comprovado através de certificados de proficiência como TOELF ou IELTS) são fundamentais.
Mas a Nuffic alerta que o interessado deve ficar sempre atento aos prazos, pois os deadlines são curtos e a lista de documentos a serem apresentados é extensa (para conhecer acesse:http://www.nesobrazil.org/Checklist ). Até o dia 24 de julho é possível aplicar-se para o International MBA Challenge e para o Business Case Programas de MBA Internacionais de uma da conceituada instituição Holandesa que oferece full-tuition scholarship de até 32500 euros (72,405 BRL) aos estudantes brasileiros. Para informações completas, acesse: http://www.nesobrazil.org/students/information-in-portugese/Bolsas/bolsas-institucionais-1/the-nyenrode-business-university-neso-brazil-scholarship/.
 
 
Serviço
Nuffic Neso Brazil Edifício Torre do Pátio Brasil,
sala 1325/27 13th floor (13º andar)
SCS Quadra 07 Bloco ‘A’ n° 100 Asa Sul
C.P. 70 307-901 Brasília – DF
T: (+55) (61) 3041 6094
F: (+55) (61) 3041 6093
E: info@nesobrazil.org
W: www.nesobrazil.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário