quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Visões sobre a Morte: Crenças e Rituais

Autor: Elaine Cristina

Orientador:Carlos Alberto Maio

Ano: 2006

Resumo: Para muitas sociedades a morte representa tristeza, outras sociedades a encaram como uma grande festa, mas todos sabem que ela é a grande certeza do homem. As mais variadas faces da morte são um retrato da sociedade em que são criadas, demonstram as diferenças sócias, econômicas e culturais de cada grupo. O status está presente inclusive na morte e isso aparece em muitos momentos deste trabalho. Os rituais fúnebres apresentam a preocupação das pessoas com o além morte. Em determinado momento da história essa talvez seja a principal preocupação do homem, que faz com que ele condicione sua vida em busca da salvação eterna. O velório, a missa de corpo presente, a missa de sétimo dia, as orações pelas almas do purgatório, tudo isso representa a fé na salvação da alma, o descanso eterno. Em Ponta Grossa, os rituais fúnebres, diferentes em cada grupo demonstram esse cuidado em relação com os mortos que continuam a interferir na vida dos vivos, seja das mais variadas formas. Dessa forma, o objetivo da pesquisa consistiu na análise das diferentes manifestações religiosas e simbólicas sobre a morte na história e na sociedade pontagrossense. As fontes utilizadas para pesquisa foram as bibliografias pertinentes à área, assim como entrevistas com a comunidade.

Palavras-chave: Crenças, Morte, Rituais, História.

A pertinência das Políticas Públicas no desenvolvimento da atividade turística. Um olhar crítico na aviação Civil Regular Brasileira

Autor: Murilo Chelski da Motta

Orientador: Luiz Fernando de Souza

Ano: 2006

Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar as estratégias e políticas públicas federais voltadas para o setor de turismo, principalmente para a aviação comercial brasileira. A pesquisa foi realizada através de dados quantitativos e qualitativos, primeiramente foi feita uma revisão bibliográfica, que permitiu a familiarização dos problemas enfrentados pelo transporte aéreo regular brasileiro e também as medidas adotadas pelo governo federal ao longo dos anos para o setor de turismo. Posteriormente foi pesquisado dados e tendências do setor de aviação civil e como as estratégias adotadas pelo governo federal influem de forma positiva e/ou negativa, são demonstrados alguns resultados e feitas algumas sugestões para o setor. Através dos dados já estudados pode-se concluir que o governo federal brasileiro necessita fazer algumas reformas para estimular o setor e principalmente atingir uma demanda reprimida, a reforma tributária brasileira é uma das principais, podemos observar que o turismo sofre um impacto muito grande devido aos impostos e taxas cobradas pelo governo federal, além de haver algumas medidas restritivas para o desenvolvimento do setor. A infra-estrutura brasileira também foi analisada e o mercado tem nos mostrado que o Brasil não está conseguindo atender com qualidade a demanda efetiva do turismo principalmente na área de aviação. São demonstradas algumas medidas que poderão ser adotadas para melhorar a qualidade no atendimento aos turistas, e que beneficiariam praticamente todo o setor turístico.

Palavras-chave: Política Pública, Turismo, Aviação.

Entrega de TCCs - Rebanca

Até segunda-feira (05/12) Meio-dia,deverão ser entregues os TCCs para a Rebanca!

terça-feira, 29 de novembro de 2011

A relação entre turismo e empreendedorismo: análises e conceitualizações

Autor: Rodrigo de Barros

Orientador: Luiz Fernando de Souza

Ano: 2006

Resumo: A presente pesquisa tem como foco as relações entre turismo e empreendedorismo. Tenta-se demonstrar que estes dois setores possuem muitas semelhanças em resultados econômicos e em seu modo de planejamento. Mostra-se também, uma nova forma de definição de turismo pautada em relações interculturais e movimentação econômica. A metodologia utilizada para este fim foi embasamento bibliográfico e observações conceituais entre o turismo e o empreendedorismo.

Palavras-chave: Turismo, Empreendedorismo, Economia.

