quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Regulamento de Estágio

Prezados alunos, 

Segue abaixo link para acessar o Regulamento de Estágio do Curso de Bacharelado em Turismo.

http://pt.scribd.com/doc/127848391/Reg-Estagio-12

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

A INFLUÊNCIA DO MÜNCHENTOUR NA ATRAÇÃO DE TURISTAS PARA A MÜNCHEN FEST

TCC 2012

Autor: JULIANE LORENA BAIL
Orientadora: Profª Ms. Larissa Mongruel Martins

RESUMO

O turismo de eventos é um dos segmentos que mais tem crescido na atualidade. O Brasil arrecadou no último ano o equivalente a 3% do PIB brasileiro com esta atividade e se coloca entre os dez países que mais recebem eventos internacionais (EMBRATUR, 2010). Essa segmentação turística gera muitos benefícios para o local onde se desenvolve, entre eles, movimenta a economia local, estimula investimentos públicos e privados, gera emprego e renda, intercambio cultural e incentiva a preservação dos atrativos naturais e culturais. Dentro deste contexto, o objeto de estudo deste trabalho é um dos principais eventos que acontecem em Ponta Grossa, a München Fest – Festa Nacional do Chope Escuro. A festa que conta com vinte e duas edições realizadas, utiliza de uma série de meios de comunicação para informar e motivar as pessoas a participar. Um destes é o MünchenTour, que se trata de divulgações realizadas em diversas cidades, intensificadas no mês que antecede o evento, onde participam as majestades da festa, a banda alemã e alguns voluntários na distribuição de folhetos. O objetivo deste trabalho é identificar a percepção das pessoas quanto a essa divulgação, à festa e a intenção em participar. Para tanto foi utilizada uma pesquisa bibliográfica com levantamento de referencial teórico publicado sobre o tema e pesquisa de campo com os participantes da divulgação e do evento. Sendo assim, foi possível identificar que as pessoas acreditam que a divulgação influencia as pessoas, mas quanto à intenção em participar, nem todos responderam de forma positiva, o que mostra que a divulgação cumpre seu papel em informar as pessoas a respeito do evento, mas pode ser melhorada na questão da motivação.

ESTRUTURAÇÃO TEÓRICA DE COMO PODE SE COMPORTAR A CADEIA PRODUTIVA NA ATIVIDADE TURÍSTICA


TCC 2012

Autor: LUCIANA DETTMER ECKEL
Orientador: Prof. Dr. Luiz Fernando de Souza

RESUMO

A Cadeia Produtiva do Turismo surge como um dos principais elementos para se compreender e conhecer os atores envolvidos nesta atividade, bem como auxiliar nos dados estatísticos referentes a esta e possibilitar plano de ações e estratégias para proporcionar competitividade ao mercado. Além disso, a cadeia produtiva é utilizada como uma ferramenta para as Contas Satélites do Turismo para verificar dados sociais e econômicos e auxiliar no Sistema de Contas Nacionais, para que os países possam entender a importância da atividade. Este trabalho tem como objetivo buscar uma estruturação teórica da cadeia produtiva do turismo para conhecer os atores envolvidos na atividade turística que, de maneira direta ou indireta, geram divisas e empregos. Para esta análise, utilizou-se de referenciais bibliográficos específicos sobre o tema, documentos e arquivos eletrônicos. Apresentou-se a cadeia nos diversos segmentos turísticos para facilitar a compreensão dos papéis de cada empreendimento e suas respectivas importâncias na atividade, além de contextualizar o turismo como uma atividade econômica pertencente a um setor em crescente desenvolvimento. Para finalizar, exemplificou-se cada segmento relacionando a sua respectiva cadeia. Por esta pesquisa, observa-se que é necessário um aprofundamento do tema, para que possa haver um entendimento maior de que todos os atores estão envolvidos na atividade turística e que há uma interdependência entre eles e dessa forma buscar planejar o turismo de acordo com as características do destino e facilitar estudos posteriores sobre o tema.

Palavras-chave: Cadeia Produtiva. Turismo. Segmentos.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Inscrições Seleção Mestrado em Turismo - UFPR


Maiores informações na página www.humanas.ufpr.br/portal/ppgturismo 

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

CURSOS PRONATEC COPA NA EMPRESA

Cursos gratuitos para profissionais de turismo são oferecidos em nove cidades do Paraná

Foi assinado na última semana de janeiro o acordo de cooperação técnica entre a Secretaria de Estado do Turismo e o Ministério do Turismo para implantação do programa Pronatec Copa na Empresa. O acordo prevê a oferta de cursos gratuitos aos profissionais que trabalham no segmento visando à qualificação e aperfeiçoamento para a Copa do Mundo 2014.
As cidades beneficiadas no Estado são Curitiba, Antonina, Morretes, Guaraqueçaba, Paranaguá, Foz do Iguaçu,Ponta Grossa, Lapa e São José dos Pinhais.
O Programa tem 54 cursos e são ofertados pelo Senac, Senai e Instituto Federal do Paraná. A meta da Secretária de Estado de Turismo e do Ministério do Turista é qualificar mais de cinco mil profissionais no Paraná. Já foram disponibilizadas cerca de três mil vagas pelos ofertantes.
Inscrição - Para participar do PRONATEC COPA na EMPRESA, o empresário deverá procurar a equipe da Secretaria de Turismo do Paraná através do emailpronatec.pr@setu.pr.gov.br ou do telefone 41 3313.3552. É necessário informar razão social, CNPJ e nome do responsável pela empresa, além de escolher o curso de qualificação que deseja oferecer aos seus colaboradores, de acordo com a sua área de atuação.

Cursos oferecidos – Os cursos são divididos em oito eixos conforme a área de atuação. Segue relação:

1.    EIXO AMBIENTE E SAÚDE
-  Agente de limpeza urbana
-  Atendente de nutrição
-  Massagista

2.    EIXO DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL E SOCIAL
-  Contador de histórias
-  Espanhol aplicado a serviços turísticos – básico
-  Espanhol básico
-  Francês básico
-  Inglês aplicado a serviços turísticos – básico
-  Inglês básico
-  Inglês intermediário
-  Introdução à interpretação em língua brasileira de sinais 9libras css Português)
-  Língua Brasileira de sinais (libra) básico
-  Língua Brasileira de sinais (libra) avançado
-  Língua Brasileira de sinais (libra) intermediário
-  Recreador

3.    EIXO GESTÃO E NEGÓCIOS
-  Auxiliar administrativo
-  Auxiliar de faturamento
-  Auxiliar de pessoal
-  Auxiliar de recursos humanos
-  Mensageiro
-  Recepcionista

4.    EIXO TURISMO, HOSPITALIDADE E LAZER
-  Agente de informações turísticas
-  Atendente de lanchonete
-  Auxiliar de cozinha
-  Bartender
-  Camareira em meios de hospedagem
-  Cerimonialista e Mestre de cerimonias
-  Churrasqueiro
-  Condutor de turismo de agentura (somente quando o ofertante estiver habilitado nos procedimentos normatizados de segurança)
-  Copeiro
-  Cozinheiro industrial
-  Garçom básico
-  Governanta em meios de hospedagem
-  Mensageiro em meio de hospedagem
-  Monitor de recreação
-  Organizador de eventos
-  Pizzaiolo
-  Recepcionista de eventos
-  Recepcionista em meios de hospedagem
-  Salgadeiro
-  Sommelier
-  Sushiman

5.    EIXO INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
-  Instalador de rede de TV a cabo e via satélite
-  Instalador e reparador de linhas e sistemas de telefonia
-  Programador web
  
6.    EIXO PRODUÇÃO ALIMENTÍCIA
 -  Auxiliar de padaria e confeitaria
-  Confeiteiro
-  Masseiro
-  Padeiro
-  Padeiro e confeiteiro

7.    EIXO PRODUÇÃO CULTURAL E DESIGN
-  Agente cultural
-  Operador de áudio
-  Operador de câmera
  
8.    SEGURANÇA
-  Bombeiro civil

Mais informações no site www.pronateccopa.turismo.gov.br / www.setu.pr.gov.br.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Ensalamento 2013

Prezados acadêmicos,

No dia 18 de fevereiro as atividades do ano letivo de 2013 começarão.
Segue, abaixo, o ensalamento das turmas para o ano letivo:


SALAS TURISMO

BLOCO A

120A - 1º ano

118A - 2º ano

114A - 3º ano

16A - 4º ano