Autor: Joelson Ramalho de Souza
Orientador: Paulo Roberto Baptista Stachowiak
Ano: 2005
Resumo: a gestão de pessoas vem cada vez mais sendo utilizada como estratégia empresarial. Mais do que simples bom-mocismo, a atenção ao elemento humano no trabalho configura-se como um diferencial de competitividade no seio das organizações. Com a globalização, empresas que confiam na tecnologia como uma fonte de vantagem competitiva logo descobriram que suas concorrentes dispunham de acesso a mesma tecnologia e, consequentemente, podiam copiar processos bem sucedidos no setor de serviços, entretanto, o diferencial de qualidade concentra-se exclusivamente no elemento humano, que não pode ser “copiado”. São as pessoas que terão de corresponder aos interesses dos caprichosos e exigentes clientes de hoje. Dessa forma, a hotelaria tem muito a usufruir dos estudos relacionados à gestão de pessoas, uma vez que sua sobrevivência está atrelada à qualidade dos serviços prestados. Para obter sucesso por meio das pessoas, a hotelaria precisa não apenas contar com profissionais altamente treinados e capacitados, mas principalmente mantê-los motivados, envolvidos e comprometidos. O presente trabalho de conclusão de curso buscou, por meio de um estudo de caso, realizar um diagnóstico das relações de trabalho na hotelaria, de modo a identificar como os conceitos e práticas da área administrativa de gestão de pessoas podem contribuir para que os resultados individuais e empresariais sejam alcançados. Os resultados da análise de pesquisa de campo validaram o referencial teórico estudado. Dessa forma, ao recorrer a teorias da área administrativa de gestão de pessoas, procurou-se realizar uma ação interdisciplinar visando contribuir com os estudos na hotelaria e, de um modo mais abrangente, no Turismo.
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