Um Estudo sobre Turismo GLS

Autor: Cinthia Fernanda Marques da Silva

Orientador: Luiz Fernando de Souza

Ano: 2006

Resumo: O Universo do turismo atual tem sido visto como uma importante e promissora fonte de investimentos, auxiliando assim no desenvolvimento de diversos municípios e países. Entretanto as necessidades humanas e os desejos que levam ao consumo de produtos turísticos são muitas e variam de pessoa para pessoa, o que cria uma demanda diversificada tornando o produto turístico distinto. Torna-se necessário um minucioso estudo de marketing, para que a busca de diferenciais, crie uma clientela identificada com o seu produto. Esse conhecimento por parte dos empreendedores poderá ter um direcionamento melhor de seus recursos financeiros, adequando o produto, e a prestação de serviços ao mercado visado, proporcionando uma infra-estrutura capaz de atrair tais consumidores. Inseridos nessa segmentação encontra-se o turismo GLS, que vem ganhando espaço por ser um grande nicho do mercado do turismo. A idéia dessa segmentação surgiu de uma iniciativa de Kevin Mossier e Jack Sroka, profissionais de turismo da América do Norte. Segundo ANGELI in ANSARAH (200, p. 184 e 185) “... perceberam que muitos de seus clientes, principalmente do sexo masculino, buscavam equipamento de turismo e de lazer voltados aos heterossexuais. Resolveram, então, fundar em 1992, em Minneapolis, Estados Unidos, a primeira agência voltada ao atendimento exclusivo de turistas homossexuais – a RSVP Travel Productions”. O perfil dos turistas homossexuais, inclusive dos brasileiros, pode ser definido como: indivíduos solteiros, sem filhos, e que pertencem às classes média e alta. Como a maior parte deles não tem família para criar nem escola de filho para pagar, suas despesas mensais fixas são mais baixas que a soa heterossexuais. Isso aumenta significativamente seu poder de compra, o que os torna consumidores em potencial. Os GLS procuram destinos com vida noturna agitada e são fiéis aos eventos direcionados a este setor. Eventos estes como o Miss Gay em Juiz de Fora – MG podem aumentar significativamente a demanda de um destino e ser uma alternativa para os problemas da sazonalidade. Estima-se que 10 por cento da população ocidental é formada por homossexuais, só no Brasil são 18 milhões de consumidores potenciais do turismo GLS. Além disso, o Brasil pode ser considerado um dos países com maior potencial turístico GLS, pois aqui a homossexualidade não é crime desde a Inquisição, o que ainda não é realidade em muitos países vizinhos do nosso como a Guiana. Portanto este trabalho objetiva estudar o segmento GLS e suas possibilidades em âmbito nacional e internacional.

Palavras-chave: Turismo GLS, Segmentação, Mercado.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Memória e Identidade no município de Francisco Beltrão: fator determinante da auto estima e da atividade turística

Autor: Ana Rúbia Gagliotto

Orientador: Carlos Alberto Maio

Ano: 2006

Resumo: A memória e a identidade de uma comunidade, além de valorizar a cultura local, a faz única, utilizando os espaços de memória e as manifestações culturais como meio de demonstração. A constituição histórica do município de Francisco Beltrão, assim como da região sudoeste do Paraná, possui muitas singularidades, marcadas por várias disputas de terra e ocupação tardia. A ocupação da região se deu principalmente após 1940, incentivada pelo programa criado pelo então presidente da República, Getúlio Vargas, denominado “Marcha para o Oeste”, sendo na sua maioria descendentes de italianos e de alemães vindo do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Os objetivos desta pesquisa foram levantar a memória de Francisco Beltrão e propor meios para a valorização e utilização da história e da cultura do município tanto pela própria comunidade quanto como atrativo turístico. Este trabalho se justifica na importância da preservação da memória de uma comunidade e no princípio de que a valorização da identidade preservará a cultura local. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica e entrevistas com pioneiros do município e a escolha de dois espaços de importância históricos e cultural, a Praça Eduardo Virmond Suplicy e o Morro do Calvário, para a realização da pesquisa, sobre os quais foram realizados os levantamentos históricos e realizados os inventários da infra-estrutura existente em cada um. Os resultados obtidos na pesquisa foram a síntese histórica da ocupação e da formação da identidade de Francisco Beltrão e a apresentação de sugestões que surgiram a partir da constatação do freqüente uso da comunidade dos lugares de memória e da necessidade de projetos que visem o planejamento dos espaços através da interpretação turística e da instalação de infra-estrutura básica, de apoio e turística, destacando a cultura local e os fatos históricos que fazem parte da memória e da identidade de Francisco Beltrão, proporcionando assim um aumento da auto-estima da comunidade através da valorização da sua história e a adequação dos espaços para o turismo.

