sexta-feira, 8 de julho de 2011

A leitura da cidade: Proposta de interpretação do patrimônio cultural na cidade de Palmeira - PR

Autor: Danielle Ane Godotti

Orientador: Cláudio Jorge Guimarães

Co-orientador: Márcia Maria Dropa

Ano: 2003

Resumo: Atualmente o desenvolvimento da atividade turística tem provocado reflexões sobre os impactos sócio-culturais nas populações locais, chamando a atenção para novas propostas de ação no que se refere ao planejamento do turismo urbano. A educação para o turismo pode ser um meio para unir e aplicar o conhecimento das áreas de turismo e educação, além de outras como história, da qual faz parte a educação patrimonial. Nesse sentido, torna-se um meio de proporcionar à comunidade, bem como aos seus visitantes, elementos que possibilitem a reflexão e aprendizagem sobre seu papel na configuração de seu meio, sobre a utilização do patrimônio cultural edificado na preservação de sua memória e sobre a valorização de sua identidade no processo de “acolhimento” de visitantes, para o conseqüente intercâmbio cultural, inerente à atividade turística. Este estudo tem por objetivo abordar as questões relativas à utilização dos aspectos culturais presentes no meio urbano da cidade de Palmeira-PR, buscando a valorização e preservação do patrimônio cultural, por meio de práticas de interpretação, colocando-se a educação para o turismo como estratégia para o reconhecimento identitário da comunidade local e, assim, buscar prepará-la para receber visitantes. Para a elaboração as propostas, foram utilizados referenciais bibliográficos, documentais, iconográficos e entrevistas. As propostas buscam dessa forma contribuir para a educação turística do município, a partir da interpretação de seu patrimônio cultural.

Palavras-chave: patrimônio, educação, turismo cultural, interpretação.

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