sexta-feira, 29 de junho de 2012

Admissão de Docente na área de Geografia - Universidade Estadual de Campinas


A UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS abre o Edital para Seleção Pública de admissão de um docente, no nível MS-3.1, em RDIDP, em caráter emergencial, na área de Geografia, nas disciplinas GF129 – Geografia Econômica e GF406 – Geografia Política, do Departamento de Geografia, do Instituto de Geociências, em substituição a docente que se encontra afastado no período de 01/05/2012 a 30/04/2013 para realização de Pós-Doutoramento.


DAS INSCRIÇÕES

As inscrições estão previstas para serem abertas:

* No período de 10/07/2012 a 23/07/2012 
* Feitas na Seção Administrativa do Instituto de Geociências, Sala 24, localizada na Cidade Universitária “Zeferino Vaz”, Distrito de Barão Geraldo, em Campinas
*  Das 9 às 12 e das 14 às 17h

Mediante protocolo ou via Correio com postagem até 23/07/2012 para o seguinte endereço: Seção Administrativa do Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas – Rua João Pandiá Calógeras nº 51, Cidade Universitária “Zeferino Vaz”, Caixa Postal 6152, CEP: 13.083-970, Campinas – SP, acompanhadas dos seguintes documentos:

  • Requerimento, contendo nome, idade, filiação, naturalidade, estado civil, domicílio e profissão, dirigido a Diretora do Instituto;
  •  Prova de que é portador do título de doutor de validade nacional. 
  • Documento de identificação pessoal que contenha foto, em cópia simples;
  • (Quatro) exemplares do Curriculum Lattes
  • (Três) publicações integrais, mais relevantes, a critério do candidato.
    Os interessados poderão enviar uma mensagem para o e-mail abaixo que serão comunicados quando da abertura da referida Seleção.


       - Para fins de inscrição, o candidato poderá apresentar apenas a ata da defesa de sua Tese de Doutorado, sendo que a comprovação do título de Doutor será exigida por ocasião da admissão;


* Salário: R$ 8.715,28


Outras informações: Seção Administrativa/IG – Alba/Mônica– fones: (19) 3521-5153 ou e-mail: rh@ige.unicamp.br

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Carteirinhas Estudantis

Pessoal, algumas informações:


1º e 2º ano - As carteirinhas serão entregues nos dias 18 a 22 de junho das 09hrs às 12 hrs e das 13h30 
às 21hrs na Sala do Conselho em frente ao Grande Auditório.


3º e 4º ano - As carteirinhas serão entregues nos dias 25 a 29 de junho das 09hrs às 12hrs e das 13hrs 30 às 21hrs na Sala do Conselho em frente ao Grande Auditório.

Abaixo vai a lista dos acadêmicos que devem entrar no acadêmico online e anexa a foto digitalizada para a confecção das carteirinhas no item Foto para Cartão Universitário:

- Andressa dos Passos
- Aquiles M. Júnior
- Cilmara D. Santos
- Cíntia Bruna Rolle
- Éder dos Santos
- Felipe M. Oliveira
- Hayssa Kattia Viana
- Kamilla Santos
- Lucas Inoue

quarta-feira, 6 de junho de 2012

50 cafés da manhã pelo mundo

Confira aqui ! 

terça-feira, 5 de junho de 2012

Lugares lindos pelo mundo !

Veja aqui ! 

Aulas continuam suspensas

A UEPG decidiu continuar com a suspensão das aulas, portanto só haverá aula dia 11 de junho !!

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Levantamento de Dados: Parque Infantil. Espaço de Lazer e Turismo


Autor: Tatiane Justen            
Orientador: Carlos Alberto Maio
Ano: 2011
Resumo: Os espaços urbanos públicos são alternativas para se praticar o lazer e o turismo de forma gratuita, para todas as classes e idades. A presente pesquisa tem como objetivo verificar se os pais das crianças que frequentam os parques acham esses espaços apropriados para os filhos, se a estrutura está em condições de uso e se os parques são atrativos às crianças. Para o seu desenvolvimento foi utilizado a pesquisa qualitativa com enfoque exploratório. O lócus da pesquisa foram três parques localizados na área central de Ponta Grossa. Para coleta dos dados foram aplicados questionários para os pais das crianças que frequentam os parques, num total de cento e trinta questionários. A pesquisa nos mostrou que os parques são frequentados, é importante para as crianças, a estrutura está em boas condições e que, para melhorar a atratividade seria necessário mais brinquedos e diversas cores.
Palavras-chave: Turismo, Lazer, Crianças, Parques Infantis.