Palavras-chave: Memória, Identidade, Turismo, Comunidade Local e Patrimônio.

Proposta de roteiros urbanos da arquitetura moderna

Autor: Bruno Martins Heidrich

Orientador: Márcia Maria Dropa

Ano:2006

Resumo:O presente trabalho apresentou como proposta, a elaboração de roteiros urbanos da arquitetura moderna de Ponta Grossa. O conhecimento sobre turismo e planejamento foi necessário para o desenvolvimento deste projeto.As características dos roteiros, seus diversos tipos e sua eficácia que estes trazem ao desenvolvimento do turismo também foram demonstrados durante este trabalho. O objetivo deste trabalho foi à criação de roteiros ligados á arquitetura moderna de Ponta Grossa envolvendo edificações localizadas no centro da cidade.A metodologia se deu através de um embasamento teórico, a realização de pesquisas sobre a arquitetura, além do trabalho de campo para o mapeamento das construções mais significativas. O resultado alcançado foi à proposta elaborada visando o desenvolvimento do turismo na cidade de Ponta Grossa de maneira sustentável, trazendo benefícios á localidade e a comunidade local.

Palavras-Chave: turismo,roteiros e arquitetura moderna.

domingo, 27 de novembro de 2011

Turismo Cultural: Proposta de um roteiro turístico pelo patrimônio edificado de Castro-Pr.

Autor:Daniele Aparecida Bonfim

Orientador: Cláudio Jorge Guimarães

Ano: 2006

Resumo:A atividade turística cresce expressivamente, consequentemente foi necessário adotar estratégias para segmentar esse mercado; com isso,pode-se encontrar entre os inúmeros tipos de turismo, o Turismo Cultural, realizado principalmente devido à existência de bens materiais construídos pelo homem,e que carregam consigo um determinado valor histórico, ou seja , o patrimônio histórico cultural. Com isso destacou-se a cidade de Castro, pela mesma Ter um conjunto arquitetônico que data do período colonial, constituído por casarões do estilo colonial e eclético; mas não se deve esquecer que esses conjuntos de monumentos e construções que constituem a oferta turística precisam de uma preservação cautelosa, pois os mesmos não estão livres do desaparecimento. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é a proposta de um roteiro turístico pelo patrimônio edificado na cidade de Castro, na perspectiva de valorização e preservação do patrimônio inicialmente pelas crianças, com atividades desenvolvidas nas escolas, e pela população juntamente com a contribuição das associações de bairros e, consequentemente visando a repercussão efetiva para o desenvolvimento do Turismo Cultural em Castro.

Palavra-Chave: não consta

A investigação da demanda turística como suporte para o planejamento turístico municipal: o caso de Ponta Grossa - PR

Autor: Anelise Aparecida Ingenchki

Orientador: Márcia Maria Dropa

Ano: 2006

Resumo: A investigação da demanda turística consiste no estudo dos fluxos turísticos a partir da coleta de informações de diversas esferas. Estes dados são utilizados para dar respaldo ao planejamento sustentável da atividade. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo mostrar a importância do estudo da demanda turística para subsidiar o processo de planejamento turístico em todas as suas fases, em especial, o planejamento turístico municipal. A metodologia utilizada para a realização da pesquisa, pautou-se no referencial teórico necessário para o entendimento das questões conceituai, seguindo da pesquisa de campo. Os principais resultados alcançados com o trabalho evidenciaram a necessidade e importância de uma pesquisa de demanda turística no município de Ponta Grossa – PR, pois o mesmo apresenta potencial para desenvolver a atividade mas não apresenta nenhum tipo de levantamento com critérios científicos atualizado deste gênero, caracterizando uma carência de dados estatísticos capazes de direcionar as ações do planejamento turístico municipal para fomentar o turismo.

Palavras-chave: planejamento, demanda turística e sustentabilidade

sábado, 26 de novembro de 2011

Pesquisa de demanda Turística Internacional – Sua importância no processo de planejamento turístico – o caso de Ponta Grossa - PR

