quarta-feira, 25 de maio de 2011

Observatório Astronômico da UEPG promove evento no Palladium

por Carlos Alberto Mayer


Acontece no período de 26/05 à 18/06, no Shopping Palladium, a I semana de Astronomia, I Curso de formação continuada em ensino de astronomia – Céu do Paraná e XVIII Encontro Regional de Astronomia (EREA). Promovido pelo Observatório Astronômico ‘Andrômeda’/Departamento de Geografia (DEGEO) da Universidade Estadual de Ponta Grossa, este evento será constituído de palestras e oficinas, realizadas de 6 a 11/6 e Exposição de banners com sessões de planetário. O projeto que culminou com a realização desse evento, conta com a parceria das universidades Federal do Paraná (UFPR) e Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR), Colégio Estadual de Curitiba, Sociedade Amadora de Astronomia, Parque Newton Freire, Olimpíada Brasileira de Astronomia, Sociedade Astronômica Brasileira Secretaria da Educação do Paraná (SEED) e Shopping Palladium, tendo como patrocinadores o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Fundação Araucária do Paraná.
De acordo com o coordenador do Observatório da UEPG, professor e pesquisador Marcelo Emílio, entre os objetivos estão a promoção e a formação continuada de professores dos ensinos fundamental e médio bem como de acadêmicos que atuarão nestes níveis de aprendizagem, através do contato com astrônomos profissionais. “Queremos que, através da transmissão direta, os conhecimentos científicos atuais em Astronomia cheguem até os nossos estudantes de forma atrativa propiciando com que o interesse pelo tema, por parte dos alunos, seja significativo. “Entendemos que , com esta proposta, estaremos incentivando a multidisciplinaridade das ciências através da exobiologia e produzindo, nas oficinas, materiais didáticos pedagógicos para o ensino da astronomia na sala de aula através de atividades práticas”, descreve.
Para Emílio, com os amplos estudos e as readequações de conceitos sobre as novas normas que estão realizadas pela União Astronômica Internacional passa a existir outra definição do que são planetas (considerados de tamanhos normais) e planetas anões do Sistema Solar. “Em vista disso, nossa intenção é fazer com que a classe estudantil passe a conhecer esses estudos e também tome ciência a respeito da descoberta de planetas e sistemas planetários fora do Sistema Solar”. Marcelo explica que, em paralelo, a proposta é estender uma formação atualizada aos professores das redes educacionais de Ponta Grossa e Região no que se refere à utilização de novas tecnologias, como de telescópios robóticos, de programas de computador e de TV pendrive como ferramentas didáticas para o Ensino da Astronomia.
Ao justificar seu projeto, o coordenador do Observatório Astronômico Andrômeda, frisa que na história das reformas educacionais, a disciplina de Ciências vem passando por inúmeras reestruturações curriculares, de modo a atender às diferentes concepções e tendências teórico-metodológicas. No início da década de 1990 foi implantado o Currículo Básico para a Escola Pública do Estado do Paraná. “Nesse currículo se incluiu o ensino de Astronomia desde a pré-escola até a 8ª série, sendo que os conteúdos dessa área do conhecimento seriam trabalhados na disciplina de Ciências. A partir da aprovação da LDB vigente (Lei Federal nº 9.394/1996), entre outras providências foram produzidos os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) que propunham uma nova organização curricular em âmbito federal. Ao citar o documento “PARANÁ, 2009, p. 56”, Marcelo Emílio frisa que o Currículo Básico para o Paraná foi, oficialmente, substituído pelos PCN, cujos fundamentos contribuíram para a descaracterização da disciplina de Ciências, pois, nesse documento, o quadro conceitual de referência da disciplina e sua constituição histórica como campo do conhecimento ficaram em segundo plano.
“Em 2003, com as mudanças que estavam ocorrendo no cenário político nacional e estadual, deu-se início, no Estado do Paraná, a um processo de discussão em torno da produção das novas Diretrizes Curriculares da Educação Básica (DCE) disciplinares, dentre elas, a de Ciências, entre os vários objetivos, tem como principal o de estabelecer novos rumos e uma nova identidade para o ensino de Ciências”. A partir de então, o ensino de Astronomia é parte integrante da disciplina de Ciências como um dos conteúdos estruturantes e que trata da discussão sobre a origem e a evolução do universo. As inscrições podem ser feitas pessoalmente no Observatório Astronômico Andrômeda, localizado no Campus da UEPG em Uvaranas (Avenida General Carlos Cavalcanti, 4748), pelo site HTTP://CEUDOPARANA.UEPG.BR, ou no próprio local do evento, Shopping Palladium.

Nenhum comentário:

Postar um comentário