sexta-feira, 29 de junho de 2012

Admissão de Docente na área de Geografia - Universidade Estadual de Campinas


A UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS abre o Edital para Seleção Pública de admissão de um docente, no nível MS-3.1, em RDIDP, em caráter emergencial, na área de Geografia, nas disciplinas GF129 – Geografia Econômica e GF406 – Geografia Política, do Departamento de Geografia, do Instituto de Geociências, em substituição a docente que se encontra afastado no período de 01/05/2012 a 30/04/2013 para realização de Pós-Doutoramento.


DAS INSCRIÇÕES

As inscrições estão previstas para serem abertas:

* No período de 10/07/2012 a 23/07/2012 
* Feitas na Seção Administrativa do Instituto de Geociências, Sala 24, localizada na Cidade Universitária “Zeferino Vaz”, Distrito de Barão Geraldo, em Campinas
*  Das 9 às 12 e das 14 às 17h

Mediante protocolo ou via Correio com postagem até 23/07/2012 para o seguinte endereço: Seção Administrativa do Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas – Rua João Pandiá Calógeras nº 51, Cidade Universitária “Zeferino Vaz”, Caixa Postal 6152, CEP: 13.083-970, Campinas – SP, acompanhadas dos seguintes documentos:

  • Requerimento, contendo nome, idade, filiação, naturalidade, estado civil, domicílio e profissão, dirigido a Diretora do Instituto;
  •  Prova de que é portador do título de doutor de validade nacional. 
  • Documento de identificação pessoal que contenha foto, em cópia simples;
  • (Quatro) exemplares do Curriculum Lattes
  • (Três) publicações integrais, mais relevantes, a critério do candidato.
    Os interessados poderão enviar uma mensagem para o e-mail abaixo que serão comunicados quando da abertura da referida Seleção.


       - Para fins de inscrição, o candidato poderá apresentar apenas a ata da defesa de sua Tese de Doutorado, sendo que a comprovação do título de Doutor será exigida por ocasião da admissão;


* Salário: R$ 8.715,28


Outras informações: Seção Administrativa/IG – Alba/Mônica– fones: (19) 3521-5153 ou e-mail: rh@ige.unicamp.br

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Carteirinhas Estudantis

Pessoal, algumas informações:


1º e 2º ano - As carteirinhas serão entregues nos dias 18 a 22 de junho das 09hrs às 12 hrs e das 13h30 
às 21hrs na Sala do Conselho em frente ao Grande Auditório.


3º e 4º ano - As carteirinhas serão entregues nos dias 25 a 29 de junho das 09hrs às 12hrs e das 13hrs 30 às 21hrs na Sala do Conselho em frente ao Grande Auditório.

Abaixo vai a lista dos acadêmicos que devem entrar no acadêmico online e anexa a foto digitalizada para a confecção das carteirinhas no item Foto para Cartão Universitário:

- Andressa dos Passos
- Aquiles M. Júnior
- Cilmara D. Santos
- Cíntia Bruna Rolle
- Éder dos Santos
- Felipe M. Oliveira
- Hayssa Kattia Viana
- Kamilla Santos
- Lucas Inoue

quarta-feira, 6 de junho de 2012

50 cafés da manhã pelo mundo

Confira aqui ! 

terça-feira, 5 de junho de 2012

Lugares lindos pelo mundo !

Veja aqui ! 

Aulas continuam suspensas

A UEPG decidiu continuar com a suspensão das aulas, portanto só haverá aula dia 11 de junho !!

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Levantamento de Dados: Parque Infantil. Espaço de Lazer e Turismo


Autor: Tatiane Justen            
Orientador: Carlos Alberto Maio
Ano: 2011
Resumo: Os espaços urbanos públicos são alternativas para se praticar o lazer e o turismo de forma gratuita, para todas as classes e idades. A presente pesquisa tem como objetivo verificar se os pais das crianças que frequentam os parques acham esses espaços apropriados para os filhos, se a estrutura está em condições de uso e se os parques são atrativos às crianças. Para o seu desenvolvimento foi utilizado a pesquisa qualitativa com enfoque exploratório. O lócus da pesquisa foram três parques localizados na área central de Ponta Grossa. Para coleta dos dados foram aplicados questionários para os pais das crianças que frequentam os parques, num total de cento e trinta questionários. A pesquisa nos mostrou que os parques são frequentados, é importante para as crianças, a estrutura está em boas condições e que, para melhorar a atratividade seria necessário mais brinquedos e diversas cores.
Palavras-chave: Turismo, Lazer, Crianças, Parques Infantis.

Atenção Acadêmicos

As aulas na Universidade Estadual de Ponta Grossa estão suspensas hoje, (04/06/12) e amanhã (05/06/12)!

domingo, 3 de junho de 2012

Museu de Arqueologia de Ponta Grossa/PR: Estratégias de Divulgação


Autor: Tamires Dias Mendes do Carmo
Orientador: Márcia Maria Dropa
Ano: 2011
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo sobre o Museu de Arqueologia localizado no município de Ponta Grossa/PR. Inaugurado em 2001, o museu é pouco conhecido pela população e seu maior público é composto por escolas da cidade e região. Os museus são espaços onde estão guardadas memórias e com isto podemos obter conhecimento por meio de monitorias e outros, também são espaços que podem ser utilizados para fins educativo e turístico. Com o objetivo de ampliar as visitações deste espaço museológico foi realizado um estudo para desenvolver estratégias de marketing, para tal foi necessário aplicar uma pesquisa de demanda, pois assim é possível encontrar os meios mais eficazes para a divulgação do museu. A metodologia utilizada para a realização desta pesquisa, se configurou em descritiva, quantitativa e qualitativa. Os principais resultados alcançados foram: identificação da demanda potencial e a partir desta a elaboração das estratégias de divulgação viáveis, sendo estas a propaganda, folheteria, exposições e pronunciamento.
Palavras-chave: Turismo, Museu, Patrimônio, Marketing.

sábado, 2 de junho de 2012

Turismo em Áreas Naturais. Proposta: Guia Trilhas dos Campos Gerais


Autor: Taciana Priscila Pereira
Orientador: Luiz Fernando de Souza
Co-Orientador: Jasmine Cardozo Moreira
Ano: 2011
Resumo: Este trabalho tem por objetivo desenvolver um estudo sobre as atividades de Turismo em Áreas Naturais, abordando o Ecoturismo, Turismo de Aventura e Geoturismo, abordando principalmente atividades relacionadas à utilização de trilhas. Essa discussão dá-se devido à potencialidade da região dos Campos Gerais - Paraná para o desenvolvimento dessas segmentações. A partir deste estudo bibliográfico, analisando também um programa implantado no Estado de São Paulo(Trilhas de São Paulo: Conhecer para conservar), além de pesquisas desenvolvidas “in loco”, o presente trabalho apresenta uma proposta de criação de um guia contendo informações sobre as trilhas encontradas nas seguintes Unidades de Conservação: Parque Estadual de Vila Velha, Parque Estadual do Guartelá e Parque Nacional dos Campos Gerais, com o objetivo de divulgar e fomentar este tipo de Turismo na região.
Palavras chave – Turismo em Áreas Naturais, Campos Gerais, trilhas.

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Turismo e Ferrovia: Estudo de caso em Ponta Grossa – Paraná


Autor: Samuel Oldimar Laércio Vogetta da Silva
Orientador: Márcia Maria Dropa
Ano: 2011
Resumo: As estradas de ferro foram palco do desenvolvimento de cidades e comércio. Hoje, linhas férreas de mais de cem anos, ainda são utilizáveis como forma de deslocamento e como recurso do turismo, sendo uma alternativa aos transportes rodoviários e aéreos com fluxos cada vez maiores. A ferrovia é um patrimônio histórico rico em informações, elas trazem uma história ligada ao desenvolvimento da cidade de Ponta Grossa. Através delas, é possível conhecer um pouco do início dessa cidade, reconhecendo que a atividade ferroviária foi de grande importância para o desenvolvimento local, visto que serviam como meio de transportes de pessoas e de cargas, que abasteciam armazéns alimentando a população que aqui viviam. Com o decorrer do tempo as estações foram tombadas e seus prédios foram ocupados para outras finalidades. Ao levantar sua memória é possível despertar o interesse do turista pelos atrativos turísticos que a cidade possui e que não são explorados convenientemente. O objetivo deste trabalho foi fazer um levantamento histórico da ferrovia percebendo sua importância para o crescimento local. Assim sendo, foi montado um roteiro urbano que poderá servir de base para se explorar, de um modo diferente, as belezas que a cidade possui, trazendo novos olhares e consequentemente colaborando para o turismo local visto que os atrativos locais são diversos.
Palavras-chave: Ferrovia, Patrimônio, Turismo.