Autor: Melina Cordeiro

Orientador: Márcia Maria Dropa

Ano: 2006

Resumo: o presente trabalho tem objetivo a análise teórica da importância da pesquisa de demanda turística, como integrante do processo de planejamento turístico de determinada localidade, e a adaptação de uma de uma metodologia para a aplicação de uma pesquisa de visitantes em Ponta Grossa. A justificativa do presente trabalho é dada pelo fato de que Ponta Grossa não possui dados oficiais e concretos, sejam de caráter quantitativo ou qualitativo sobre os visitantes que recebe. Para isso pautou-se no estudo de alguns conceitos básicos como turismo e planejamento, e também na análise da importância da pesquisa de demanda turística internacional, sendo que esta visa à obtenção de dados que sirvam como subsídio nos planos de desenvolvimento do turismo. A proposta apresentada pelo trabalho é a adaptação de uma metodologia de pesquisa já existente para uma que seja condizente com a realidade do município, para que assim possa haver subsídios para a realização de uma pesquisa de demanda turística internacional na cidade. Como ferramenta para a proposta apresentada, elaborou-se um questionário baseado em outros modelos, porém específico para a cidade. Como resultado da análise teórica ressaltou-se a importância de realizar-se uma pesquisa de demanda turística internacional, como parte do inventário turístico, servindo assim de base para o planejamento da atividade. Uma das principais características da pesquisa é a real possibilidade de sua efetivação, no entanto ela não se esgota por completo possibilitando assim a sua continuidade no campo teórico e prático.

Palavras-chave: turismo, planejamento, pesquisa de demanda

Análise da relação do Curitiba Convention e Visitors Bureau, turismo de eventos, mantenedores propostas para um melhor relacionamento

Autor: Thaiza Cristina Breve

Orientador: Paulo Roberto Baptista Stachowiak

Ano: 2006

Resumo:O presente estudo tem como objetivo analisar o grau de satisfação das empresas mantenedoras e as ações propostas pelo Curitiba Convention e Visitors Bureau visando desenvolver ações para aproxima-los. Busca também identificar as deficiências em torno desta relação com o intuito de apresentar alternativas para contornar os problemas expostos. Para comprovar este resultado realizou-se uma pesquisa de campo com os mantenedores através da aplicação de um questionário. A pesquisa se justifica pela escassez de bibliografia e estudos realizados sobre o tema, haja vista tratar-se de uma instituição relativamente nova (criada no segundo semestre do ano 2000), e terem suas ações muito práticas. A parte operacional foi avaliada através de entrevistas com colaboradores da instituição onde foi apresentada a importância do Curitiba Convention e Visitors Bureau na captação de eventos para a cidade, contribuindo assim para a divulgação dos destinos Curitiba, região metropolitana e litoral. Têm-se assim o trabalho realizado pelo Curitiba Convention e Visitors Bureautrade turístico. como instrumento do fomento do turismo na cidade e propulsor do associativismo no

Palavras-chave: Curitiba Convention e Visitors Bureau, turismo de eventos, mantenedores

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Turismo sustentável como alternativa de crescimento econômico estudo de caso: município de Tibagi – PR.

Autor: Marco Aurélio Bonilha

Orientador: Paulo Roberto Baptista Stachowiak

Ano: 2006

Resumo: O presente trabalho apresentou a importância da sustentabilidade para o setor do turismo, mostrando o seu potencial econômico. O conhecimento sobre o poder do turismo de gerar um crescimento econômico ou mesmo um desenvolvimento de uma forma sustentável para o município. Os impactos negativos e positivos gerados pela atividade turística, a definição de sustentabilidade, desenvolvimento sustentável, turismo sustentável, dados sobre o crescimento turístico e umas diferenciações sobre crescimento e desenvolvimento econômico também foram demonstrando neste trabalho. O objetivo deste trabalho foi mostrar o potencial econômico e a importância do turismo sustentável. A metodologia se deu através de um embasamento teórico e uma pesquisa de campo realizada no município de Tibagi – PR onde foi analisada a economia turística do município. O resultado foi mostrar a importância do turismo sustentável, o seu potencial econômico e análise dos dados da pesquisa sobre o potencial econômico feito na rede hoteleira do município de Tibagi.

Palavras-chave: turismo sustentável, economia turística, crescimento econômico.

Folclore e turismo, estudo de caso de fandango na Ilha de Valadares

Autor: Geane Caroline Wiltemberg

Orientador: Carlos Alberto Maio

Ano: 2006

Resumo: O trabalho objetiva estudar a importância do fandango, que é manifestação folclórica encontrada em todo o litoral do Brasil, para a identidade da comunidade da Ilha de Valadares, localizada na cidade de Paranaguá; identificar qual é o público que prestigia a festa do fandango e verificar com a comunidade local a possibilidade de tornar o fandango um atrativo turístico. O fandango é um estilo musical, com mais de trezentos anos, que se caracteriza por seu modo batido. A parte percursiva do fandango é feita pelas batidas dos tamancos masculinos, denominadas marcas. Para a concretização desse trabalho foram feitos questionários com o público da festa e com moradores de diferentes cidades do Paraná, pesquisa bibliográfica, acordos com órgãos públicos da cidade de Paranaguá e entrevistas com mestres de fandango e caiçaras. Notou-se que a comunidade local de Valadares é ciente do valor de sua manifestação cultural como também um fator de identidade. Entre os projetos da comunidade está o turismo, mas apenas se estiver planejado de forma a sempre priorizar a conservação dessa manifestação folclórica conhecida como Fandango.

Palavras-chave: turismo, folclore, fandango

Professor substituto Hotelaria no Instituto Federal de Goiás

Estão abertas as inscrições para Professor substituto Hotelaria no Instituto Federal de Goiás

Atuação no Campus Goiania.

Inscrições até o dia 29/11.

Vagas: 01

Formação: Graduação em Hotelaria ou em Gestão Hoteleira

Edital completo acesse www.turismologos.org.br

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Estrutura organizacional hoteleira: o setor de alimentos e bebidas no hotel Planalto em Ponta Grossa - PR

Autor: Renata Verza Amaral Neto

Orientador: Rúbia Gisele Tramontin Mascarenhas

Ano: 2006

Resumo: a hospitalidade no conceito básico pregado na Antigüidade, como o ato de proporcionar pouso e dar alimento a outro, converteu-se dentre outros numa atividade comercial do setor de Bens e Serviços, amplamente explorada após o período da Revolução Industrial. Esta atividade compreende vários equipamentos, dentre eles os hotéis, organizações compostas por diversos setores, que juntos visam um objetivo comum, o bem estar do hóspede. Dentro desses diversos setores encontramos o setor de Alimentos e Bebidas, representando grande importância no todo. Ofertar alimento é uma das características primárias da hospitalidade, e para que este setor desenvolva-se de forma eficiente são necessários diversos conhecimentos, sejam eles específicos, técnicos, da área de alimentação e todas as condições que esta implica; ou conhecimentos gerais, que apontam o comportamento organizacional e a capacidade das pessoas de entenderem os seres humanos. O presente trabalho analisa a estrutura organizacional do setor de Alimentos e Bebidas do Hotel Planalto Palace, em Ponta Grossa – PR, gerando um diagnóstico de situação, bem como propondo medidas a fim de otimizarem o trabalho desenvolvido neste setor, fazendo abordagens técnicas e gerais.

Palavras-chave: hospitalidade, hotelaria, alimentos e bebidas, estrutura organizacional.

Proposta de plano de ação para hotel de médio porte em Ponta Grossa

Autor: Renata Hass

Orientador: Aracelis Góes Morales

Ano: 2006

Resumo: no intuito de otimizar os resultados que vêm sendo alcançados por uma empresa hoteleira estabelecida em Ponta Grossa, no Paraná, realizou-se o presente trabalho. Analisando a infra-estrutura e os recursos humanos, procurou-se identificar as necessidades de desenvolvimento e aperfeiçoamento que podem agregar valor aos serviços do Hotel, viabilizando a satisfação das expectativas dos hóspedes e a consolidação da empresa no mercado hoteleiro local. Para isso uma fundamentação teórica foi elaborada mediante pesquisa bibliográfica e também pesquisas de campo, que visaram o conhecimento da estrutura da empresa, além de uma pesquisa de clima organizacional que possibilitou que possibilitou conhecer o modo como os colaboradores percebem a organização, quais as suas expectativas e as contribuições que podem dar ao desenvolvimento da empresa. Vislumbrou-se com este trabalho, atingir os objetivos da empresa pesquisada e possibilitar à pesquisadora a vivência em um processo de consultoria.

Palavras-chave: hotelaria, consultoria empresarial, infra-estrutura, recursos humanos.

Concurso Público para técnico-administrativo - UEPG

São 40 vagas para 26 funções, com exigência de ensino superior, médio ou fundamental. Os interessados podem se inscrever até 8 de dezembro, exclusivamente pela internet, no endereço www.cps.uepg.br/concurso. O pagamento da taxa de inscrição pode ser efetuado até 9 de dezembro, na rede bancária autorizada.

