quarta-feira, 29 de maio de 2013

Campanha do Agasalho "Quilombola Palmital dos Pretos"


terça-feira, 28 de maio de 2013

II Congresso Nacional de Planejamento e Manejo de Trilhas



quinta-feira, 23 de maio de 2013

Evento - Observatório Social dos Campos Gerais

O Observatório Social dos Campos Gerais realizará um evento onde será apresentado o resultado do monitoramento da aplicação dos recursos públicos efetuados pelo município e o resultado do acompanhamento das atividades parlamentares de nossos vereadores.
Este evento será realizado no dia 04/06 – 3ª feira – tendo por local o Grande Auditório da UEPG, com a seguinte programação:
Início:      19h00m – Relatório das ações do Observatório Social realizadas do quadrimestre
                19h30m – Palestra sobre as perspectivas de trabalho do Observatório Social como campo de estágio.
Para tanto reiteramos o convite, solicitando estende-lo a todos os acadêmicos, pois esta é uma meta que queremos alcançar, porque é na formação da consciência de cidadãos, que serão nossos dirigentes no futuro, preocupados com ética, a justiça e o emprego correto dos recursos públicos é que poderemos almejar um futuro melhor para o nosso país.
O OSB-Campos Gerais está oferecendo oportunidade de estágios para diversos programas e atividades e pede a contribuição da UEPG para estimular a participação dos acadêmicos nesse processo. Esse é o principal o objetivo da palestra.        
Informamos que será oferecido um certificado de participação correspondente a 3 (três) horas atividades, mediante entrega de comprovante de presença que será disponibilizado no decorrer do evento.

terça-feira, 21 de maio de 2013

Site com vídeo-aulas com apostilas e material de apoio!

Video-aulas com apostilas e material de apoio, tudo gratuito!

Site foi especialmente desenvolvido para a disseminação de conhecimentos e treinamento na área de Escrita Científica. O site traz uma série de materiais, incluindo apostilas e vídeo-aulas, baseados em quase uma década de experiência do Prof. Dr. Valtencir Zucolotto, na criação e aplicação de cursos e minicursos em Escrita Científica. Os cursos abordam tópicos em Estrutura e Linguagem, de forma modular, e foram desenvolvidos especialmente para qualificar cientistas, pesquisadores e alunos de pós-graduação para o processamento e produção de Artigos Científicos de Alto Impacto.

O material + videoaula está disponível em:

http://escritacientifica.com/index.php?option=com_content&view=article&id=6&Itemid=113

As apostilas estão na página: www.escritacientifica.com , na aba minicursos
.

terça-feira, 14 de maio de 2013

Museu Campos Gerais participa da 11ª Semana Nacional de Museus

             O Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), comemorando o Dia Internacional dos Museus (18/05) lançou a 11ª Semana Nacional de Museus com o objetivo de aproximar museus e sociedade, num convite à reflexão, discussão e troca de experiências sobre um tema específico. Em 2013 o IBRAM propõe pensarmos os “Museus (memória + criatividade) = mudança social”. A partir dessa provocação o Museu Campos Gerais apresenta à comunidade a exposição O semblante da vida através das máscaras,que a partir do dia 13 de maio se encontra aberta.
            Historicamente, as máscaras foram criadas e utilizadas com os mais diversos fins, conforme a cultura e religiosidade do povo que as adotaram. Apresentam-se como elementos de afirmação étnica expondo características culturais específicas. Assim, existe uma considerável diversidade de formas, modelos, técnicas de confecção e aplicações. Em muitas civilizações desempenharam a função de instrumentos de rituais sagrados, de acesso ao imaginário, à história e à fantasia, sendo ferramentas de ilusão e dissimulação.
            De origem africana, as máscaras eram elaboradas artesanalmente e caracterizaram-se por feições distorcidas, maiores que os padrões normais. No Antigo Egito, as múmias prestes a serem enterradas eram mascaradas e enfeitadas com pedras preciosas. Os indígenas do território brasileiro usavam as máscaras em seus rituais, simbolizando animais, pássaros e insetos; os mais velhos usavam-nas em cerimônias de cura, para expulsar entidades negativas. Na Ásia, eram utilizadas tanto em ritos espirituais, quanto na realização de casamentos. De caráter simbólico, representariam à duplicidade da vida de cada ser, de um lado humana, de outro animal, como se verifica em determinadas tribos de esquimós. No Ocidente, os antigos gregos foram precursores no uso de máscaras, adotadas nas festas dionisíacas, em homenagem a Dionísio, Deus do vinho e em rituais de fertilidade.
            Como parte do acervo doado à instituição por Josué Correa Fernandes, apresenta-se nesta exposição um conjunto de 56 máscaras, sendo estas de diversas procedências, bem como de diferentes materiais e com distintas significações. Dentre as máscaras componentes da mostra foram selecionadas 20 exemplares para que os alunos da Associação dos Pais e Amigos do Deficiente Visual (APADEVI) possam visitá-la e apreciar as criações, inclusive com as descrições em braile.
            A exposição permanecerá até o dia 25 de julho nas dependências do Museu Campos Gerais, sito a rua Engenheiro Schamber, 686.
            Para atender a demanda do público que tenha interesse em visitar esta exposição o Museu coloca-se a disposição para o agendamento de monitorias por meio de telefone (42) 3220-3470 ou do e-mail museucamposgerais@uepg.br


segunda-feira, 6 de maio de 2013

Curso de Extensão - Gestão do Patrimônio Cultural


EDITAL PARA ELEIÇÃO DE REPRESENTAÇÃO DISCENTE

Prezados(as) acadêmicos(as):
 
O edital para eleição de representantes discentes junto aos departamentos, colegiados, colegiado setorial e outras instâncias já foi divulgado.
Motivem-se e se organizem para participar do processo!

ARQUEO TREKKING - Percorrendo trilhas como na pré-história!