sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Website para Pesquisa

Outro site que vale a pena conferir é: http://www.worldtourismdirectory.com/

Um site voltado para informações sobre países, associações, organizações, serviços voltados para a atividade turística.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Análise do Plano de Manejo do Parque Estadual do Guartelá: a proteção das áreas naturais e o turismo

Autor: Ellen Cristina Wolf

Orientador: Cláudio Jorge Guimarães

Ano: 2008

Resumo: O trabalho apresentado teve como objetivo analisar o contexto das Unidades de Conservação e o Plano de Manejo do Parque Estadual do Guartelá, fazendo comparação entre a teoria e a realidade. A pesquisa foi feita baseada em bibliografias, visitas de campo, entrevista com o gerente da Unidade e estudo do Plano de Manejo do Parque. A partir destas fontes pode-se chegar à conclusão de que o conceito de Unidades de Conservação, e a legislação aplicada à mesma evoluíram com o passar dos anos e que sua criação e implantação necessita de estudos técnicos aprofundados. Estes estudos fornecem subsídios para a elaboração de um Plano de Manejo, que é um documento no qual é baseada a gestão da Unidade. O Plano de Manejo analisado possui programas de manejo interessantes para o crescimento turístico e econômico do Parque e da região onde está localizado, porém a realidade demonstra que a falta de funcionários e de recursos torna a aplicação dos mesmos inviável. O que demonstra que o Poder Público não vem cumprindo com suas obrigações, o que pode ameaçar a sobrevivência destas espécies.

localizado, porgilisado possui programas de manejo interessantes para o crescimento tuda Unidade e estudo do Palno de Manejo dPalavras-chave: conservação/preservação, turismo, plano de manejo

Intercâmbio Cultural: A relevância para os profissionais da atividade turística

Autor: Morgana Maihara Galvão

Orientador: Cláudio Jorge Guimarães

Ano: 2008

Resumo: O objetivo deste trabalho foi perceber a importância do intercâmbio cultural para os profissionais da atividade turística. Com base nisto foram elaborados alguns temas que contemplam o assunto, tais como: o início das viagens educacionais, o turismo cultural, a atividade turística e os profissionais que atuam na área; além da segmentação do mercado, incluindo o turismo estudantil e os tipos de intercâmbios existentes atualmente. Foi realizada uma pesquisa com autores renomados do turismo, onde se podem analisar os aspectos históricos e atuais dos deslocamentos com intuito educativo. Também foi utilizada uma pesquisa de campo com aplicação de questionários aos profissionais e também a estudantes da atividade turística que viajaram para o exterior realizando algum tipo de intercâmbio. De forma que pode-se analisar dentro desta pesquisa, as motivações que levaram os jovens a viajar e as atividades que realizaram durante o intercâmbio. E os resultados obtidos são favoráveis ao assunto, percebendo a relevância do intercâmbio cultural, sendo este uma alternativa para os profissionais, ou ainda, estudantes de turismo que procuram novos caminhos de aprendizado para atuar no mercado.

Palavras-chave: viagens educacionais, intercâmbio cultural, experiência, turismo, profissional

Website para Pesquisa

Outro endereço que é muito utilizado e tem informações importantes sobre o Turismo no Mundo é:

http://unwto.org/en/members/states

Neste site, a Organização Mundial do Turismo tem uma lista sobre os países membros e informações sobre cada um deles.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

A Produção Artesanal na Colônia Witmarsum e a sua atratividade para o Turismo Étnico – Cultural na Região dos Campos Gerais

Autor: Elisa Carla Barletta

Orientador: Graziela Scalise Horodyski

Ano: 2008

Resumo: A chegada de diferentes grupos de imigrantes, em épocas distintas, ao estado do Paraná causou modificações no cenário espacial e cultural deste. O referencial de cada grupo étnico presente entre outras coisas, na alimentação, na forma de manifestações de suas respectivas culturas, entre elas o artesanato, tem propiciado às cidades que receberam estes imigrantes, na região dos Campos Gerais aonde encontra-se grande parte destes, utilizarem estes recursos culturais em seus apelos turísticos. Em Palmeira, a colônia Witmarsum composta por imigrantes de origem alemã, que tem como características a religião Menonita, vem se destacando no cenário turístico regional, apresentando potencial para o fortalecimento da atividade turística baseada em seu patrimônio cultural e também pela oferta de produtos alimentícios, técnicas artísticas aplicados a objetos antigos (Bauermalarei), trabalhos em madeira, palha e colagens e também gêneros alimentícios como compotas, conservas, bolachas e embutidos, elaborados por artesãos da comunidade além de auxiliar a manutenção da tradição também ajuda a compor uma imagem turística para o local. Neste sentido, o presente trabalho de conclusão de curso, teve por objetivo analisar o artesanato desta colônia de imigrantes, verificando a potencialidade deste elemento – o artesanato – sendo este um atrativo que pode estimular o crescimento do Turismo no local. Como metodologia, foram realizadas pesquisas bibliográficas e entrevistas buscando traçar o perfil do artesanato desenvolvido no local para compreender como o mesmo pode contribuir para a composição de uma imagem que represente a comunidade. Como resultado foi possível comprovar, por intermédio da metodologia utilizada, que os produtos artesanais complementem a oferta de bens culturais apreciados pelos visitantes, havendo para tanto, a necessidade do planejamento para que os efeitos gerados pela atividade não comprometa a produção destes. A criação e a vinculação de uma imagem com base nos produtos artesanais identificados se mostram favorável aos turistas e a comunidade.

Palavras-chave: Witmarsum, produtos artesanais, turismo, imagem local

A Industrialização e a Atividade Turística: estudo de caso em Ponta Grossa – PR

Autor: Karen Lidiane Kobilarz

Orientador: Márcia Maria Dropa

Ano: 2008

Resumo: A atividade turística requer inovações constantes em sua oferta turística. Sendo assim, a segmentação da atividade constituiu-se em importante instrumento para tanto. No presente trabalho, buscou-se analisar o potencial do turismo industrial em Ponta Grossa, sendo que o turismo industrial constitui-se em visitas técnicas programadas. Para a efetivação da presente pesquisa, os procedimentos metodológicos pautaram-se nas fases do Planejamento Turístico, a partir da análise macroambiental, efetuou-se o inventário e diagnóstico. Sendo assim, detectou-se que Ponta Grossa possui um considerável número de empresas instaladas em seu território sendo que as mesmas podem ser classificadas de acordo com a atividade econômico desenvolvida. A partir da localização em diferentes regiões do município, identificou-se o potencial para o desenvolvimento do turismo industrial.

Palavras-chave: turismo, segmentação, industrialização

Website para Pesquisa

O European Travel Commission:

http://etc-corporate.org/modules.php?name=Content&pa=showpage&pid=16

"Originalmente estabelecida em 1948, ETC tem vindo a promover internacionalmente a Europa por mais de 60 anos, e atualmente realiza as seguintes atividades:
- Relações Públicas;
- Publicidade ao consumidor em alguns mercados no exterior;
- Promoções do comércio;
- Pesquisa de mercado;
- Desenvolvimento profissional para os membros (seminários, intercâmbio de informações);
- Ligação com outras agências relevantes (por exemplo, Unidade da Comissão Europeia do Turismo (DG Enterprise), das Nações Unidas Organização Mundial do Turismo (OMT), e da Organização para a Cooperação Económica e Desenvolvimento (OCDE)."

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Blog Tourist vs Traveller

Neste blog, a jornalista Fiona Cullinan destaca alguns vídeos, algumas informações, curiosidades sobre o Turismo.

Entre eles destaca-se o post das 44 slogans de marketing turístico mundiais...