Atenção Acadêmicos

As aulas na Universidade Estadual de Ponta Grossa estão suspensas hoje, (04/06/12) e amanhã (05/06/12)!

domingo, 3 de junho de 2012

Museu de Arqueologia de Ponta Grossa/PR: Estratégias de Divulgação


Autor: Tamires Dias Mendes do Carmo
Orientador: Márcia Maria Dropa
Ano: 2011
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo sobre o Museu de Arqueologia localizado no município de Ponta Grossa/PR. Inaugurado em 2001, o museu é pouco conhecido pela população e seu maior público é composto por escolas da cidade e região. Os museus são espaços onde estão guardadas memórias e com isto podemos obter conhecimento por meio de monitorias e outros, também são espaços que podem ser utilizados para fins educativo e turístico. Com o objetivo de ampliar as visitações deste espaço museológico foi realizado um estudo para desenvolver estratégias de marketing, para tal foi necessário aplicar uma pesquisa de demanda, pois assim é possível encontrar os meios mais eficazes para a divulgação do museu. A metodologia utilizada para a realização desta pesquisa, se configurou em descritiva, quantitativa e qualitativa. Os principais resultados alcançados foram: identificação da demanda potencial e a partir desta a elaboração das estratégias de divulgação viáveis, sendo estas a propaganda, folheteria, exposições e pronunciamento.
Palavras-chave: Turismo, Museu, Patrimônio, Marketing.

sábado, 2 de junho de 2012

Turismo em Áreas Naturais. Proposta: Guia Trilhas dos Campos Gerais


Autor: Taciana Priscila Pereira
Orientador: Luiz Fernando de Souza
Co-Orientador: Jasmine Cardozo Moreira
Ano: 2011
Resumo: Este trabalho tem por objetivo desenvolver um estudo sobre as atividades de Turismo em Áreas Naturais, abordando o Ecoturismo, Turismo de Aventura e Geoturismo, abordando principalmente atividades relacionadas à utilização de trilhas. Essa discussão dá-se devido à potencialidade da região dos Campos Gerais - Paraná para o desenvolvimento dessas segmentações. A partir deste estudo bibliográfico, analisando também um programa implantado no Estado de São Paulo(Trilhas de São Paulo: Conhecer para conservar), além de pesquisas desenvolvidas “in loco”, o presente trabalho apresenta uma proposta de criação de um guia contendo informações sobre as trilhas encontradas nas seguintes Unidades de Conservação: Parque Estadual de Vila Velha, Parque Estadual do Guartelá e Parque Nacional dos Campos Gerais, com o objetivo de divulgar e fomentar este tipo de Turismo na região.
Palavras chave – Turismo em Áreas Naturais, Campos Gerais, trilhas.

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Turismo e Ferrovia: Estudo de caso em Ponta Grossa – Paraná


Autor: Samuel Oldimar Laércio Vogetta da Silva
Orientador: Márcia Maria Dropa
Ano: 2011
Resumo: As estradas de ferro foram palco do desenvolvimento de cidades e comércio. Hoje, linhas férreas de mais de cem anos, ainda são utilizáveis como forma de deslocamento e como recurso do turismo, sendo uma alternativa aos transportes rodoviários e aéreos com fluxos cada vez maiores. A ferrovia é um patrimônio histórico rico em informações, elas trazem uma história ligada ao desenvolvimento da cidade de Ponta Grossa. Através delas, é possível conhecer um pouco do início dessa cidade, reconhecendo que a atividade ferroviária foi de grande importância para o desenvolvimento local, visto que serviam como meio de transportes de pessoas e de cargas, que abasteciam armazéns alimentando a população que aqui viviam. Com o decorrer do tempo as estações foram tombadas e seus prédios foram ocupados para outras finalidades. Ao levantar sua memória é possível despertar o interesse do turista pelos atrativos turísticos que a cidade possui e que não são explorados convenientemente. O objetivo deste trabalho foi fazer um levantamento histórico da ferrovia percebendo sua importância para o crescimento local. Assim sendo, foi montado um roteiro urbano que poderá servir de base para se explorar, de um modo diferente, as belezas que a cidade possui, trazendo novos olhares e consequentemente colaborando para o turismo local visto que os atrativos locais são diversos.
Palavras-chave: Ferrovia, Patrimônio, Turismo.