quinta-feira, 5 de julho de 2012

UEPG participa da ‘Feira da Paz’


A Universidade Estadual de Ponta Grossa, através da Coordenadoria de Auxílio ao Estudante (CAOE), participou, no último sábado (30/6), da Feira da Paz, organizada pelo grupo RPC e SESI (Serviço Social da Indústria), como parte da campanha ‘Paz tem Voz’, que visa redução dos índices de violência no Estado. Com o objetivo de aproximar a UEPG da comunidade, cerca de 40 pessoas de vários órgãos e setores da instituição estiveram envolvidos nas atividades  no Parque Ambiental Governador Manoel Ribas.  
Entre ações, disponibilizadas à comunidade, a coordenadora da CAOE, Gislaine Baniski, cita o projeto de extensão do Núcleo de Estudos e Formação de Professores para a Paz e Convivências – NEP/UEPG, coordenado pelo professor Nei Alberto Salles Júnior. A iniciativa envolve educadores e educadoras que atuam na educação básica e no ensino superior que, nas suas ações desenvolvem propostas pedagógicas relacionadas às convivências escolares, com foco nas questões relativas à Educação para a Paz, Educação em Valores Humanos, Prevenção de Violências e Mediação de Conflitos na Escola.
Segundo o professor Nei Alberto, o NEP/UEPG está ligado às discussões atuais sobre violências escolares, aos estudos sobre convivências e clima escolar e atento ao movimento que internacionalmente é conhecido como Investigação para a Paz (Peace Research). Como conceito básico para o trabalho está o entendimento da Educação para a Paz como o processo pedagógico de resolução não violenta dos conflitos, entendo os conflitos como inerentes aos seres humanos e às escolas. “Logo a percepção sobre Paz é ampliada da questão apenas da espiritualidade, harmonia e tranquilidade – mesmo que as considere – para uma dimensão mais concreta das práticas sociais escolares considerando a diversidade de ideia, opiniões e formas de perceber o mundo e a vida”.
Além do NEP, a CAOE levou à ‘Feira da Paz’, ações empreendidas pelo Centro de Estudos e Pesquisas Miguel Rouger Vargas (CEPRMV), orientações sobre finanças pessoais. O curso de Turismo, através do projeto "Saiba Mais Campos Gerais", levou à comunidade informações sobre gastronomia, pontos turísticos e eventos dos Campos Gerais. O evento também teve a parceria do grupo Mahikari que fez energização pela imposição das mãos. O grupo participa do projeto “UEPG + Energia”, que abre as instalações do Campus Universitário de Uvaranas, das 9 às 13 horas, uma vez por mês, aos domingos.
PAZ TEM VOZ
A campanha “Paz Tem Voz” é realizada pelo jornal Gazeta do Povo, RPC TV, Rádio 98FM e empresas do grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM). A iniciativa tem como objetivo despertar a conscientização e o poder de mobilização da sociedade paranaense no combate à violência.
O projeto está nas ruas do Paraná desde julho de 2011 e está dividido em duas fases. A primeira etapa, realizada entre julho e dezembro do ano passado, trouxe peças publicitárias provocativas que estimularam a população a se conscientizar e se mobilizar em relação à promoção da Paz, dando ênfase ao fato de que sem, segurança, perde-se a liberdade.
Já nesta segunda fase, a campanha pretende estimular o exercício da cidadania e mostrar que os paranaenses podem ser mais participativos na construção de uma sociedade de paz. Ações de incentivo à convivência, à gentileza e ao relacionamento em comunidade serão valorizadas nesta etapa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário