Autor: Rosemeri Moraes
Orientador: Márcia Maria Dropa
Ano: 2010
Resumo: O diferencial no turismo encontra-se na prestação de serviço, destaca-se no mercado quem inova quem se antecipa as necessidades que o mesmo exige. Para obter sucesso e conseguir se manter na atividade, o planejamento de determinado atrativo ou localidade deve levar em conta os diversos perfis dos turistas, proporcionando um atendimento adequado para cada um, levando em conta suas especificidades e necessidades. Apesar da importância de atender com qualidade a essa heterogeneidade de clientes, percebe-se que não uma efetivação na inclusão de pessoas que possuem algum tipo de necessidade especial, exemplo disso é a inclusão da pessoa portadora de surdez. Esta pesquisa busca instigar uma reflexão sobre as dificuldades encontradas pelo surdo quando estes procuram desfrutar dos seus momentos de lazer. Os levantamentos bibliográficos aliados à observação, a participação em curso de LIBRAS e a realização de uma viagem com um grupo de surdos embasaram a construção metodológica do presente trabalho. Como principais resultados que podem ser apontados, pode destacar-se a necessidade de sensibilizar os prestadores de serviços e envolvidos com o turismo e dessa maneira propor mudanças para que os surdos se sintam incluídos e tenham um atendimento igualitário e de qualidade, já que essas adaptações praticamente não acontecem.
Palavras-chave: Prestação de serviço; inclusão; turismo.
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