quarta-feira, 23 de novembro de 2011

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO (OU TEMPORÁRIO)

Estão abertas as inscrições para o preenchimento de vagas de caráter temporário de Professor Substituo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.

Campus

Área

Carga Horária

Vagas

Cubatão

Administração

40 horas semanais

1


Química

40 horas semanais

1


Psicologia

20 horas semanais

1

São Paulo

Automação Industrial

40 horas semanais

1


Turismo e Hospitalidades 1

40 horas semanais

1


Turismo e Hospitalidades 2

40 horas semanais

1

Caraguatatuba

Libras

40 horas semanais

1


Formação Exigida:

Área

Formação Exigida

Administração

Graduação em Administração ou Economia com mestrado em administração.

Química

Licenciatura plena em Química.

Psicologia

Graduação em Psicologia com pós-graduação na área de recursos humanos.

Turismo e Hospitalidades 1

Graduação em Administração

Turismo e Hospitalidades 2

Graduação na Área de Turismo

Automação Industrial

Graduação em Engenharia Elétrica, modalidade eletrotécnica ou eletrônica; ou Tecnologia em Automação Industrial com especialização; ou Engenharia Mecânica ou Engenharia Mecânica com ênfase em mecatrônica; ou Tecnologia em mecânica com especialização.

Libras

Licenciatura em Letras: Libras ou Licenciatura em Letras: Libras/Língua Portuguesa (Decreto nº 5626, de 22 de dezembro de 2005, publicado no DOU em 23 de dezembro de 2005).


1. As inscrições deverão ser realizadas pessoalmente no Campus em que o candidato concorre à vaga, no período de 21/11/11 a 25/11/11, das 10h às 12h e das 14h às 17h

Locais de Inscrição:

Campus

Endereço

Caraguatatuba

Avenida Rio Grande do Norte, 450 – Indaiá - CEP 11665-310 - Caraguatatuba – SP

Cubatão

Rua Maria Cristina, 50 - Jardim Casqueiro - CEP 11533-160 - Cubatão - SP

São Paulo

Rua Pedro Vicente, 625 – Canindé – CEP 01109-010 – São Paulo - SP


2. No ato da inscrição, o candidato deverá apresentar os seguintes documentos:

a) cópia da carteira de identidade ou outro documento que comprove ser brasileiro nato ou naturalizado;

b) cópia do Diploma ou Certidão de Conclusão de Curso como consta na Tabela 2 - Formação Exigida;

c) “curriculum vitae”, abrangendo: a) diplomas universitários e certificados de cursos de especialização e aperfeiçoamento; b) experiência docente.

d) Ficha a ser preenchida e assinada no ato da inscrição;

e) Comprovante de pagamento da taxa de inscrição.

3. A taxa de inscrição deverá ser paga por meio da Guia de Recolhimento da União – GRU-Simples, disponível no site “https://consulta.tesouro.fazenda.gov.br/gru/gru_simples.asp#ug”, a qual deverá ser preenchida e impressa para pagamento unicamente no Banco do Brasil S/A; dados para preenchimento da guia: UG 158154, Gestão 26439, Código de Recolhimento 28830-6 (não preencher número de referência, competência e vencimento), informar CPF, nome completo do candidato e o valor principal de R$ 15,00 (quinze reais) para impressão por meio de geração HTML ou PDF;

4. Não haverá, em hipótese alguma, devolução da taxa de inscrição.

5. O Processo Seletivo Simplificado de que trata este Edital, será administrado por Banca Examinadora, supervisionado pela Diretoria de Recursos Humanos.

6. O Processo Seletivo Simplificado contará com análise de “curriculum vitae” e entrevista.

7. Não poderão ser recontratados os candidatos que já tiverem sido contratados, como professores substitutos, ou a qualquer outro título, sob fundamento da Lei 8.745/93 e alterações, excetuados aqueles cujos contratos tenham sido extintos há mais de 24 (vinte e quatro) meses.

8. A aprovação do candidato no Processo Seletivo Simplificado constitui mera expectativa de direito à contratação, ficando este ato condicionado à rigorosa observância da ordem classificatória, do interesse e conveniência da Administração e demais disposições legais.

9. A contratação dos professores substitutos ou temporários aprovados, só será efetivada mediante prévia autorização do governo federal.

10. O regime de trabalho poderá ser alterado a critério, e no interesse da Administração.

11. Este Processo Seletivo terá validade até 31/12/2011, podendo, a critério da administração, ser prorrogado por 1 ano.


terça-feira, 22 de novembro de 2011

Defesa de TCC

No dia 28 de novembro, às 9 hrs, a acadêmica Tamires do C. M. Dias defenderá seu TCC: "Museu de Arqueologia de Ponta Grossa/PR: Estratégias de Divulgação".

E no dia 30 de novembro, às 14 hrs, a acadêmica Taciana Priscila Pereira defenderá o seu TCC: "Turismo em Áreas Naturais. Proposta: Guia Trilhas dos Campos Gerais".

A Infra-estrutura do Município de Telêmaco Borba – PR para a realização de Eventos

Autor: Daniela Martin Romeira

Orientador: Aracelis Góis Morales

Ano: 2006

Resumo: O Turismo é um dos setores que mais crescem no mundo. E o Turismo de Eventos é um dos segmentos deste setor. Os eventos proporcionam a divulgação da localidade receptora e podem ser o motivo principal de um deslocamento. O evento pode ser o atrativo turístico ou uma atividade complementar de uma cidade. Sabendo da importância deste setor para a atividade turística, o Município de Telêmaco Borba-PR desperta para tal atividade. Os eventos em destaque que acontecem no município atualmente ao de ordem artístico e cultural. O objetivo deste trabalho é destacar a infraestrutura do município de Telêmaco Borba para a realização de eventos, devido a significativa presença de indústrias e cursos técnicos e superiores, sobretudo envolvidos com as áreas de papel, celulose, madeireira, ressaltando a presença da empresa papeleira Klabin do Paraná, uma das maiores indústrias do ramo na América Latina. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. Assim, observou-se que o município em questão possui infraestrutura para a realização de eventos.

Palavras-chave: Turismo, Eventos e Telêmaco Borba

Transporte aéreo e turismo no Brasil

Autor: Ricardo Camacho Rizental

Orientador: Luiz Fernando de Souza

Ano: 2006

Resumo: O presente trabalho tem como objetivo demonstrar os aspectos relacionados ao desempenho do setor de transporte aéreo no Brasil, tendo como enfoque os resultados das principais empresas aéreas nacionais: TAM, Gol e Varig. Dessa forma, busca caracterizar o transporte aéreo e abordar a história e desenvolvimento das empresas aéreas acima mencionadas. Posteriormente visa relatar as perspectivas de mercado para o setor depois da crise da Varig, e também as implicações dessa crise para o turismo. O estudo é feito a partir de dados e informações pré-existentes obtidas junto ao DAC (Departamento de Aviação Civil), às próprias companhias aéreas, sítios na Internet, jornais e revistas. A pesquisa se justifica por abordar temas diretamente ligados à atividade turística. Muito se tem falado a respeito da crise da Varig e suas possíveis conseqüências para o turismo e para a economia do país como um todo. Uma vez que o transporte aéreo é visto como uma importante ferramenta de integração nacional e um componente essencial para o crescimento do turismo, o desempenho das empresas aéreas deve ser acompanhado cuidadosamente. Para o desenvolvimento deste trabalho foram realizadas pesquisas bibliográficas referentes aos temas: transporte aéreo e sua evolução, desenvolvimento do turismo, transportes e turismo, e transporte aéreo. A utilização de uma pesquisa exploratória documental fez-se necessária. Para tanto, muitas informações foram coletadas junto a TAM, Gol e VARIG. Muitos dados foram levantados a partir de informações disponíveis no sítio do Departamento de Aviação Civil na Internet, e outros sítios eletrônicos.

Palavras-chave: transporte aéreo, empresas aéreas, mercado, turismo

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Transporte aéreo e seus usuários: motivações e critérios de escolha

Autor: Nathália de Pádua Thiago Ferreira

Orientador: Paulo Roberto Baptista Stachowiak

Ano: 2006

Resumo: O transporte aéreo desempenha um importante papel, pois se constitui em um elo de desenvolvimento e integração nacional. Este setor vem passando por profundas mudanças desde o processo de desregulamentação do transporte ocorrido primeiramente nos Estados Unidos. No Brasil, este processo vem ocorrendo de forma lenta e gradual, denominado de flexibilização. Este sistema significou para a aviação civil, uma intervenção governamental menos rígida, possibilitando uma maior liberdade principalmente para entrada de outras companhias no mercado. Neste contexto, entram no mercado empresas concebidas com as características operacionais de modelo de baixo custo e baixa tarifa, conhecidas internacionalmente como low cost, low fare, que começam a competir diretamente com as empresas de moldes tradicionais. Diante disto, o presente trabalho buscou uma análise para identificar os critérios utilizados por usuários destes dois modelos de empresas aéreas, para a escolha da companhia aérea além de traçar suas motivações e preferências. Para tal, foram aplicados 80 questionários entre usuários destas duas empresas, no Aeroporto Internacional Afonso Pena, na cidade de Curitiba. A pesquisa demonstrou principalmente, que os clientes não são mais tão fiéis à companhia aérea e escolhem a que lhe oferece maior custo/benefício, que pode estar relacionado principalmente na equação freqüência-distância-tempo-custo.

Palavras-chave: turismo, transporte aéreo, motivações e preferências dos usuários

Potencial Turístico da Fazenda Bom Retiro em Teixeira Soares

Autor: Priscila Serenato

Orientador: Cláudio Jorge Guimarães

Ano: 2006

Resumo: Da interação entre ser humano, tempo e espaço diversos produtos surgiram, como a cultura de um povo, descobertas, invenções entre outros. O advento da industrialização contribuiu para a definição de uma dicotomia, meio urbano e meio rural, sendo este último o foco deste trabalho. O meio rural vem sofrendo, cada vez mais, com a negligencia e falta de investimentos para o pequeno e médio produtor. Uma alternativa para auxiliar/melhorar este quadro tem sido o Turismo. Empreender o turismo como uma nova atividade na propriedade rural exige planejamento e uma equipe multidisciplinar, que trabalhe com a interdisciplinaridade, sempre envolvendo a comunidade local e seus interesses. A erva-mate nativa é uma das peculiaridades do sul do Brasil, inclusive do município de Teixeira Soares, no estado do Paraná. O ciclo econômico deste produto influenciou a vida paranaense em vários aspectos, conseqüentemente, deixou memórias, histórias e patrimônios, materiais e imateriais. Estes patrimônios têm o potencial de se tornarem recursos para o turismo. Para tanto é necessário planejamento.

Este trabalho tem como objetivos:

- Evidenciar o potencial turístico da Fazenda Bom Retiro, em Teixeira Soares;

- Conhecer a importância do Ciclo da Erva-mate na conjuntura histórica do Paraná;

- Propor a revitalização de uma unidade produtiva de erva-mate tradicional, com fins turísticos enquanto fonte alternativa de renda.

O trabalho apresenta um apanhado do histórico do mate no decorrer do tempo, em regiões distintas para uma melhor compreensão do estudo. As fontes orais foram utilizadas como importante ferramenta para a coleta de dados no local escolhido para a pesquisa. Pesquisas em livros e na internet serviram como embasamento teórico e histórico. Foi verificado que existe potencial para o desenvolvimento de atividade turística na propriedade da Família Marchinski, enquanto detentora de um patrimônio material importante para a memória do município de Teixeira Soares e, porque não, do estado do Paraná.

Palavras-chave: erva-mate, turismo, planejamento

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

8ª edição do CITURDES - CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE TURISMO RURAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL


A 8ª edição do CITURDES tem como objetivo refletir sobre o papel do turismo em contextos de pós-ruralidades ou neo-ruralidades, segundo as perspectivas teóricas adaptadas. Nestes novos contextos, os turistas encontram-se não apenas com os velhos residentes rurais, mas também com novos habitantes neorurais, recém-chegados, retornados ou outros que se deslocam ao rural na procura do que imaginam ser uma melhor qualidade de vida. Esta translocalidade, que questiona a falsa e simplista dicotomia rural/urbano, é especialmente relevante quando falamos de turismo rural e desenvolvimento sustentável, pois observa-se uma mistura complexa de agentes sociais que buscam reconstruir e resignificar os tradicionalmente chamados espaços rurais. É o que Jesús Oliva (2010) denomina como “new rural melting pots”, para o qual contribui decisivamente o turismo rural associado às ideologias da renaturalização e da patrimonialização cultural.

O Congresso tem como objetivo criar um espaço de encontro de acadêmicos e investigadores, na sua maior parte ibero-americanos, e também de propiciar o contato com a realidade rurbana do interior Norte de Portugal e da Galiza.

Poderão ser apresentadas comunicações, filmes e posters (ver www.utad.pt) até o 31 de Dezembro de 2012, enviando para: citurdeschaves@utad.pt. Haverá conferencistas de destaque como Bernard Lane, Elisabeth Kastenholz, Ivo Elesbão, Artur Crosby e Marcelino de Souza. O Congresso terá lugar nas instalações do Pólo da UTAD em Chaves (ver http://www.esechaves.pt/ ) e oferece um programa social que permitirá conhecer alguns aspectos da ruralidade e rurbanidade deste canto do Noroeste Ibérico peninsular.

Temáticas gerais
1.             Turismo rural e desenvolvimento local
2.             TER e processos de reconfiguração e invenção das áreas rurais
3.             TER e emprego
4.             TER e impactos socioculturais 
5.             TER e políticas públicas
6.             Agroturismo e turismo rural comunitário
7.             TER e construção dos géneros
8.             TER e TICs
9.             TER, bioconstrução e energias renováveis
10.         TER e alimentação
11.         TER e interculturalidades
12.         Animação e TER
13.         TER e (trans)fronteiras
14.         TER e sistemas de cooperação
15.         TER, o audiovisual e a comunicação

Concurso Professor de Turismo - Unicentro

Estão abertas as inscrições para o preenchimento da vaga de Professor Efetivo Não Titular da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, Unicentro

* (40 hs com dedicação exclusiva).

O Curso fica no campus da cidade de Irati, distante 140 km da capital.Inscrições (candidatos que entregarem os documentos nos Protocolos)

*Prazo de inscrição: 7 de novembro de 2011 a 20 de janeiro de 2012 pelo site http://www.unicentro.br

*Entrega da documentação nos protocolos da Universidade no período de 7 de novembro de 2011 a 24 de janeiro de 2012
E as provas ocorrerão de 7 a 9 de março 2012.

Mais informações estão disponíveis no link: http://www.unicentro.br/concursos/CP6/

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Vaga de Estágio - ICMBio

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio, autarquia federal vinculada ao Ministério do Meio Ambiente, oferece 01 vaga de estágio remunerado, para as Unidades de Conservação(UCs) da região de Ponta Grossa: Parque Nacional dos Campos Gerais e Reserva Biológica das Araucárias, conforme descrição abaixo:

Perfil:
  • Acadêmico(a) de graduação do curso de ciências biológicas, geografia, agronomia ou áreas afins com experiência em atividades de Educação Ambiental;
  • Conhecimento sobre Unidades de Conservação;
  • Aptidão para formulação e apresentação de palestras;
  • Aptidão para trabalhos de campo.
  • Não estar cursando o último ano da graduação
Atividades a serem desenvolvidas:
  • Preparar material didático para atividades de educação ambiental;
  • Apresentação de palestras;
  • Visitas monitoradas em áreas rurais;
  • Apoio à Gestão de Unidades de Conservação Federais;
  • Intercambio com outras UCs.
Carga Horária: 20h semanais
Remuneração: R$ 496,00 (bolsa + auxílio transporte)
Prazo para enviar currículo: 16 de dezembro de 2011
Inicio do estágio: Fevereiro de 2012
Interessados enviar currículo nos seguintes endereços:
Trav.Catulo da Paixão Cearense, 49, Centro, Ponta Grossa/PR, CEP 84010720

Professora da UEPG participa de Congresso em Portugal

A professora Jasmine Cardozo Moreira do Departamento de Turismo e do Mestrado em Gestão do Território, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) participou no período 9 a 13 deste mês, do Congresso Internacional de Geoturismo – Arouca 2011, realizado no Mosteiro da cidade de Arouca, Portugal. Na oportunidade Jasmine fez a apresentação do seu trabalho com o título “What do we mean when we say Geotourism" (O que queremos dizer quando abordamos Geoturismo), produzido em parceria com os professores Guillermo Meléndez, da Universidade de Zaragoza (Espanha); G Fermeli, da Universidade de Athenas (Grécia); Júlia Ramon Escorihuela, do Parque Geológico de Aliaga (Espanha); e A. Basso, da Universidade de Cagliari (Itália).

Segundo a pesquisadora ponta-grossense, o evento foi organizado pela Associação Geoparque Arouca (AGA) e pela Câmara Municipal de Arouca (CMA). A professora explicou que este congresso busca se firmar como um espaço de reflexão sobre os diversos aspectos que envolvem o turismo geológico e aparece como um segmento emergente dessa área, com visível expansão no mundo. Jasmine ressaltou que o evento teve caráter inovador e integrou saídas de campo e visitas geoturísticas. Correspondendo à área administrativa do conselho daquela cidade portuguesa, o Arouca Geopark, com seus 41 sítios de interesse geológico (geossítios) inventariados é reconhecido pelo seu excepcional patrimônio geológico de relevância internacional, com destaque para as trilobites, (gigantes de Canelas), para as pedras parideiras da Castanheira e para os Icnofósseis do Vale do Paiva. Desde 2009, integra as Redes Europeia e Global de Geoparques sob a proteção da UNESCO.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Programa de Ecoturismo de Base Comunitária

O Instituto Peabiru divulgar a abertura de Edital para preenchimento de 01 (uma) vaga para Assistente do Programa de Ecoturismo de Base Comunitária, para trabalhar na área de Cadeias de Valor Inclusivas.
Este Instituto é um Organização da Sociedade Civil de Interesse Público - OSCIP com a missão de "ser uma organização que valoriza a diversidade social e ambiental; e compartilha os aprendizados como agentes do processo de transformação social de comunidades, organizações sociais e empresas, e visa garantir a qualidade de vida e desenvolvimento das liberdades políticas, sociais, institucionais, econômicas e culturais da Amazônia".

O Programa é composto por diferentes estudos e projetos, que objetivam o fortalecimento do tecido social e o desenvolvimento das capacidades humanas na Amazônia, por meio do turismo.

A vaga é para atuação no projeto "Almeirim Sustentável: um novo paradigma de município verde", em parceria com o Instituto Floresta Tropical - IFT e com apoio do Fundo Vale.

Local de Trabalho: Belém e disponibilidade de viagens a outros municípios (até 80% do tempo)

Supervisor direto: Coordenador do Programa de Ecoturismo

Missão do Cargo: Colaborar com o planejamento, implementação e avaliação de todos os processos de desenvolvimento do programa de ecoturismo, com ênfase em mobilização de comunidades; incluindo o desenvolvimento de metodologias e processos e de propostas para captação de recursos; e contribuir com a elaboração de relatórios e com o bom funcionamentoadministrativo do programa.

Responsabilidades do Cargo:
1. Colaborar em processos de elaboração de estratégias de ação e planejamento programático;
2. Contrinuir na implementação das atividades do programa e no desenvolvimento de metodologias participativas;
3. Elaborar regularmente relatórios de atividades e de execução financeira;
4. Organização e controle sobre o sistema de informações do programa (arquivamento e gerenciamento de documentos, relatórios, informações e arquivos digitais, etc);
5. Trabalhar no fortalecimento das capacidades das comunidades envolvidas;
6. Colaborar no gerenciamento e execução de todas as atividades para alcance dos objetivos do programa; em particular, contribuir na mobilização e motivação das comunidades;
7. Apoiar o Coordenador do programa em todos os aspectos requeridos.

Conhecimentos e Habilidades:
1. Formação: Graduação em Turismo, Antropologia, Sociologia, Ciências Sociais, Biologia, Geografia, Engenharia Florestal, Agronomia ou áreas afins.
2. Experiência ou formação em mobilização social e pesquisa;
3. Experiência ou formação em área ambiental;

4. Experiência em administração de recursos financeiros;

5. Experiência em desenvolvimento e aplicação de metodologias participativas para desenvolvimento social, monitoramento, avaliações e medição de impacto;

6. Experiência em trabalho com agricultura familiar e/ou comunidades tradicionais e capacidade de animação e mobilização;

7. Experiência ou conhecimento em áreas como análise de Gênero;

8. Experiência anterior em organizações do terceiro setor ou setor privado;

9. Experiência no uso de GPS e digitalização de coordenadas geográficas;

10. Capacidade de planejamneto;

11. Responsabilidade com prazos;

12. Capacidade de trabalhar sob pressão;

13. Capacidade de trabalhar em equipe;

14. Capacidade de síntese, análise e reflexão;

15. Bom facilitador, comunicador e treinador;

16. Conhecimento em informática: uso de e-mail, agenda eletrônica, programa de edição de texto, planilhas eletrônicas, digitalização de dados cartográficos e mensagens instantâneas;


Atitudes:

1. Pró-atividade;

2. Alto nível de responsabilidade;

3. Trabalho em equipe;

4. Inquisitivo, pesquisador, com claro enfoque em alta qualidade dos resultados, concentração e atenção aos detalhes.


Requerimentos:

1. Disponibilidade para viajar até 80% do tempo

2. Dedicação exclusiva (40h/semana)

3. Carteira Nacional de Habilitação (preferencialmente AB)


Regime de Contratação:

1. Regime de Contratação CLT

2. Salário registrado em carteira profissional R$2.650,00

3. Benefícios incluem: segiro saúde, seguro de vida e auxílio alimentação.


Para Candidatar a vaga:

1. Enviar o currículo resumido (3 páginas no máximo) com referencias profissional e uma carta de intenção, dizendo o porquê se interessa pelo cargo e respondendo a pergunta:

Como acha que suas experiências profissionais podem contribuir com o desenvolvimento do trabalho?


Entrega de Documentos:

1. Até o dia 25 de novembro de 2001. Enviar por meio eletrônico para rh@peabiru.org.br com o assunto Assistente do Programa de Ecoturismo de Base Comunitária.

2. As entrevistas ocorrerão no dia 28 de novembro. Sendo preferencialmente presencial, podendo, no entanto, ser via outros meios de comunicação.

3. Só serão aceitos documentos com todas as exigências mencionadas neste edital.

Concurso para professor do Curso de Bacharelado em Turismo - UFPEL/RS


1. DAS INSCRIÇÕES

1.1. As inscrições para o concurso estarão abertas pelo prazo de vinte e cinco (25) dias, contado a partir da data de publicação do Edital no Diário Oficial da União, para as classes de Professor Adjunto e Professor Assistente

1.2. Período das inscrições: de 09 de novembro a 05 dezembro de 2011.

1.3. As inscrições serão recebidas no Centro de Gerenciamento de Informações e Concursos, localizado na Rua Gonçalves Chaves, 3126, Pelotas - RS - Fone: (53) 3222-4060, de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 11h30min e das 14h30min às 17h30min.

1.3.1. A taxa de inscrição, conforme valores abaixo especificados, deverá ser recolhida no Banco do Brasil S.A., através de GUIA DE RECOLHIMENTO DA UNIÃO (GRU), que poderá ser gerada através do portal da UFPel (www.ufpel.edu.br) e para o seu preenchimento devem ser utilizados os seguintes números: UG154047, Gestão 15264 e Código do recolhimento 28883-7.

a) Professor Adjunto, Dedicação Exclusiva: R$ 160,00 (cento e sessenta reais);
c) Professor Assistente, Dedicação Exclusiva: R$ 110,00 (cento e dez reais);
1.3.2. Poderão requerer isenção da taxa de inscrição, os candidatos que se enquadrem nas disposições do Decreto nº 6593, de 02/10/2008, disponível no site http://cgic.ufpel.edu.br/wp/ , no link Concursos – Concursos Públicos – Normas para Concursos. Para tanto, deverão preencher o formulário Anexo IV e entregá-lo no Centro de Gerenciamento de Informações e Concursos – CGIC (Rua Gonçalves Chaves, 3126 – Centro – Pelotas – RS), no período de 09 a 18 de novembro de 2011, no horário das 8h30min às 11h30min e das 14h30min às 17h30min. O CGIC responderá ao requerimento até o dia 25 de novembro de 2011, no próprio pedido formalizado pelo candidato.

1.3.3. A taxa de inscrição, uma vez paga, não será restituída em hipótese alguma.

1.4. No ato da inscrição, o candidato apresentará, além de satisfazer outras exigências legais, estatutárias e regimentais, cópia autenticada dos documentos a seguir relacionados ou cópias simples acompanhadas dos respectivos originais:
a) Titulação exigida conforme Anexo I, expedida por instituição de ensino superior nacional reconhecida ou por instituição estrangeira, a qual deverá estar revalidada na data da posse no cargo;
b) Prova de quitação com o serviço militar, para brasileiros;
c) Título de eleitor e prova de quitação com as obrigações eleitorais, para brasileiros;
d) Passaporte atualizado, com visto para estrangeiros. No momento da posse, o passaporte deverá ser reapresentado, segundo as normas do Conselho Nacional de Imigração e com visto permanente.
e) Uma (1) fotografia 3x4cm;
f) Cédula de identidade;
g) Recibo de pagamento da taxa de inscrição, conforme subitem 1.3.1;
h) Curriculum Lattes atualizado. Não serão aceitos volumes encadernados ou com espiral, apenas o currículo simplificado, sem os documentos comprobatórios.

1.4.1. Para a inscrição, o candidato não necessitará entregar o comprovante da titulação exigida, conforme parágrafo único do art. 19 do Decreto nº 6944/2009, disponível no site http://cgic.ufpel.edu.br/wp/, no link Concursos – Concursos Públicos – Normas para Concursos.

1.4.2. Os documentos comprobatórios do Curriculum Lattes – cópias autenticadas ou cópias simples acompanhadas dos originais – serão entregues à Comissão Examinadora, impreterivelmente, até o início do sorteio do ponto para a Prova Didática, obedecendo a sequência da planilha aprovada pela Resolução nº 04, de 02/06/2011, do COCEPE.

1.4.3. A inscrição poderá ser feita pessoalmente ou por procurador legalmente habilitado ou por via postal (SEDEX), desde que a data de postagem esteja dentro do período de inscrições e que a entrega no destino (CGIC) aconteça até o dia 12 de dezembro de 2011.

1.4.3.1. A inscrição por via postal, exclusivamente por SEDEX, deverá ser remetida para o endereço:
CENTRO DE GERENCIAMENTO DE INFORMAÇÕES E CONCURSOS DA UFPEL – Rua Gonçalves Chaves nº 3126 – Pelotas – RS – CEP 96015-560.

1.4.3.2. A inscrição via SEDEX, se efetuada, será por conta e risco do candidato, não se responsabilizando a UFPel por extravios ou outras ocorrências que impeçam a efetiva inscrição do candidato.

1.4.4. Além dos itens listados no subitem 1.4, o candidato deverá entregar a Ficha de Inscrição (Anexo III), em duas (2) vias, preenchida e assinada.

1.5. É vedada a inscrição condicional, via fax e/ou extemporânea.

1.6. A inscrição implica o conhecimento e a concordância, por parte do candidato, das condições
estabelecidas para a realização dos concursos, fixadas nas Normas de Concurso para Professor Adjunto e Assistente – Regimento da UFPel e Resoluções / COCEPE nºs 14, de 22/12/2003 (prova Didática e Escrita) e 04, de 02/06/2011 (julgamento dos Títulos), as quais passam a fazer parte integrante deste Edital e estão disponíveis no site http://cgic.ufpel.edu.br/wp/ , no link Concursos - Concursos - Normas para Concursos.

2. DAS PROVAS

2.1. Nos termos do Decreto nº 6944 (art. 19, XIV), de 21/8/2009, o período provável de realização das provas é de 02 a 20 de janeiro de 2011.

2.2. O candidato será notificado, sobre a data de realização do concurso, através de correspondência registrada, enviada para o endereço informado na ficha de inscrição.

2.3. A Prova Didática será realizada em sessão pública e gravada para efeito de registro e avaliação, conforme art. 13, § 3º, do Decreto 6944/2009.

2.4. Os programas das áreas em concurso constam do Anexo II do Edital.

3. DA HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES

3.1. Os pedidos de inscrição serão apreciados, conforme o caso, pelo Conselho do Centro ou pelo Conselho Departamental da Unidade e, uma vez aceitos, deverão ser homologados
pelo Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão (COCEPE).

3.2. A homologação das inscrições será publicada no site http://cgic.ufpel.edu.br/wp/ , no link Concursos - Concursos Públicos - Concursos Docentes e no DOU.

4. DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

4.1. A UFPel divulgará, através do DOU, em Edital, a relação dos candidatos classificados de acordo com a homologação dos resultados pelo COCEPE, conforme disciplina o art. 16 (Anexo II) do Decreto nº6944/2009.

4.1.1. Os candidatos não classificados no número máximo de aprovados de que trata o Anexo II do Decreto nº6944/2009, ainda que tenham atingido nota mínima, estarão automaticamente reprovados no concurso público.

4.1.2. Nenhum dos candidatos empatados na última classificação de aprovados será considerado reprovado, nos termos do art. 16 do Decreto supracitado.

5. DOS RECURSOS

5.1. Serão admitidos recursos relacionados ao processo de homologação das inscrições e/ou resultado final do concurso, no prazo de até dois (2) dias úteis a partir da publicação no DOU dos respectivos editais.

5.2. Os pedidos de recursos deverão ser dirigidos ao COCEPE, através de requerimento devidamente fundamentado, que indique com precisão os itens objeto do pedido.

5.3. Esse requerimento deverá ser entregue exclusivamente no endereço Praça 7 de Julho, 180 – Centro – Pelotas, no horário das 8h às 12h e das 14h às 18h. Não serão aceitos os recursos interpostos fora do prazo, enviados por via postal, via fax ou meio eletrônico (e-mail), ou em desacordo com este edital, sob pena de serem preliminarmente indeferidos.

6. DO PROVIMENTO DAS VAGAS

6.1. A nomeação nas classes objeto deste edital, no nível 1, com a remuneração abaixo especificada, será feita no Regime Jurídico Único, após a publicação dos resultados finais no DOU.


6.1.1. Ao servidor caberá, ainda, o auxílio alimentação no valor de R$ 304,00 (trezentos e quatro reais).

6.2. A posse no cargo, de acordo com o artigo 14 da Lei 8.112/90, ficará condicionada à aprovação em inspeção médica a ser realizada pelo Serviço Médico Pericial da UFPEL e ao atendimento das condições constitucionais e legais.

6.3. Ao pessoal do magistério superior são peculiares as seguintes atribuições:
a) as pertinentes a pesquisa, ensino e extensão que, desenvolvidas de forma simultânea e indissociável, visem à aprendizagem, à produção do conhecimento, à ampliação e à transmissão do saber e da cultura, e
b) as relacionadas ao exercício de direção, assessoramento, chefia e coordenação na própria Universidade, além de outras previstas na legislação vigente e determinadas pela administração superior.

6.3.1. Ao assumir o cargo, será exigida disponibilidade de horário, compatível com as necessidades do curso ou programa e do regime de trabalho para o qual fez concurso, podendo a jornada semanal ser cumprida nos turnos diurno e noturno.

6.3.2. O docente submetido ao regime de Dedicação Exclusiva (DE) fica obrigado a prestar 40 horas semanais de trabalho, em dois turnos diários completos, e estará impedido de exercer outra atividade remunerada pública ou privada.

7. DA VALIDADE DO CONCURSO

O concurso será válido por um (1) ano a contar da data de publicação do Edital de homologação dos resultados finais no DOU, prorrogável por igual período.

8. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

8.1. A Universidade enviará correspondência registrada a cada candidato, quando se fizer necessário, e considerará notificado/avisado o candidato a partir da postagem de correspondência (com Aviso de Recebimento – AR).

8.1.1. Na eventualidade de ser concedido prazo ao candidato, o início da contagem será a partir do recebimento pela UFPel do AR da empresa de Correios, independentemente do sucesso ou frustração da localização efetiva do destinatário.

8.1.2. O candidato é o único responsável pela atualização do registro de seu endereço na UFPel – o que deve ser feito por escrito -, bem como pela disponibilidade de nesse endereço receber correspondências.

8.2. Maiores informações pelo fone: (53) 3222-4060 ou e-mail: cgic@ufpel.edu.br.

8.3. O inteiro teor deste Edital estará disponível no site http://cgic.ufpel.edu.br/wp/ , no link Concursos - Concursos Públicos - Concursos Docentes.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Fazenda Apache Branco – Jaguariaíva – PR Análise de suas possibilidades para o turismo rural

Autor: Priscila Maria da Luz Roccon

Orientador: Aracelis Góis Morales

Ano: 2006

Resumo: O presente trabalho tem por objetivo realizar uma análise do potencial turístico da Fazenda Apache Branco, localizada em Jaguariaíva – PR. Para a realização dessa análise foi realizado um levantamento bibliográfico, para basear teoricamente o turismo proposto para o local, pesquisa in loco e um inventário, para que se conhecesse as proprietário da fazenda para obter mais informações sobre a mesma. Com a pesquisa foi constatada a potencialidade da fazenda devido à sua grande área de mata nativa e das atividades que pode oferecer aos turistas.

Palavras-chave: turismo rural, potencialidade

Proposta de um plano de marketing para o S.G. Palace Hotel (Taubaté – São Paulo)

Autor: Kelly Cristina Arabori

Orientador: Rúbia Gisele Tramontin Mascarenhas

Ano: 2006

Resumo: O turismo é uma atividade ampla que envolve a subjetividade humana, meios de transporte, atrativos e infra-estrutura. O trabalho em questão, procurou estudar os meios de hospedagem, e a importância da segmentação que visa facilitar seu gerenciamento. A segmentação do mercado hoteleiro surgiu quando os meios de hospitalidade se diferenciaram na forma de oferecer serviços e na infra-estrutura. Com essa ferramenta, foi possível classificar o produto em variadas categorias, formas de administração e público alvo; também facilitou as empresas quanto da formulação de um plano de marketing adequado, pois, a partir dessa análise, ficou mais fácil atingir os objetivos e o público alvo por ela pretendida. O trabalho apresenta duas ferramentas de marketing, os 8P’s (produto, pessoas, pacotes, programações, praça, parceria, preço, promoção) e o método comparativo, que juntamente com o círculo contínuo de marketing, auxiliam na formulação de estratégias para que a empresa se destaque da concorrência. Foi com o uso desses métodos que o plano de marketing do hotel familiar S.G. Palace, localizado na cidade de Taubaté, foi embasado na tentativa de aproveitar as oportunidades do mercado e tentar neutralizar as desvantagens. Com as mudanças propostas no plano de marketing do S.G. Palace Hotel, pretende-se, divulgar e reforçar a marca do mesmo, perante a demanda, aumentando a taxa e lucro da empresa, e principalmente, visar excelência no atendimento.

Palavras-chave: hospitalidade, segmentação, marketing, 8 p’s, concorrência

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Formandos: Reunião da Formatura Institucional Coletiva

Acadêmicos que vão participar das Solenidades a serem realizadas nas seguintes datas:
- 27 de fevereiro de 2012
- 28 de fevereiro de 2012
- 29 de fevereiro de 2012
- 01 de março de 2012

Ficam convocados todos os formandos para reunião da Formatura:

Data: 08 de novembro de 2011

Horários: 08h30min (manhã)

14h (tarde)

19h (noite)

Local: Observatório - Campus de Uvaranas


Data: 09 de novembro de 2011

Horários: 08h30min (manhã)

14h (tarde)

19h (noite)

Local: Grande Auditório - Campus Central.

PAUTA da reunião: assuntos relacionados ao ato de imposição de grau (formatura) com a empresa responsável (Ingá), pela execução das solenidades.

FORMANDOS DE BACHARELADO EM TURISMO

2902/2012

1 - 081010588 ALANA MILIORINI DA SILVA

2 - 081012688 ANA PAULA CUNHA

3 - 081011388 BOB HENDRIX BANCKES

4 - 081010688 DARIELE ESTECHE

5 - 081010788 DIEGO ARMANDO LEITE CARVALHO

6 - 081910288 FABIO BARBOZA TAQUES

7 - 061910488 FERNANDA SILVEIRA MAROCHI – FALTA IMPOSIÇÃO

8 - 051010588 GIANCARLO BELUZZO DA MOTA DE LIMA

9 - 081010188 JULIANE DIAS

10 - 081010288 JULIANE NASCIMENTO OLIVEIRA

11 - 081011988 LAUREN PRESTES LIMA

12 - 081010988 MARILLIA HAMATI

13 - 081011888 MESSALA MALKUT

14 - 081012188 OLGA EDINEIA VIGNOLI MIYAGI

15 - 061011088 PÂMELA SILVA RIBAS – FALTA IMPOSIÇÃO

16 - 061012088 PRISCILA CRISTINE FELIX – FALTA IMPOSIÇÃO

17 - 081010488 PRISCILA SIMON

18 - 071013088 RAÍSSA SILVESTRE PLANTES

19 - 081012388 SAMUEL OLDIMAR LAERCIO VOGETTA DA SILVA

20 - 081011288 TACIANA PRISCILA PEREIRA

21 - 081012488 TAMIRES DIAS MENDES CARMO

22 - 061011988 TATIANE JUSTEN

a) * Lembramos, também, que concurso de Oratória está com inscrições abertas até dia 16 de Novembro.

* Cada curso deve entregar preenchido o formulário de homenageados (se houver), conforme modelo abaixo até dia 30/11 no Bloco da Reitoria, sala 26 - Divisão de Expediente/ Prograd.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Workshop de Inovação - SEBRAE

Pré-Matrícula

Atenção Acadêmicos, a partir do dia 03 de novembro de 2011 até 19 de dezembro de 2011 deverão ser efetuadas as pré-matrículas para que ano que vem sejam realizadas as matrículas.

Quem não efetuar essa pré-matrícula não poderá se matricular no ano de 2012.

Acessem o acadêmico online no site da UEPG para fazer!

Mapa-Mundi Digital

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) lançou um mapa-mundi digital, com síntese, histórico, indicadores sociais, economia, redes, meio ambiente, entre outras curiosidades.


Confiram:
http://www.ibge.gov.br/paisesat/main.php