Aproveitem: http://touristvstraveller.wordpress.com/2009/12/03/around-the-world-in-44-tourism-slogans/

Marketing e Turismo de Eventos: estudo de caso sobre o Festival de Curitiba

Autor: Danielle Cristina Carneiro

Orientador: Cláudio Jorge Guimarães

Ano: 2008

Resumo: O turismo em seu segmento de eventos mostra-se como uma das vertentes da atividade turística que engloba o desenvolvimento e execução de feiras, congressos, festivais entre outros. Movendo, desta forma, comunidade receptora, turistas e infraestrutura, o segmento necessita, tanto quanto qualquer outra atividade, de planejamento. Planejar no sentido de delimitar ações futuras, decidir estratégias e garantir que as ações pré-determinadas sejam efetivamente cumpridas. O marketing, neste contexto, mostra-se como uma ferramenta útil no processo de planejamento. No sentido de divulgação, ele se apresenta como uma estratégia de captação de demanda, atraindo desta forma um maior público. A partir da metodologia utilizada neste trabalho, que em sua base teórica inclui autores que discutem turismo, planejamento, marketing e estratégias de divulgação, a monografia visa ainda a análise empírica, análise esta que se deu a partir do Festival de Curitiba e de um questionário de caráter investigativo a ele relacionado. Realizado anualmente na cidade de Curitiba, Paraná, o Festival de Curitiba é uma mostra cultural que se encontra na 17ª edição. Com um público, ao longo dos anos, estimado em 1,2 milhões de pessoas, entre turistas e moradores, o evento movimenta a cidade culturalmente e economicamente. Entender como a divulgação e a promoção do Festival atuam no sentido de atrair mais pessoas, perceber como o público encara as estratégias de marketing, além de analisar como o Festival pode ser considerado como um evento turístico tornam-se, portanto, objetivos de estudo do presente trabalho. Como resultado posterior, a partir das análises teóricas e práticas, pode-se concluir que o Festival é um exemplo no que tange o planejamento, divulgações e estratégias de marketing.

Palavras-chave: turismo de eventos, marketing, estratégias promocionais, Festival de Curitiba

Análise da aplicabilidade do modelo de planejamento da atividade de turismo social proposto pelo SESC na unidade Ponta Grossa

Autor: Aline Cezar Schwab

Orientador: Cláudio Jorge Guimarães

Ano: 2008

Resumo: O presente trabalho tem por objetivos demonstrar a contribuição do SESC (Serviço Social do Comércio) na inserção e desenvolvimento das atividades de Turismo Social no Brasil, de modo a endossar o caráter social presente nas atividades de Turismo realizadas na entidade e analisar a realidade da atividade na Unidade SESC Ponta Grossa. Para tanto, foi utilizado como metodologia, a pesquisa bibliográfica em publicações da área de Turismo, o Modelo da Atividade Turismo Social, Módulo de Programação: Turismo Emissivo, publicado pelo Departamento Nacional do SESC no ano de 2007, e distribuído à todas as Unidades Executivas da entidade, com o objetivo de padronizar as ações de Planejamento, Execução e Divulgação da atividade de Turismo Social, além da análise de dados referentes à comercialização de excursões na Unidade SESC Ponta Grossa no período de Janeiro a Dezembro do ano de 2007. Os resultados obtidos por intermédio da pesquisa e análise dos dados demonstram que as atividades de Turismo Social realizadas no SESC Ponta Grossa não enquadram-se no Modelo proposto pela entidade, devido a apresentar uma série de irregularidade em relação ao Modelo, que acabam por fazer com que a comercialização de excursões na Unidade apresente-se significativamente inferior à demanda potencial constatada, e fazendo ser necessários investimentos imediatos na atividade de Turismo Social, primordialmente nas áreas de Recursos Humanos e Planejamento, de modo a possibilitar a adequação das atividades de Turismo realizadas na Unidade ao Modelo de Planejamento da atividade proposto pelo SESC.

Palavras-chave: turismo social, planejamento, SESC, Ponta Grossa

Website para Pesquisa

Outro endereço que pode auxiliar é em pesquisas sobre Marketing é:

http://destinationmarketing.org/index.asp

"Como recurso maior e mais confiável do mundo para as organizações de destino oficial de marketing (DMOs), Destination Marketing Association International é dedicada a melhorar a eficácia de mais de 3.300 profissionais de 600 organizações de marketing de destino em mais de 20 países.

Nós fornecemos aos nossos membros profissionais, parceiros da indústria, estudantes e educadores, os recursos mais avançados de ensino, oportunidades de networking, e benefícios de marketing disponíveis no mundo." DMAI

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Bolsas de Estudo na Holanda

Para aqueles que querem aprimorar, conhecer e estudar em um outro país Turismo, esta é uma das oportunidades oferecidas pela Holanda.

http://www.nesobrazil.org/students/information-in-portugese/cursos-oferecidos-em-ingles

Alguns cursos que podem interessar, a maioria com duração de 4 anos:
http://ispacsearch.nuffic.nl/showprogrammes.aspx?foscodeid=208&fid=8

Legislação Patrimonial: Limites e possibilidades da utilização pelo setor comercial dos patrimônios históricos culturais edificados

Autor: Natalia Cristina Moutinho Sant’anna
Orientador: Márcia Maria Dropa
Ano: 2008
Resumo: As cidades surgiram por fatores sociais, econômicos e políticos, e desde então se tornam o cenário da história da humanidade, registrando nas diversas manifestações a cultura e a origem de cada povo. Estas manifestações foram denominadas de patrimônios culturais, conceito o qual abrange os bens materiais e imateriais. Este trabalho destaca os patrimônios históricos edificados, bens materiais representativos da arquitetura e das relações sociais de cada época. Deste modo, esta pesquisa aborda as relações existentes entre a preservação dos patrimônios históricos edificados e a sua utilização comercial relacionada a atividade turística na cidade de Ponta Grossa – PR. Para tanto se utilizou como metodologia a pesquisa exploratória, de reflexão, bibliográfica e documental, junto aos órgãos oficiais, traçando um panorama histórico cultural da política patrimonial. Além do processo de tombamento existem outras formas de promover a preservação do patrimônio histórico como inventário, os planos diretores, a desapropriação, a transferência do potencial construtivo, a educação patrimonial e as leis específicas. Outra ferramenta de relevância para a preservação, desde que utilizada de maneira planejada, é o turismo que por meio da reutilização destes espaços proporciona sua revitalização funcional e econômica, despertando também o interesse da comunidade em conhecer seu patrimônio cultural. Sendo assim, obteve-se como resultado desta pesquisa a necessidade de desenvolver ações que visem a divulgação e integração do patrimônio cultural edificado de Ponta Grossa tanto à comunidade quanto ao setor econômico, a fim de valorizar a cidade e trazer benefícios sociais e econômicos para a mesma.
Palavras-chave: turismo, patrimônio edificado, utilização comercial

Website para Pesquisa

O endereço abaixo contém informações sobre fontes oficiais de turismo como:

Postos de turismo do governo, Convention & Visitors Bureaus, Câmaras de comércio e organizações similares que fornecem informações de viagem livre, precisa e imparcial ao público. Empresas, como agentes de viagens, operadores turísticos e hotéis não estão incluídos.

http://www.towd.com/

domingo, 11 de dezembro de 2011

O setor de eventos na hotelaria de Ponta Grossa – PR

Autor: Lisie Cristina Marinho

Orientador: Paulo Roberto Baptista Stachowiak

Ano: 2008

Resumo: Os hotéis em Ponta grossa – PR estão crescendo cada vez mais e melhorando suas estruturas principalmente no setor de eventos com inovação nos equipamentos, infraestrutura e mão de obra qualificada. Isto se dá pelo fato de que a cidade vem recebendo pessoas de outras localidades principalmente vindas a negócios. Os clientes estão cada vez mais exigentes e os proprietários de hotéis em busca de aperfeiçoamento, pois além da competitividade existente no mercado devem também atender cãs expectativas dos clientes. O setor de eventos dentro das estruturas hoteleiras tornou-se importante e ao mesmo tempo competitivo no mercado pontagrossense. Nesta pesquisa foram levantados dados sobre a história, estrutura em si e seus espaços para eventos nos seguintes hotéis: Barbur Plaza, Bristol Multy Vila Velha e Slavieiro Executive Ponta Grossa sendo estes escolhidos por serem os maiores da cidade com relação as suas estruturas e com amplos espaços para eventos. Em seguida obtendo as porcentagens em relação aos tipos de eventos realizados nos hotéis, os motivos de hospedagem e os setores produtivos a fim de diagnosticar a representatividade e importância do setor de eventos na hotelaria de Ponta Grossa – PR. Para o levantamento desses dados foram feitas entrevistas abertas com os responsáveis dos hotéis. Após essas entrevistas e análise dos dados foram constatados que o setor de eventos na hotelaria de Ponta Grossa – PR tem uma representatividade e importância significativa, pois é gerador de lucros, aumenta a taxa de ocupação, minimiza os problemas com a sazonalidade e proporciona o próprio marketing do hotel fazendo com que os proprietários invistam cada vez mais no setor.

Palavras-chave: hotelaria, eventos, hotel

sábado, 10 de dezembro de 2011

Prorh promove curso de decoração de buffet

A Pró-Reitoria de Recursos Humanos (Prorh), através Seção de Treinamento e Desenvolvimento, em parceria com o projeto de extensão NETUR (Núcleo de Estudos Turísticos), promoveu nesta quinta-feira (8), o curso de decoração de buffet e de pratos individuais, com frutas e legumes. O projeto é coordenado pela professora Rúbia Gisele Tramontin Mascarenhas (Departamento de Turismo) e visa ao aprimoramento no atendimento prestado à comunidade universitária e externa. O curso envolveu as cozinheiras dos restaurantes universitário do Campus de Uvaranas (Colégio Agrícola) Campus Central e do CAIC.

De acordo com a professora Rúbia Tramontin, o objetivo do curso é despertar o interesse na decoração de pratos e demonstrar técnicas de decoração de buffet. “Afinal comemos muito pela aparência e um buffet bem arrumado contribui para ressaltar o gosto e o carinho no preparo dos pratos oferecidos”. A professora espera que a comunidade universitária aproveite as idéias apresentadas. Em 2012, o projeto terá continuidade com novos cursos tais como preparo de massas, gastronomia, cultura, entre outros.

O projeto de extensão NETUR visa à qualificação do turismo para o desenvolvimento turístico na região dos Campos Gerais. Neste ano o projeto desenvolveu diversas atividades, como cursos, com aulas práticas e teóricas, onde foram abordados temas como hospitalidade, ética, intra-empeendedorismo, relações interpessoais no ambiente de trabalho, qualidade no atendimento, nutrição, técnicas seguras na manipulação de alimentos e controle e organização de estoque de alimentos.

Beach Tur: uma análise do Evento e dos impactos na praia de Canasvieiras

Autor: Vinicius Mareze Craveiro

Orientador: Carlos Alberto Maio

Ano: 2008

Resumo: Este trabalho tem por objetivo a análise do evento Beach Tur, apontando alguns impactos sócio-econômicos gerados durante a sua realização no ano de 2007 na Praia de Canasvieiras. Para isso, foram feitas entrevistas com os participantes, organizadores e residentes do local. Como resultado, verificou-se que a presença de universitários de diferentes lugares, gerou um aumento de divisas para o comércio local. Sendo assim, verificou-se que a organização do evento deve estar vinculada também à comunidade local de modo que ambos possam se beneficiar do mesmo.

