sábado, 9 de abril de 2011

WWF- Brasil e Fundação Florestal lançam Guia de aves da Mata Altântica em São Paulo

O Guia de aves Mata Atlântica Paulista, produzido pelo WWF-Brasil e pela Fundação Florestal do Estado de São Paulo, foi lançado nesta quarta-feira, dia 8, em solenidade no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista. Na ocasião, o governador Alberto Goldman também assinou o contrato de empréstimo com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para investimentos no programa de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar.

O empréstimo de cerca de R$ 287 milhões complementa os recursos estatais e federais, totalizando um investimento de R$ 832 milhões, a ser aplicado até 2013 no estudo de áreas de risco, transferência de famílias que atualmente ocupam áreas protegidas, investimentos sociais e gastos com proteção, fiscalização e conservação do Parque Estadual Serra do Mar. "É um projeto de muita coragem que reforça a importância que o governador Serra deu a este programa", disse o governador Goldman.

O secretário do Meio Ambiente, Pedro Ubiratan Escorel de Azevedo, ressaltou a importância do Guia de ves como parte da estratégia da secretaria segundo a qual é preciso "conhecer para conservar". "Nos parques administrados pela Fundação há o maior afluxo de observadores de aves da América Latina, então o Guia é uma oportunidade para garantir que a visitação seja feita com cuidados. Quanto mais facilitado o acesso da população aos parques, melhor", afirmou.

Quarenta e oito espécies de pássaros da Mata Atlântica estão catalogadas no Guia, com nomes e dados científicos, nomes comuns, fotografias coloridas e uma breve descrição de comportamento e hábitos, bem como suas particularidades. O material foi pensado para os visitantes habituais dos parques e será usado também para atrair novos visitantes na tentativa de instigá-los na observação das aves, mas também para os ornitólogos, observadores profissionais e estudiosos. "Esse Guia traz informações inéditas e atualizadas que dizem respeito a uma região específica, que é a Serra do Mar. Além disso, há uma listagem completa das espécies no final para que os ornitólogos possam fazer suas anotações técnicas", diz Luciana Simões, coordenadora do Programa Mata Atlântica.
A versão digital está disponível gratuitamente aqui:

http://assets.wwfbr.panda.org/downloads/guia_de_aves_mataatlantica_wwfbrasil.pdf

Fonte: Lista Rede Ecoturismo. Por Roberta Lotti, de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário