quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Visite a Galeria de fotos do site do Museu Campos Gerais


 Com os novos caminhos abertos pelos Annales, os quais possibilitaram o pensamento de uma história formada por singularidades, também ocorreu a ampliação da noção de documentos. Nesta perspectiva: pinturas, cinema, fotografias, entre outros tipos de criações humanas ganharam espaço no meio documental e passaram a ser reconhecidas como objetos da História.
         Nessa perspectiva, a fotografia ganha espaço enquanto fonte para pesquisas, pois além de transmitir informações ao pesquisador, traz consigo lembranças do passado, memórias, flagrantes, emoções cristalizadas. A imagem fotográfica vista como fonte histórica tem o seu valor quando passa a ser compreendida como um documento, pois traz à tona o momento fotografado, podendo assim ser o "elo" de interpretação entre a visão do homem do presente e o que homem do passado quis retratar.
         No entanto, temos que ter em mente que a imagem expressa na fotografia é um olhar do passado, podemos dizer que foi o "ângulo privilegiado" pelo olhar do fotógrafo, ou ainda foi o que uma determinada sociedade quis registrar e transmitir.
        Diante desse entendimento teórico e buscando apresentar à comunidade em geral uma pequena parte de seu acervo iconográfico oMuseu Campos Gerais a partir do mês de fevereiro expõem em seu site no link Galeria uma mostra fotográfica temporária e temática. (http://www.pitangui.uepg.br/museu). Assim, os interessados em conhecer um pouco mais sobre a Ponta Grossa do passado ou os pesquisadores que se utilizam de fotos como fonte terão a oportunidade de acessar o site do Museu Campos Gerais e encontrar nesse espaço imagens das mais diferentes.
Desse modo, em cada mês ficarão expostas fotografias de uma temática específica. Iniciaremos em fevereiro com o tema carnaval; em março apresentaremos as bandas; em abril as Igrejas; no mês de maio em comemoração ao Centenário do Operário Ferroviário Esporte Clube apresentaremos imagens que retratem um pouco da história desse time; em junho os cinemas; em julho as praças; em agosto os imigrantes; em setembro os desfiles cívicos; em outubro as famílias; em novembro as ruas da cidade e em dezembro as edificações.
         Ao optarmos por expor fotografias de Carnaval entendemos que essa é uma festa social que reúne pessoas em torno do mesmo objetivo: se divertir. Assim, “A festa também é um momento em que as relações se modificam ou se invertem, as tensões se minimizam e as distâncias sociais são momentaneamente extintas” (DITZEL, p. 12. 2003),
        Nesse sentindo, convidamos os pesquisadores e os amantes da fotografia a visitarem o site do Museu Campos Gerais e após conhecer um pouco de nosso acervo iconográfico através dessas páginas da internet, procurem pessoalmente o Museu, e passem a usufruir desse mundo, o mundo das imagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário