terça-feira, 10 de junho de 2014

Acadêmicas e professor participam de Escola de Verão na Itália

Trata-se da primeira participação da UEPG na Escola Internacional de Verão sobre Novas Tecnologias e Proteção do Território 2014, que realiza a sua quinta edição.





Com a participação de acadêmicas dos cursos de Direito e Turismo, a UEPG participa pela primeira vez da 5ª Escola Internacional de Verão sobre Novas Tecnologias e Proteção do Território 2014, na Itália. Realizada através do Comitato Italiano Fotogrammetria Architettonica, Universitá degli Studi “Aldo Moro” di Bari e Politecnico di Bari “Attilio Alto”, a Escola de Verão tem à frente a figura do professor doutor Pietro Grimaldi.
A participação da UEPG ocorre com a presença de Camila Franzo e Natália Barin Crovador, do segundo ano de Direito; e de Juliana de Mattos Nassif e Graciana Moreira Justo, do terceiro ano de Turismo. Elas embarcam para a Itália no próximo dia 17 (terça-feira), onde permanecem até 26 de junho. A seleção para a Escola Internacional de Verão registrou 14 acadêmicos inscritos. O docente selecionado foi Alcídio Soares Júnior, mestre em Direito pela UFPR (Universidade Federal do Paraná) e doutor em Direito pela Universidade Católica de Santa Fé.
Seleção e Reunião
Designada pela Prograd (Pró-Reitoria de Graduação) e pelo EAI (Escritório para Assuntos Internacionais), a comissão de seleção analisou o desempenho acadêmico mensurado pela média geral, a partir da análise do histórico escolar dos inscritos. As acadêmicas selecionadas participaram, na tarde desta segunda-feira (9), de uma reunião com o professor doutor Paulo Vítor Farago, chefe do EAI, para conhecer a proposta do curso na Itália.
Também receberam kits UEPG (camiseta, fôlderes, canetas, bottons, calendários e manual de mobilidade). Como observa o professor, se trata de oportunidade para divulgar a UEPG entre os participantes do curso que já registra cinco edições. Paulo Farago considera o significado da presença das acadêmicas da UEPG, na Escola de Verão, como um momento para se estreitar relações com a universidade italiana – e com o professor Grimaldi, na busca de uma aproximação para atividades conjuntas na graduação e pós-graduação.
Convênios e Custos
O professor diz que a primeira ação é tentar trazer o professor Pietro Grimaldi até a UEPG. Posteriormente buscar caminhos para a celebração de convênios com os cursos de Geografia e Engenharia Sanitária e Ambiental da instituição italiana. “É uma chance para nos aproximarmos do Instituto Politécnico de Bari”, diz Paulo, acrescentando que “as alunas classificadas para o curso vão ter a oportunidade da experiência internacional - e o privilégio de conhecer o patrimônio histórico italiano”.
Para os selecionados para a Escola de Verão, há gratuidade de inscrição, alojamento, refeições e transferências internas na Itália. Trata-se de custos pagos pela organização da 5ª Escola Internacional de Verão sobre Novas Tecnologias e Proteção do Território. Os custos de passagem aérea Brasil/Itália e Itália/Brasil, pagamento de seguro na Itália (em torno de R$ 450,00), refeições intermediárias, materiais de limpeza e medicamentos serão de responsabilidade dos selecionados. Eles também devem providenciar passaporte e vestimentas para o trabalho de campo, considerando o verão italiano.
Fonte: http://portal.uepg.br/noticias.php?id=6066

Nenhum comentário:

Postar um comentário