Com validade de dois anos, sujeito à prorrogação por igual período, o concurso será organizado pela Comissão Permanente de Seleção (CPS). As provas serão realizadas em Ponta Grossa, no dia 12 de fevereiro de 2012. A relação dos locais de prova será divulgada a partir de 1º de fevereiro.

Para se inscrever, os interessados devem preencher seus dados e imprimir o bloqueto bancário para pagamento da taxa de inscrição. Três dias após o pagamento, o candidato deverá acessar novamente o sistema on-line para imprimir a ficha de inscrição, onde será colada uma foto 3x4. A ficha deverá ser apresentada para o acesso ao local da realização da prova, acompanhada de fotocópia de um documento oficial de identidade (cédula de identidade, carteira emitida por ordens ou conselhos profissionais, carteira de trabalho, CNH ou passaporte válido.

Para todos os cargos haverá uma prova objetiva de conhecimentos específicos, que será de caráter eliminatório e abrangerá os conteúdos programáticos constantes do Anexo II e prova de Títulos para as Classes I e II, conforme Ficha de Avaliação de Títulos, no Anexo III do Edital do Concurso. Para resolução das provas, os candidatos deverão comparecer ao local designado munido de lápis, caneta esferográfica com tinta azul-escura ou preta, escrita grossa, documento original de identificação e da ficha de inscrição.

Para mais informações, os interessados devem comparecer à Pró-Reitoria de Recursos Humanos (Seção de Provimento de Cargos e Contratos, no Bloco da Reitoria, do Campus de Uvaranas), através do e-mail concursoagente@uepg.br.

Confira detalhes sobre cada função, incluindo taxa de inscrição, remuneração e grau de ensino exigido, no endereço www.cps.uepg.br/concurso.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Certificação de gestão ambiental – Hóspedes da natureza e ISO14001 – E suas implicações na hotelaria: Estudo de caso do Hotel Planalto

Autor: Ricardo Shigueki Izumi

Orientador: Rúbia Gisele Tramontin Mascarenhas

Ano: 2006

Resumo: O presente trabalho teve por finalidade analisar a relação de uso e consumo do meio ambiente pelo Turismo, mais especificamente na área Hotelaria. Buscou-se analisar de que forma a certificação ambiental pode agregar valor a Hotelaria. Sendo utilizado o Hotel Planalto como um referencial que possibilitou identificar de que a forma as ações de um hotel podem influenciar no meio onde está inserido, seja de forma benéfica ou maléfica. Tendo em vista que devido a uma concorrência crescente neste setor, é necessária a adoção de práticas que propiciem evidenciar o produto oferecido, criando condições de atender e satisfazer tanto o cliente assim como o uso responsável do meio ambiente, sendo a Gestão Ambiental uma forma de atingir este propósito.

Palavras-chave: turismo, hotelaria, gestão ambiental.

Agroleite e a Encenação da Paixão de Cristo em Castro – PR: Possibilidades e propostas para o Turismo de Eventos

Autor: Guilherme Elias Marques Fadel

Orientador: Carlos Alberto Maio

Ano: 2006

Resumo: Este trabalho objetiva visualizar a importância dos eventos e utiliza-los como ferramenta para alavancar o turismo de uma localidade. No município de Castro-Pr encontramos inúmeros eventos, dos mais variados tipos e portes. Entre esses eventos pesquisamos os que teriam maior possibilidade para atrair visitantes à cidade. Para tanto, fizemos pesquisas bibliográficas, questionários com a comunidade local, a fim de saber quais eventos são melhores aceitos como atrativo turístico, visitas técnicas aos eventos e entrevistas com os organizadores. Na pesquisa foi percebido que os eventos com maior potencial de atratividade, citados nos questionários e entrevistas, foram a Agroleite,e a Encenação da Paixão de Cristo. Estão citados na pesquisa alguns pontos negativos dos dois eventos, assim como sugestões para esses problemas. Também foram citadas possibilidades de atividades paralelas aos eventos para tentar aumentar o número de dias que o turista poderá permanecer na cidade.

Palavras-chave: Evento, turismo, potencialidade.

CONVITE

No dia 29 de novembro de 2011, às 19 hrs no Auditório da PROEX (Praça Marechal Floriano Peixoto, 129) será realizada a solenidade do Prêmio Extensão Universitária 2011 - Rosilda Aparecida Kovaliczn e o Lançamento da 7ª Edição - Volume II da Revista Conexão UEPG.