quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

A INFLUÊNCIA DO MÜNCHENTOUR NA ATRAÇÃO DE TURISTAS PARA A MÜNCHEN FEST

TCC 2012

Autor: JULIANE LORENA BAIL
Orientadora: Profª Ms. Larissa Mongruel Martins

RESUMO

O turismo de eventos é um dos segmentos que mais tem crescido na atualidade. O Brasil arrecadou no último ano o equivalente a 3% do PIB brasileiro com esta atividade e se coloca entre os dez países que mais recebem eventos internacionais (EMBRATUR, 2010). Essa segmentação turística gera muitos benefícios para o local onde se desenvolve, entre eles, movimenta a economia local, estimula investimentos públicos e privados, gera emprego e renda, intercambio cultural e incentiva a preservação dos atrativos naturais e culturais. Dentro deste contexto, o objeto de estudo deste trabalho é um dos principais eventos que acontecem em Ponta Grossa, a München Fest – Festa Nacional do Chope Escuro. A festa que conta com vinte e duas edições realizadas, utiliza de uma série de meios de comunicação para informar e motivar as pessoas a participar. Um destes é o MünchenTour, que se trata de divulgações realizadas em diversas cidades, intensificadas no mês que antecede o evento, onde participam as majestades da festa, a banda alemã e alguns voluntários na distribuição de folhetos. O objetivo deste trabalho é identificar a percepção das pessoas quanto a essa divulgação, à festa e a intenção em participar. Para tanto foi utilizada uma pesquisa bibliográfica com levantamento de referencial teórico publicado sobre o tema e pesquisa de campo com os participantes da divulgação e do evento. Sendo assim, foi possível identificar que as pessoas acreditam que a divulgação influencia as pessoas, mas quanto à intenção em participar, nem todos responderam de forma positiva, o que mostra que a divulgação cumpre seu papel em informar as pessoas a respeito do evento, mas pode ser melhorada na questão da motivação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário