quinta-feira, 10 de maio de 2012

A CRIAÇÃO DE PRATOS TÍPICOS X A CULTURA DAS COMUNIDADES: uma análise dos pratos típicos de Castro - PR

Foi publicada na Revista Eletrônica da Universidade de São Paulo de Turismo Cultural um artigo da Profª. Rúbia Gisele Tramontin Mascarenhas, da Universidade Estadual de Ponta Grossa.


A CRIAÇÃO DE PRATOS TÍPICOS X A CULTURA DAS COMUNIDADES: uma análise dos pratos típicos de Castro - PR



Autores:  Rúbia Gisele Tramontin MASCARENHAS
              José Manoel Gonçalvez GÂNDARA


Resumo: A criação de pratos típicos é utilizada como uma estratégia de marketing turístico, mas que na maioria das vezes não considera a cultura e os valores históricos da culinária regional. Historicamente, o município de Castro, localizado na região dos Campos Gerais do Paraná possui forte vínculo com o movimento tropeiro e a relevante presença de diversas etnias, que compõem o paladar e os cardápios, apresentando uma diversidade e uma combinação que se torna singular. Apesar desses elementos histórico-culturais, o município possui pratos divulgados e comercializados como “típicos” advindos de concursos que pouco se vinculam a cultura da comunidade. Considerando as potencialidades turísticas, Castro destaca-se pela quantidade de atrativos turísticos naturais, históricos e culturais. Esta pesquisa objetivou identificar a cultura culinária presente neste município, analisando a criação dos pratos típicos e sua vinculação com a comunidade e com a atividade turística. Desta forma, considerou-se como atores para a pesquisa os proprietários de restaurantes, o poder público e a sociedade civil organizada, visando identificar as diferentes percepções sobre os pratos típicos locais. A valorização da culinária regional contribui para a preservação do patrimônio cultural imaterial e complementa a oferta turística, pois considera os aspectos históricos e culturais da região. Assim, pode-se destacar a culinária regional como referencial gastronômico que agrega valor à atividade turística e, que, se planejada pode ser além de uma complementação da oferta, o próprio atrativo turístico de uma localidade.

Palavras-chave: atrativo turístico, patrimônio imaterial, prato típico.

Para mais informações ou acesso ao artigo completo: link

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