Palavras-chave: turismo de eventos, comunidade local, impactos

A utilização de estádios de futebol pelo Turismo: o estudo de caso da Arena da Baixada, Curitiba (PR)

Autor: Ângela Krüger Fürstenberger

Orientador: Márcia Maria Dropa

Ano: 2008

Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo relacionar um tema tão presente na cultura brasileira, que é o futebol, com a atividade turística, através das visitas aos estádios fora dos horários de jogo. A comercialização do esporte resulta na modernização destes estádios. Com um roteiro de visitas programado e uma estrutura para receber o visitante, os estádios podem se tornar uma oferta complementar do produto turístico que é a cidade, aumentando o tempo de permanência dos turistas. Exemplos de visitas guiadas, museus e estruturas para os visitantes nos estádios já são comuns na Europa. Esta é uma pesquisa exploratória buscando identificar as relações existentes entre seus elementos componentes, caracterizada por um estudo de caso das visitas realizadas na Arena do Clube Atlético Paranaense – Curitiba (PR). A escolha do local se justifica pelo trabalho realizado nas visitas e pela manutenção de um Posto de Informações Turísticas. Como métodos para obtenção das informações foram utilizados a pesquisa bibliográfica e a coleta de dados no objeto de estudo escolhido. Para a coleta dos dados foram utilizadas as técnicas de entrevista aberta e aplicação de questionários. A análise dos dados coletados permitiu observar que as visitas atraem visitantes de outras cidades e estados, não só torcedores do clube, interessados em conhecer a estrutura do estádio e que, estando na cidade de Curitiba por outros motivos, procuram-no como uma opção de passeio, assim como aos outros atrativos turísticos da cidade.

Palavras-chave: futebol, turismo urbano, Arena do Clube Atlético Paranaense

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Gastronomia da Indonésia no município de Carambeí-PR

Autor: Bruna Rangel Martins

Orientador: Larissa Mongruel Martins

Ano: 2008

Resumo: Este trabalho procura relatar o que é a gastronomia da Indonésias no município de Carambeí, devido a percepção de a mesma poder ser um potencial turístico para a cidade. Objetivando-se identificar a gastronomia da Indonésia presente no município e como utilizá-la turisticamente. Como objetivos específicos, o de se estudar a história do município, e como se deu a imigração holandesa. Também identificar qual é a importância desses pratos indonésios, e também identificar onde esses pratos são comumente servidos. E como através da valorização desses atrativos gastronômicos sugerir a utilização dos mesmos para o turismo. Através de estudo exploratório e descritivo, levantamento de referencial teórico e entrevistas com três moradores locais, e observação no dia a dia de um restaurante local foi possível a realização da presente pesquisa. Para a pesquisa foram utilizados autores da sociologia como Cuche e Chartier, pesquisadores de alimentação como Schlüter e Chouten. Segundo os dados e fatos apresentados pôde-se constatar que há potencial para a atividade se desenvolver e que a gastronomia da Indonésia presente no município pode ser utilizada como um recurso para potencializar a atividade turística, servindo como um importante complemento para a mesma. Visto que pode se tornar um produto devido às suas peculiares características e também à sua história.

Palavras-chave: Carambeí, turismo gastronômico, imigração

O Religioso no Parque Estadual do Monge, no município da Lapa – PR

Autor: Vanessa Hoffmann Correa

Orientador: Carlos Alberto Maio

Ano: 2008

Resumo: O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de analisar o turismo religiosos no Parque Estadual do Monge no município da Lapa, Paraná. A crença em “São” João Maria ainda é muito forte dentre as pessoas mais simples. Sendo assim as romarias para a Gruta do Monge ainda são muito freqüentes. Apesar disso, boa parte desses “romeiros” vai até lá em busca de lazer e não pelo misticismo que cerca o local. Os impactos ambientais no parque são visíveis, uma vez que a atividade turística no local é massiva e desordenada, a bica está contaminada, as rochas calcárias estão degradadas, sem falar na degradação social lá existente, visto que o local é ponto de prostituição. Com isso chega-se a conclusão de que o Plano de Manejo do Parque precisa ser implantado, além disso o local necessita de visitas guiadas por condutores locais que orientem os visitantes acerca da história que cerca o local.

Palavras-chave: turismo cultural, turismo religioso, monge João Maria