terça-feira, 6 de março de 2012

Exposição Museu Campos Gerais



UM RECORTE DA HISTÓRIA A PARTIR DA COLEÇÃO DE NUMISMÁTICA DO MUSEU CAMPOS GERAIS

Inicialmente o homem praticava seu comércio a partir de trocas, também conhecidas como “escambo”, ou seja, trocava um objeto por outro sem ser levado em consideração o valor e a quantidade de cada mercadoria, por exemplo, quem tinha trigo em abundância trocava com quem tinha milho. A descoberta dos metais pelo homem e a necessidade de se impor um valor para as mercadorias comercializadas provocou o surgimento das moedas em forma de objetos, porém, somente no século VII a.C. encontramos moedas no modelo das que utilizamos hoje. Essas primeiras moedas eram pequenos pedaços de metal com peso e valor definido e com cunho oficial.

Com o passar dos séculos o uso de moedas foi se alastrando a praticamente todas as regiões e povos, adquirindo características próprias de acordo com a economia, política e cultura de cada país.

O Museu Campos Gerais a partir de 05 de março oferece para a comunidade visitante a exposição da sua Coleção de Numismática Brasileira. A mostra permite conhecer um pouco da história do Brasil a partir de suas moedas e cédulas, que circularam desde o Período Imperial até a implantação do Real.

A exposição permanecerá aberta até o dia 30 de abril nas dependências do Museu Campos Gerais, sito a Rua Engenheiro Schamber, 686.

Para atender o público que tenha interesse em visitar esta exposição o Museu coloca-se a disposição para o agendamento de monitorias por meio do telefone (42) 3223-7766 ou do e-mail museucamposgerais@uepg.br





Nenhum comentário:

Postar um comentário