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Lazer e Turismo: Uma experiência com os alunos do PRO JOVEM - CRAS Cara-Cará


Autor: Raíssa Silvestre Plantes
Orientador: Carlos Alberto Maio
Ano: 2011
Resumo: Essa pesquisa apresenta uma discussão entre turismo, lazer e população em vulnerabilidade social. Busca um olhar social e antropológico sobre a atividade turística, visando uma população muitas vezes excluída desse processo. Procura entender como o turismo pode contribuir para o desenvolvimento social de um indivíduo que encontra-se as margens da sociedade, bem como para uma melhora na qualidade de vida dessa população. Essa uma pesquisa foi realizada com o Grupo Pro Jovem Adolescente, com entorno de 50 jovens participantes de idade de 15- 17 anos, onde já são desenvolvidas algumas atividades como encontros e visitas agendadas em atrativos do município de Ponta Grossa. Apresenta uma importante definição sobre qual o papel do turismo e seu profissional para o desenvolvimento dessa camada da população.
Palavras chaves: lazer, turismo, desenvolvimento social, população em vulnerabilidade social.

XII Encontro Nacional de Turismo com Base Local (ENTBL)





Buscando contribuir com a ampliação das reflexões sobre o Turismo, este importante e complexo fenômeno de relevantes repercussões nas esferas social, econômica, ecológica, política e cultural, portanto, eminentemente espacial, foi criado o “Encontro Nacional de Turismo com Base Local” (ENTBL).



Este se caracteriza como um dos mais relevantes eventos acadêmicos de temática turística do Brasil e da América do Sul.



Em 2012 o XII ENTBL que terá como tema central "o Turismo de Base Comunitária como ferramenta de Inclusão Social", será organizado pela Sociedade Brasileira de Ecoturismo e pelo SESC-SP (Unidade Consolação), e acontecerá em São Paulo - SP.



Foram prorrogadas até dia 30 de junho de 2012, as inscrições para as categorias "Iniciação Científica" (graduandos) e "Trabalhos Técnico-Científico" (graduados).


Informações no site http://entbl.webnode.com

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Produção de pesquisadora da UEPG é reconhecida no Japão

A professora Jasmine Cardozo Moreira, do Departamento de Turismo, da Universidade Estadual Estadual de Ponta Grossa (UEPG), representou a instituição na 5ª Conferencia Global de Geoparques, realizada nos dias 11 a 16 de maio, no Geopark Unzen, localizado em Shimabara, sul do Japão. Na ocasião Jasmine apresentou trabalho sobre os resultados de sua pesquisa de pós-doutorado defendida no ano passado na Universidad de Zaragoza, em co-autoria com o professor Guillermo Melendez, da Universidad daquela cidade espanhola, com o título “Which are the Most Effective and Popular Interpretative Resources? An Analysis Based in 37 Geoparks”, (Quais os meios interpretativos mais populares e mais efetivos? Uma análise baseada em 37 Geoparks). 


Para ver completo acesse: http://portal.uepg.br/noticias.php?id=2615

terça-feira, 29 de maio de 2012

Animeventos e a possibilidade de Turismo na Comunidade Otaku


Autor: Priscila Simon
Orientador: Márcia Maria Dropa
Ano: 2011
Resumo: O Trabalho Animeventos e a possibilidade de turismo na comundiade Otaku, têm por objetivo analisar o evento Anime Friends realizado anualmente na cidade de São Paulo – SP. Inicialmente foi necessário realizar uma pesquisa sobre o histórico da cultura japonesa e sua influência no Brasil para que através dela, surgisse a tribo otaku a qual os animeventos são destinados. Posteriormente foi realizado um histórico do evento foco do trabalho para a partir disso descrever o evento, analisando a infraestrutura, atividades realziadas, programação, serviços ofertados, stands, entre outros aspectos encontrados no Anime Friends, para isso foi necessária a participação em três edições nos anos de 2009, 2010 e 2011. Com a análise do evento, o próximo passo foi definir o perfil do público que o frequenta, visto que a demanda é real e oriunda de diversos estados do país, para tanto foi realizada uma pesquisa in loco com uma amostragem de 150 participantes durante três dias. Com os resultados foi identificado como os participantes vão ao evento, com quem, qual o gasto, por que os frequentam, há quanto tempo são otakus e por que. Os resultados alcançados são apresentados no decorrer do trabalho.
Palavras-chave: Animeventos, Otaku, Turismo, Demanda. 

erritorial Production and Transformation: An Analysis of Food as Tourist Attraction.

Outro artigo publicado em uma revista internacional, Estudios y perspectivas en turismo,é o da Prof.ª Rúbia Gisele Tramontin Mascarenhas com o Prof. José Gonsçalves Gândara.  Neste artigo é analisada a questão da Alimentação como um Atrativo Turístico. 

Para saber mais acesse o artigo abaixo:

Como a escalada movimenta o turismo: estudo de caso no setor Macarrão – Ponta Grossa – PR


Autor: Olga Edineia Vignoli Miyagi
Orientador: Jasmine Cardozo Moreira
Ano: 2011
Resumo: O Turismo de Aventura é um segmento do Turismo que vem crescendo e apresentando novas possibilidades turísticas, como novos destinos e novas formas de interagir com a natureza. Escalada é uma atividade que traz muitos benefícios para o praticante e que vem cada vez mais conquistando adeptos de todas as idades. Ponta Grossa possui muito potencial para a escalada esportiva, devido à variedade de afloramentos rochosos presentes na região, apresentando em várias vias de diferentes graus de dificuldade. O Setor Macarrão está localizado na cidade de Ponta Grossa dentro de um atrativo turístico conhecido como Buraco do padre e vem recebendo um aumento expressivo no número de escaladores na região, deste modo, o objetivo deste trabalho é identificar o perfil dos praticantes de escalada do Setor Macarrão, e analisar se interferem de forma positiva na economia da cidade. Contando com a elaboração de um questionário a ser aplicado no Setor Macarrão a fim de ampliar e atualizar a base de dados existentes sobre o perfil desta demanda, oferecendo informações que contribuam para o melhor conhecimento deste mercado turístico e também auxiliando para uma possível inserção da escalada no Plano de Manejo do parque.

Palavras-chave: Turismo de Aventura, Escalada, Ponta Grossa.

domingo, 27 de maio de 2012

Profissionalização do organizador de Eventos: A formação do Bacharel de Turismo e sua contribuição para o setor em Ponta Grossa/PR


Autor: Messala Malkut
Orientador: Larrisa Mongruel Martins
Co-orientador: Andréa Fermino Gonçalves
Ano: 2011
Resumo: Com o crescimento do número de eventos e a percepção, por parte de empresários e instituições, de que os mesmos servem como uma importante ferramenta de comunicação entre pessoas e produtos, serviços ou destinos, o mercado vem exigindo a profissionalização dos envolvidos no planejamento e gestão de eventos. O presente trabalho teve por objetivos mostrar o atual perfil de um organizador profissional de eventos, os cursos e graus de ensino que formam para o setor, além de verificar de que maneira o turismólogo vem contribuindo para o segmento em Ponta Grossa – Paraná. Constatou-se que, na contramão das tendências mundiais, que buscam o desenvolvimento humano como recurso para a competitividade de mercado, no município ainda não existe, na maior parte das empresas, a preocupação em profissionalizar as pessoas que trabalham com o planejamento e organização de eventos. Também pôde-se observar que não existe educação formal específica para eventos em Ponta Grossa, havendo como área correlata apenas o Turismo, em instituições públicas, de nível médio e superior.
Palavras-chave: Organização de Eventos, Profissionalização, Turismólogo. 

Levantamento de dados do suporte hoteleiro de Ponta Grossa para o Turismo de Eventos: O caso do XX Encontro Anual de Iniciação Científica - EAIC


Autor: Maríllia Hamati
Orientador: Luiz Fernando de Souza
Ano: 2011
Resumo: O estudo teve como objetivo realizar um levantamento de dados do suporte hoteleiro hoteleiro da cidade de Ponta Grossa para o turismo de eventos. O objeto de estudo foi realizado por meio de acompanhamento do planejamento, desenvolvimento e organização do pré-evento do XX Encontro Anual de Iniciação Científica (EAIC), que realizou-se nos dias 20, 21 e 22 de outubro de 2011. Este evento é patrocinado pela Fundação Araucária e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e organizado anualmente por uma IES dentre as Universidades Estaduais de Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Oeste, Centro-Oeste e Norte do Paraná que compõe a comissão organizadora. A percepção do suporte hoteleiro da cidade de Ponta Grossa para atender a demanda deste evento, foi o que possibilitou ter uma estimativa de como a cidade está preparada quantitativamente enquanto à recepção de eventos de grande porte. Como metodologia utilizada para o estudo de caso, foram realizadas: pesquisas bibliográficas, documentais, sites, bem como a tabulação dos dados do suporte hoteleiro, obtidos por meio de realização de estágio na coordenação do evento, são os meios que subsidiaram os resultados da pesquisa. Desta maneira, conseguiu-se identificar que, apesar da disponibilidade de locais e meios de hospedagem para eventos, a cidade de Ponta Grossa, ainda não está apta a receber eventos de grande porte, principalmente para um segmento de mercado socioeconômico mais elevado, pois durante o evento estudado ocorreu à necessidade de utilização de meios de hospedagem alternativos como hotéis e alojamentos.
Palavras-chave: Turismo, Eventos, Meios de Hospedagem.

sábado, 26 de maio de 2012

Museus Interativos, Educação e Turismo: Uma relação possível


Autor: Lauren Prestes Lima
Orientador: Cláudio Jorge Guimarães
Ano: 2011
Resumo: Este trabalho tem como objetivo observar os Museus Interativos como um potencial turístico. Para tanto apresenta conceituações gerais de museus, análise das Políticas Públicas relacionadas aos museus brasileiros e a relação destes com o Turismo Cultural. Também se analisou o que se entende por interatividade e a sua relação com a função educativa do museu e a economia de experiência que esta pode gerar. Para finalizar, caracterizou-se o museu interativo e tomou-se como exemplo o Museu Catavento Cultural Educacional para fazer indicações do potencial turístico desses museus. Para se atingir o objetivo proposto analisou-se o referencial bibliográfico sobre a temática, fez-se uma entrevista com a Diretora do Museu Campos Gerais, e presenciou-se uma palestra sobre museus interativos. Por esta pesquisa, foi possível observar que os museus interativos são potenciais turísticos pelo fato de poderem utilizar sua função educacional como atrativo. O que garante isso é a diversidade de recursos utilizados como softwares, jogos, salas 3D, exposições que trabalham com os sentidos e programações direcionadas. Além disso, outro fator que fortalece essa visão é a Política Nacional de Museus que foi criada para apoiar o turismo em museus.
Palavras-chave: Museus Interativos, Educação, Turismo.

Turismo Rural e Planejamento – Estudo de caso na chácara Bela Vista – Carambeí - PR


Autor: Juliane Nascimento Oliveira
Orientador: Jasmine Cardozo Moreira
Ano: 2011
Resumo: Este trabalho irá discutir o tem planejamento turístico em áreas rurais, abordando a importância de um planejamento sustentável, correto e direcionado para que haja o equilíbrio entre as atividades desenvolvidas e os recursos naturais existentes. Além de discutir as possibilidades de desenvolvimento de turismo rural no Município de Carambeí – PR. O foco do estudo será a formatação de propostas de desenvolvimento turístico para a Chácara Bela Vista, que se localiza na zona rural do município de Carambeí, distrito de Catanduvas. Após diagnóstico do local, foi analisado o potencial da chácara, e, em seguida, pensado em propostas para melhoria do futuro empreendimento, ponderando no bem estar do visitante, e ao mesmo tempo promovendo a sustentabilidade do ambiente. Para realizar a pesquisa, foram utilizados os métodos de pesquisa bibliográfica, e pesquisa in loco. Com o estudo nota-se que a propriedade possui potencial para o desenvolvimento da atividade, precisando ser projetada para que a atividade seja desenvolvida de forma correta, dentro dos padrões e diretrizes de turismo rural.
Palavras-chave: Turismo Rural, Planejamento, Carambeí.